Proteção Civil sem os meios aéreos previstos para hoje
15 Maio, 2019 674 visualizações

Proteção Civil sem os meios aéreos previstos para hoje

image_pdfimage_print

A Proteção Civil não vai poder contar com o reforço de 20 helicópteros e aviões a partir desta quarta-feira, no dia em que aumenta o nível do risco de incêndios e de prontidão…

… do dispositivo de combate a fogos. Um dos concorrentes preteridos no concurso de meios aéreos, lançado pela Força Aérea Portuguesa (FAP) em março, interpôs um recurso judicial com efeitos suspensivos contra os vencedores no Tribunal Administrativo de Lisboa.

O Ministério da Defesa garantiu que a FAP contestou os “vários processos dentro dos prazos previstos” para que possa ter as aeronaves ao serviço “com a brevidade possível”. O Governo reconhece a situação e assegura que “tomará as medidas ao seu alcance para que haja meios suficientes e prontos para atuar”.

Em causa estão 12 hélis médios, quatro hélis ligeiros, dois aviões anfíbios e ainda outros dois aviões pesados. No total, com os 14 meios bianuais contratados em 2018 e ainda um meio próprio da FAP, a Proteção Civil teria de ter esta quarta-feira disponíveis 38 meios. Mas só terá 15. Além dos 20, os outros três em falta são os helicópteros B3 do Estado, que também estão no chão há um mês após outra providência cautelar.

Mesmo sem esta nova contenda judicial, o Governo não iria conseguir ter tais aeronaves a tempo e horas, já que deixou derrapar os prazos de adjudicação e os contratos ainda nem sequer foram assinados, revelam as empresas

jn.pt

Anterior Pároco de Arganil em recuperação após paragem cardíaca
Seguinte Comandante Operacional da protecção Civil  quer “baixas zero” em nova época de incêndios

Notícias Relacionadas

Informação

Maratona Clube Vila Chã participou no Campeonato Nacional de Estrada em Lisboa

No passado dia 11 de janeiro o Maratona Clube Vila Chã participou no Campeonato Nacional de Estrada, em Lisboa, que partiu do Estádio Nacional do Jamor, representado por oito atletas.

Informação

Ana Abrunhosa defendeu Coesão Territorial no Dia do Município de Oliveira do Hospital. Primeiro Ministro quer que seja Ministra da Coesão Territorial

Ana Maria Pereira Abrunhosa até agora presidente da Comissão de Coordenação de Desenvolvimento Regional do Centro viu ontem o seu nome ser proposto pelo ministro António Costa para Ministra da

Última Hora

Mário Patrão forçado a abandonar Dakar 2019 

Mário Patrão, piloto da KTM Factory Racing, que participava no Dakar 2019, caiu no início da etapa de ontem e foi forçado a abandonar a prova.

Informação

Oliveira do Hospital: 1,12 hectares de área ardida em 2018

Terminada a época de incêndios, é altura fazer o balanço. Este ano, no concelho de Oliveira do Hospital, a área total ardida registada é de 1,12 hectares.

Destaque

Inauguração de nova viatura marcou 73º aniversário dos Bombeiros de Lagares da Beira

A Associação Humanitária de Bombeiros Voluntários de Lagares da Beira (AHBVLB) comemorou, ontem, o seu 73º aniversário, que ficou marcado pela inauguração de uma nova viatura.

Destaque

Homem morre esfaqueado em Oliveira do Hospital

Um homem, de 47 anos, morreu esta madrugada, esfaqueado por um outro individuo da mesma idade. O crime aconteceu na Lajeosa, no concelho de Oliveira do Hospital.

Última Hora

Oliveira do Hospital pede alargamento de prazo para a limpeza dos terrenos (com vídeo)

A Assembleia Municipal de Oliveira do Hospital aprovou na sexta feira, dia 23, uma proposta a requerer ao governo o alargamento do prazo para a limpeza florestal, até ao dia

Vídeos

AEOH garante que “até ao dia 8 de maio todas as crianças do 1º ciclo terão computador” (com vídeo)

Artur Abreu, da direção do Agrupamento de Escolas de Oliveira do Hospital, adiantou hoje na Rádio Boa Nova que “até ao dia 8 de maio …

Informação

Oliveira do Hospital: Subiu para 14 o número de infetados por Covid-19

O concelho de Oliveira do Hospital regista, até ao dia de hoje, 14 casos positivos de Covid-19, mais um do que ditava o último balanço feito pelo presidente do Município

Informação

Abastecimento de água deve ficar normalizado até ao meio da semana em Oliveira do Hospital

O município de Oliveira do Hospital anunciou, hoje, que o abastecimento de água no concelho deverá ficar normalizado “até ao meio desta semana”, na altura em que…

Última Hora

FCOH conquista um ponto no primeiro jogo do campeonato frente ao B. Castelo Branco

O Futebol Clube de Oliveira do Hospital (FCOH) empatou, ontem, por uma bola, frente ao Benfica Castelo Branco, naquele que foi o primeiro jogo do Campeonato Nacional- Série C.

Informação

Coimbra: Incêndio provoca explosão em prédio

Um incêndio, seguido de explosão, num apartamento obrigou, esta terça-feira, à retirada de todos os residentes de um prédio de um bairro da cidade de Coimbra. Apesar do aparato, o