Proteção Civil emite aviso à população devido a precipitação e agitação marítima
28 Novembro, 2018 859 visualizações

Proteção Civil emite aviso à população devido a precipitação e agitação marítima

image_pdfimage_print

Num aviso à população, a Proteção Civil refere que o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) prevê, para as próximas 48 horas, um agravamento das condições meteorológicas, com precipitação persistente e por vezes forte, trovoadas e agitação marítima na costa ocidental.

Em comunicado enviado à Rádio Boa Nova, a ANPC adianta que, na quinta-feira, prevê-se períodos de chuva persistente e por vezes forte, passando a aguaceiros fracos a partir do início da tarde nas regiões Norte e Centro e estendendo-se gradualmente à região Sul.

Para sexta-feira, a Proteção Civil refere que estão previstos aguaceiros fracos até ao início da tarde no litoral a norte do Cabo Carvoeiro, em especial no Minho.

A Proteção Civil refere também que, a partir do final da tarde de hoje e até ao meio da tarde de quinta-feira, haverá ondas de oeste e noroeste com quatro a cinco metros, na Costa Ocidental.

Face a estas previsões meteorológicas, a ANPC alerta para a possibilidade de piso rodoviário escorregadio e eventual formação de lençóis de água e gelo e cheias rápidas em meio urbano por acumulação de águas pluviais ou insuficiências dos sistemas de drenagem,

De acordo com a Proteção Civil, podem ainda ocorrer inundações por transbordo de linhas de água nas zonas historicamente mais vulneráveis, inundações de estruturas urbanas subterrâneas com deficiências de drenagem, danos em estruturas montadas ou suspensas e dificuldades de drenagem em sistemas urbanos, além de queda de ramos ou árvores e possíveis acidentes na orla costeira.

Como medidas preventivas e de autoproteção, a ANPC aconselha a população para garantir a desobstrução dos sistemas de escoamento das águas pluviais e retirada de inertes e outros objetos que possam ser arrastados ou criem obstáculos ao livre escoamento das águas, adoção de uma condução defensiva e para que não atravessem zonas inundadas.

Garantir uma adequada fixação de estruturas soltas, nomeadamente, andaimes, placards e outras estruturas suspensas, ter especial cuidado na circulação e permanência junto de áreas arborizadas e na circulação junto da orla costeira e zonas ribeirinhas são outros conselhos da ANPC.

Anterior Coimbra: Três homens detidos por posse de estupefacientes
Seguinte S. Gião: Observação noturna de estrelas “Moutain Sky View” no próximo sábado

Notícias Relacionadas

Destaque

Empresário oliveirense é uma das vítimas mortais do acidente na A1

Rui Nunes Figueiredo, de 42 anos, empresário natural de Santo António do Alva, no concelho de Oliveira do Hospital, foi uma das vítimas mortais do acidente que ocorreu, na tarde

Sociedade

Educação Ambiental: A qualidade da Água

A qualidade da água é tema em destaque no conjunto de programas de Educação Ambiental promovido pelo Município de Oliveira do Hospital e a Rádio Boa Nova.

Região

Homem apanhado com droga já era procurado por furto e dano

Um homem de 52 anos foi detido em flagrante delito quando transportava droga que tinha adquirido em Espanha. O Comando Territorial da GNR da Guarda, …

Informação

Incêndios: Ministro do Planeamento e das Infraestruturas afirma que maioria das casas destruídas já foram reconstruídas

O ministro do Planeamento e das Infraestruturas, Pedro Marques, garantiu esta quarta-feira (2 de janeiro) em Vouzela que grande parte das casas destruídas nos incêndios de outubro de 2017 estão

Destaque

“Cada vez se pratica mais e melhor desporto em Oliveira do Hospital”

A prática desportiva ganha cada vez mais adeptos em Oliveira do Hospital. Prova disso foi o sucesso de mais um mOHve-te no Verão que, nas últimas sete semanas, …

Informação

Cáritas de Coimbra entrega bens à população afetada pelos incêndios

Nos dias 03 e 04 de julho a Cáritas de Coimbra vai promover uma “Entrega de Bens” à população afetada pelos incêndios, ocorridos nos concelhos de Pedrogão Grande, Castanheira de

Programas

“A Escola e o Meio”na Rádio Boa Nova

Este sábado, dia 23 de março, entre as 19h00 e as 20h00, é emitido o 20.º programa “A Escola e o Meio”, uma produção do Clube de Rádio do AEOH.

Informação

GNR identificou homem por maus tratos a animais em Lamego

O Núcleo de Proteção Ambiental de Lamego identificou, no passado dia 2 de abril, um homem de 56 anos, pela prática do crime de maus tratos a animais, no concelho

Sociedade

Jovem de 18 anos detido por fogo posto em Oliveira de Frades

Um jovem de 18 anos foi detido por suspeitas de ter ateado um fogo, em Oliveira de Frades, Viseu.

Região

Arganil: Jovem condenado a 18 anos de prisão por matar namorada

O Tribunal de Coimbra condenou hoje a 18 anos de prisão o jovem de Arganil acusado de empurrar a namorada, de 20 anos, …

Região

Tudo preparado para o início do Rally de Portugal, edição 2019

Pilotos na expectativa sobre os novos troços do Rally de Portugal,  Lousã, Góis e Arganil poderão fazer mesmo a diferença. O excesso de pó, a dureza dos pisos devido ao

Destaque

“São Silvestre” à espera de mobilizar perto de meio milhar de participantes em Oliveira do Hospital (com vídeo)

É já no próximo sábado que acontece a Caminhada/ Corrida São Silvestre, a partir das 16 horas no Largo Ribeiro Amaral, na cidade de Oliveira do Hospital.