Proteção Civil promove campanha de sensibilização para medidas de autoproteção em caso de incêndios rurais
4 Julho, 2019 736 visualizações

Proteção Civil promove campanha de sensibilização para medidas de autoproteção em caso de incêndios rurais

image_pdfimage_print

No âmbito da campanha global sobre incêndios rurais “Portugal Chama”, a Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) promove entre 3 de julho a 2 agosto, a campanha de sensibilização sobre medidas de autoproteção previstas nos programas “Aldeia Segura” e “Pessoas Seguras”.

Em comunicado enviado à Rádio Boa Nova, a ANEPC adianta que a iniciativa tem como objetivo incentivar a consciência coletiva de que a proteção é uma responsabilidade de todos, sensibilizar para a necessidade de implementação de estratégias de proteção dos aglomerados populacionais e informar as populações sobre os comportamentos a adotar em caso de ocorrência de incêndios rurais.

A Campanha materializa-se em 13 spots para televisão e um para rádio e Web, com diferentes mensagens de sensibilização que visam prevenir e mitigar os efeitos dos incêndios rurais.

Os programas “Aldeia Segura” e “Pessoas Seguras”, promovidos pela Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC), enquadram-se na prossecução da Resolução do Conselho de Ministros nº 157-A/2017, de 27 de outubro, a qual estabeleceu um conjunto de medidas que o Governo resolveu adotar no sentido de introduzir “uma reforma sistémica na prevenção e combate aos incêndios rurais, estendendo-se a outras áreas da proteção e socorro”.

A execução dos programas “Aldeias Seguras” e “Pessoas Seguras” resulta de um protocolo assinado entre a Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC), a Associação Nacional de Municípios Portugueses (ANMP) e a Associação Nacional de Freguesias (ANAFRE).

Os programas “Aldeia Segura” e “Pessoas Seguras” estão já implementados em 1909 aldeias, tendo sido designados 1507 Oficiais de Segurança Local e identificados 1466 locais de abrigo/refúgio. O Oficial de Segurança Local tem como missão transmitir avisos à população, organizar a evacuação do aglomerado em caso de necessidade e fazer ações de sensibilização junto da população.

Esta conjugação de esforços entre o Poder Central e o Poder Local pretende incentivar a participação das populações e reforçar a consciência coletiva de que a proteção e a segurança são responsabilidades de todos; apoiar o poder local de forma a promover maior segurança; contribuir para a salvaguarda de pessoas e bens; implementar estratégias de proteção de aglomerados populacionais face aos incêndios rurais; criar dinâmicas e hábitos com base no conceito de autoproteção; familiarizar as populações sobre as condutas a adotar em caso de necessidade de evacuação ou confinamento, treinando-as para esse efeito e sensibilizar para a adoção de práticas e comportamentos que minimizem o risco de incêndio rural e aumentem a segurança das comunidades.

Anterior Seia: Inscrições abertas para Voluntariado Jovem para a Natureza e Florestas
Seguinte Dez concelhos de Viseu, Guarda e Bragança em risco máximo de incêndio

Notícias Relacionadas

Programas

“A Escola e o Meio” está de volta na Rádio Boa Nova

Este sábado, dia 16 de novembro, entre as 19h00 e as 20h00, é emitido o 1.º e programa “A Escola e o Meio” deste ano letivo, uma produção do Clube

Última Hora

Oliveira do Hospital: 5 casos positivos de Covid-19. Três pessoas em vigilância ativa e 45 em vigilância passiva (com vídeo)

O concelho de Oliveira do Hospital já conta com cinco casos positivos de Covid-19. Três pessoas estão em vigilância ativa e 45 em vigilância passiva.

Informação

Maratona Clube Vila Chã participou no Campeonato Nacional de Estrada

No passado dia 12 de janeiro, o Maratona Clube Vila Chã esteve presente no Campeonato Nacional de Estrada, em Lisboa, que se realizou no Estádio Nacional do Jamor.

Desporto

Nogueirense joga em Águeda na 5ª jornada do Campeonato de Portugal e FCOH vai a Poiares para o Distrital.

A Associação Desportiva Nogueirense, de Nogueira do Cravo, desloca-se  no próximo domingo, dia 2 de outubro, a Águeda em jogo da 5ª jornada. O Tourizense desloca-se ao reduto do Pampilhosa.

Última Hora

Conheça o calendário desportivo de fim-de-semana

O Futebol Clube de Oliveira do Hospital (FCOH) e a Associação Desportiva Nogueirense estão de regresso à competição, depois do Campeonato Nacional ter estado interrompido para se realizaram jogos a contar

Cultura

Russell Watson dá concerto gratuito no Mosteiro da Batalha

É no próximo dia 21 de junho, pelas 21h30, que o cantor britânico Russell Watson inaugura o Ciclo de Programação Cultural da Rede Património…

Sociedade

ADIBER com novos apoios para as explorações agrícolas

Dando sequência ao processo de implementação da Estratégia de Desenvolvimento Local para a região da Beira Serra – Arganil, Góis, Oliveira do Hospital e Tábua -, …

Informação

Região: Homem reincidente em violência doméstica ficou em prisão preventiva

Um homem de 33 anos detido pela GNR na terça-feira, no concelho da Guarda, por violência doméstica, ficou em prisão preventiva.

Região

Cáritas Coimbra promove 9ª Campanha de Prevenção de Maus Tratos a Crianças e Jovens

A Cáritas Diocesana de Coimbra promove, uma vez mais, o Laço Azul – Campanha de Prevenção de Maus Tratos a Crianças e Jovens durante o mês de abril.

Sociedade

Cerveja “Rapada” conquista Ouro e Prata em Concurso Nacional

A cerveja “Rapada”, criada em 2014 no concelho de Oliveira do Hospital, foi premiada no Concurso Nacional de Sidras e Cervejas Artesanais Portuguesas, com duas medalhas, uma de Prata (a cerveja Hoppy

Informação

Seia: Feira do Queijo Serra da Estrela com inscrições abertas

A Câmara Municipal de Seia realiza, na altura do Carnaval, mais uma edição da Feira do Queijo. A 42ª Feira do Queijo decorre, como vem sendo habitual, ao longo de

Sociedade

17ª Feira do Porco e do Enchido de Meruge vai ser apresentada em Coimbra

A 17ª edição da Feira do Porco e do Enchido de que se realiza no próximo domingo, dia 10 em Meruge, vai ser amanhã apresentada…