Proteção Civil realiza exercício nacional “A Terra Treme” no dia 5 de novembro
30 Outubro, 2018 1187 visualizações

Proteção Civil realiza exercício nacional “A Terra Treme” no dia 5 de novembro

image_pdfimage_print

A Autoridade Nacional de Proteção Civil realiza no próximo dia 5 de novembro, pelas 11h05, o exercício nacional de sensibilização para o risco sísmico “A Terra Treme”.

O exercício organizado todos os anos pela Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC), em parceria com a Direção-Geral da Educação (DGE) e a Direção-Geral dos Estabelecimentos Escolares (DGEstE), “visa capacitar os cidadãos a saberem como agir em caso de Sismo”

Em comunicado enviado à Rádio Boa Nova, a ANPC refere que a iniciativa visa capacitar os participantes sobre “saber o que fazer antes, durante e depois de um sismo, nomeadamente conhecer as medidas preventivas e os comportamentos de autoproteção a adotar”.

A ação desenrola-se durante um minuto, no decurso do qual todos os participantes, de forma individual ou coletiva – famílias, escolas, empresas, organizações públicas e privadas –, onde quer que estejam no dia 5 de novembro, às 11h05, devem executar os três gestos de autoproteção: Baixar, Proteger, Aguardar, considerados internacionalmente como a resposta mais adequada para nos protegermos no caso de um sismo.

Segundo a ANPC, este ano, o exercício coincide com o Dia Internacional de Sensibilização para o Risco de Tsunamis, fenómeno muito associado aos sismos e cujo impacto sobre as zonas ribeirinhas pode ser enorme.

“O sucesso da iniciativa “A TERRA TREME” depende do grau de sensibilização de cada um de nós para este tema, nomeadamente do nosso envolvimento e participação ativa no Exercício. É importante, pois, promover amplamente o Exercício entre todos”, refere a Proteção Civil em comunicado, lembrando que “Todos Somos Proteção Civil”.

Anterior Incêndios: Cáritas conclui entrega de tratores em Oliveira do Hospital
Seguinte Sinistralidade: dez detenções, 820 infrações e 53 acidentes no distrito de Coimbra

Notícias Relacionadas

Informação

Homem morreu afogado numa represa em Castelo Branco

Um homem com cerca de 60 anos morreu hoje afogado numa represa, em Alcains, no concelho de Castelo Branco, disse à agência Lusa fonte do Comando Distrital de Operações de

Região

Cadáver de homem inglês estava enterrado em quinta na Guarda

Um homem, de idade ainda desconhecida, de nacionalidade inglesa, foi esta quinta-feira à tarde encontrado na quinta de São Lourenço, no distrito da Guarda, noticia o Jornal de Notícias.

Última Hora

Cristina Costa, investigadora na área da micologia, é convidada do Espaço BLC3- Ciência no Interior

Em mais um Espaço BLC3 – Ciência no Interior, a conversa hoje acontece com a jovem Cristina Costa, investigadora no ramo da micologia.

Vídeos

Tiago Cerveira apresenta “Factos dos Fatos” num filme de homenagem às costureiras e em que a mãe é a protagonista

O jovem oliveirense Tiago Cerveira acaba de surpreender com a produção de mais um filme documentário. Habituado a homenagear o “Meio e a Gente” no âmbito do projeto com aquele

Informação

Detido jovem que tentou matar mulher de 61 anos com uma foice

A Polícia Judiciária deteve um jovem de 22 anos suspeito dos crimes de homicídio tentado e roubo em Moimenta da Beira, no distrito de Viseu, ocorridos na última terça-feira.

Última Hora

 Câmara de Seia distingue Fundação Vodafone no Dia do Município

A Câmara de Seia vai proceder, no dia 3 de julho, à entrega da Campânula Municipal de Mérito e Dedicação à Fundação Vodafone Portugal, …

Última Hora

Comissão Independente com mandato para investigar fogos de outubro

A Assembleia da República aprovou hoje, só com a abstenção do PAN, uma resolução para que a Comissão Técnica Independente (CTI) constituída…

Desporto

 “Colcurinho Sky Race” adiada para 24 de outubro de 2021

O Município de Oliveira do Hospital, entidade organizadora do COLCURINHO SKY RACE 2020, prova da Taça de Portugal – Sky e Circuito Distrital de Trail Running – Coimbra, com a

Informação

Dezoito concelhos em risco máximo de incêndio. Calor coloca 14 distritos sob aviso amarelo no fim-de-semana

Dezoito concelhos dos distritos de Bragança, Guarda, Castelo Branco, Santarém e Portalegre estão hoje em risco máximo de incêndio, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

Informação

AHRESP promove ação de qualificação para proprietários de Alojamento Local

A Associação da Hotelaria, Restauração e Similares de Portugal (AHRESP) vai realizar, na próxima terça-feira, dia 2 de maio, em Aveiro, uma Ação de Qualificação dirigida aos proprietários de estabelecimentos de Alojamento Local.

Sociedade

Rádio Boa Nova e Município de Oliveira do Hospital apostam em programas de Educação Ambiental

A Rádio Boa Nova, numa parceria com o Município de Oliveira do Hospital, deu hoje início a um conjunto de programas de educação ambiental…

Sociedade

Correios de Portugal doam veículos a Bombeiros Voluntários de Oliveira do Hospital

Os Correios de Portugal (CTT) doaram dois veículos às corporações de bombeiros de Castelo Branco e de Oliveira do Hospital, como forma de apoio ao combate aos incêndios.