Proteção Civil emite aviso à população pelo perigo de incêndio rural
20 Julho, 2018 1131 visualizações

Proteção Civil emite aviso à população pelo perigo de incêndio rural

image_pdfimage_print

No seguimento do contacto com o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), o Comando Nacional de Operações de Socorro (CNOS) da Autoridade Nacional de Proteção Civil alerta para o perigo de incêndio rural em vários distritos, nomeadamente no de Faro.

Em comunicado enviado à Rádio Boa Nova, a Proteção Civil refere que, tendo em conta as previsões do IPMA para esta sexta-feira, que apontam para “tempo quente e vento moderado” estão reunidas “condições favoráveis à eventual ocorrência e propagação de incêndios rurais”.

Por esse motivo, o Comando Nacional de Operações de Socorro (CNOS) da Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) deixa um aviso à população, nomeadamente dos distritos de Faro, Castelo Branco, Portalegre, Santarém e Beja.

Segundo as previsões do IPMA que apontam para “vento do quadrante Oeste, que vai soprar moderado a forte (até 40 Km/h), com rajadas que podem atingir 60 Km/h na faixa costeira ocidental e terras altas (em especial serras da Lousã, S. Mamede e Monchique, durante a tarde e início da noite)  e temporariamente de sudoeste na costa sul do Algarve”, bem como a previsão de temperaturas a rondar os 30/35ºC no Interior, e entre 24 e 26ºC no Litoral, “prevendo-se uma ligeira subida em especial no sábado e na segunda-feira (21 e 23 julho) “, e uma “humidade Relativa do Ar (HRA)  entre 20 e 30% nas regiões do Interior e do Algarve, com franca recuperação noturna na generalidade do território”, devem as populações evitar certas ações e comportamentos de risco.

A ANPC explica ainda que “estas condições configuram índices de risco de incêndio muito elevado a máximo”, nomeadamente “no distrito de Faro e em alguns concelhos dos distritos de Castelo Branco, Portalegre, Santarém e Beja, com previsão de agravamento na segunda-feira (23 julho) no Interior Norte e Centro (em especial na região de Trás-os-Montes e nos distritos da Guarda e Castelo Branco) “.

Anterior Suspeito de matar jovem de Santa Comba Dão em prisão preventiva
Seguinte ExpOH vai contar com sessão de Informação sobre Medidas de Emprego e Formação

Notícias Relacionadas

Última Hora

“S. João Paulo II esteve a ajudar-nos” (com vídeo)

Oliveira do Hospital prepara-se para mais uma celebração do Dia da Unidade Pastoral e do padroeiro que consagrou em 22 de maio de 2016, S. João Paulo II.

Região

PJ deteve homem suspeito de sequestrar e violar adolescente em Oliveira do Bairro

A Polícia Judiciária (PJ) deteve um homem, empregado de armazém, com 45 anos de idade, suspeito de ter violado um adolescente, com 15 anos,…

Última Hora

Ministério Público arquivou inquérito sobre reconstrução da “Casa do Cantoneiro” na Felgueira Velha (com vídeo)

O presidente do Município de Oliveira do Hospital, José Carlos Alexandrino, informou esta tarde sobre o arquivamento…

Última Hora

Oliveira do Hospital promove Concerto do 25 de Abril – Celebração da Liberdade

O Município de Oliveira do Hospital protagoniza, no dia 22 de abril, a partir das 21h30 na Casa da Cultura, o Concerto do 25 de Abril – Celebração da liberdade.

Região

Aveiro: GNR apreende 870 quilos de pescado fresco por “fuga à lota”

A Guarda Nacional Republicana (GNR) de Aveiro apreendeu na passada segunda-feira, dia 24 de fevereiro, 870 quilos de pescado fresco de três espécies diferentes por “fuga à lota”.

Região

Câmara de Seia comparticipa aquisição de medicamentos a idosos e pensionistas

A Câmara Municipal abriu um novo período de candidaturas destinado a apoiar idosos e pensionistas por invalidez na compra de medicamentos, no âmbito do Programa Municipal de Comparticipação em Despesas

Desporto

Acidente a caminho do Rally de Portugal, faz um morto e três feridos ligeiros em Miranda do Corvo

Acidente em Miranda do Corvo causa um morto e três feridos ligeiros. Segundo fonte dos bombeiros locais, as vitimas são jovens que vieram da Madeira para assistir ao Rally de

Informação

Município de Arganil apoia a reconstrução de casas de segunda habitação afetadas pelos incêndios

Na sequência da reconstrução das habitações permanentes afetadas pelo incêndio de 15 de outubro de 2017, entende a Câmara Municipal de Arganil dirigir, agora, o seu empenho e esforços para

Vídeos

Feira do Livro abriu hoje as suas portas em Oliveira do Hospital (com vídeo)

A Feira do Livro de Oliveira do Hospital foi inaugurada, ao início da tarde deste domingo, pelo presidente do Município. O certame que decorre até dia 29 de maio,…

Última Hora

Aveiro: PJ capturou indivíduo com mandado de detenção

O Departamento de Investigação Criminal de Aveiro procedeu à captura, na tarde de ontem, de um indivíduo com mandado de detenção pendente para o cumprimento de pena de prisão efetiva…

Nacional

Operação Natal e Ano Novo da GNR: Dez mortos em quase três mil acidentes

A Guarda Nacional Republicana (GNR) contabilizou desde o dia 20 de dezembro e até ao final do dia de quarta-feira 2.950 acidentes rodoviários, que causaram 10 vítimas mortais e 50

Informação

5º circuito Municipal de Escolas de Natação em Arganil

Amanhã, dia 9 de fevereiro, pelas 15 horas, a Piscina Municipal de Arganil vai ser palco da 5ª concentração do Circuito Municipal de Escolas de Natação.