Proteção Civil realiza exercício nacional “A Terra Treme” no dia 5 de novembro
30 Outubro, 2018 1173 visualizações

Proteção Civil realiza exercício nacional “A Terra Treme” no dia 5 de novembro

image_pdfimage_print

A Autoridade Nacional de Proteção Civil realiza no próximo dia 5 de novembro, pelas 11h05, o exercício nacional de sensibilização para o risco sísmico “A Terra Treme”.

O exercício organizado todos os anos pela Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC), em parceria com a Direção-Geral da Educação (DGE) e a Direção-Geral dos Estabelecimentos Escolares (DGEstE), “visa capacitar os cidadãos a saberem como agir em caso de Sismo”

Em comunicado enviado à Rádio Boa Nova, a ANPC refere que a iniciativa visa capacitar os participantes sobre “saber o que fazer antes, durante e depois de um sismo, nomeadamente conhecer as medidas preventivas e os comportamentos de autoproteção a adotar”.

A ação desenrola-se durante um minuto, no decurso do qual todos os participantes, de forma individual ou coletiva – famílias, escolas, empresas, organizações públicas e privadas –, onde quer que estejam no dia 5 de novembro, às 11h05, devem executar os três gestos de autoproteção: Baixar, Proteger, Aguardar, considerados internacionalmente como a resposta mais adequada para nos protegermos no caso de um sismo.

Segundo a ANPC, este ano, o exercício coincide com o Dia Internacional de Sensibilização para o Risco de Tsunamis, fenómeno muito associado aos sismos e cujo impacto sobre as zonas ribeirinhas pode ser enorme.

“O sucesso da iniciativa “A TERRA TREME” depende do grau de sensibilização de cada um de nós para este tema, nomeadamente do nosso envolvimento e participação ativa no Exercício. É importante, pois, promover amplamente o Exercício entre todos”, refere a Proteção Civil em comunicado, lembrando que “Todos Somos Proteção Civil”.

Anterior Incêndios: Cáritas conclui entrega de tratores em Oliveira do Hospital
Seguinte Sinistralidade: dez detenções, 820 infrações e 53 acidentes no distrito de Coimbra

Notícias Relacionadas

Última Hora

Alexandrino satisfeito com nomeação de João Ataíde para secretário de Estado do Ambiente: “Vamos ter um homem da nossa confiança”

Esta manhã, José Carlos Alexandrino, já substitui João Ataíde na representação da Comunidade Intermunicipal (CIM) da Região de Coimbra …

Última Hora

Região: Fogo em Alvaiázere que mobilizou oito meios aéreos está em fase de resolução

Cerca de três horas depois do alerta, o incêndio que deflagrou ao início da tarde em Alvaiázere, no distrito de Leiria, e que obrigou ao corte da A13, …

Última Hora

“Água Hotels” vai explorar “Hotel Nelas Parq” nos próximos 10 anos

O Hotel Nelas ParQ vai ser explorado pelo Grupo Internacional de hotéis, “Água Hotels”, nos próximos 10 anos, com início neste mês de julho..

Informação

Jovem de 15 anos sentiu-se mal junto às piscinas de Oliveira do Hospital

Uma jovem de 15 anos desmaiou, esta manhã, cerca das 9h20, junto ao complexo das piscinas municipais de Oliveira do Hospital. A jovem recuperou, mais tarde, …

Informação

Conheça o calendário desportivo deste fim-de-semana

Disputa-se, este domingo, 17 de fevereiro, a 22ª jornada da Série C do Campeonato Nacional.

Última Hora

Escolas da Região de Coimbra recebem ações de cidadania digital 

No âmbito do projeto Realiza.te, a Comunidade Intermunicipal (CIM) da Região de Coimbra, em parceria com o Centro CCTIC Softciências, irá promover ações de sensibilização de cidadania digital para alunos

Última Hora

Coimbra: Família desalojada após incêndio numa habitação

Um casal e um bebé ficaram desalojados em Coimbra na sequência de um incêndio que deixou a sua casa sem condições de ser habitada.

Última Hora

Vereador do PSD alerta para autocarro escolar em ‘fim de vida’

João Brito, vereador do PSD, alertou o presidente da Câmara de Oliveira do Hospital para a utilização de um transporte escolar em alegada situação irregular, por ter ultrapassado o período

Última Hora

ESTGOH suspende aulas para “prevenir que a escola seja um veículo de transmissão porque há alunos de muitas áreas do país”

A Escola Superior Tecnologia e Gestão de Oliveira do Hospital (ESTGOH) decidiu suspender as aulas, pelo período de duas semanas, como medida de contenção preventiva face ao Covid-19.

Sociedade

Mau tempo coloca Coimbra entre os distritos com aviso amarelo

Os distritos de Coimbra, Viseu, Guarda, Castelo Branco e os grupos ocidental (São Miguel e Santa Maria) e central (Graciosa, Terceira, S. Jorge, Faial e Pico) dos Açores estão, hoje,…

Informação

“Um livro é um ótimo companheiro da nossa vida” (com vídeo)

É já no próximo domingo, dia 26 de maio, que inicia mais uma edição da Feira do Livro de Oliveira do Hospital, que decorre até 29 de maio, no Largo

Última Hora

70 acidentes e 759 infrações na última semana no distrito de Coimbra

Na semana de 12 a 18 de fevereiro, o Comando Territorial de Coimbra da GNR registou a ocorrência de 70 acidentes nas estradas do distrito, dos quais resultaram dois mortos,