Proteção Civil de Góis empenhada no combate à vespa asiática
13 Novembro, 2018 1078 visualizações

Proteção Civil de Góis empenhada no combate à vespa asiática

image_pdfimage_print

O Serviço Municipal de Proteção Civil de Góis tem-se empenhado no combate à disseminação da vespa velutina nigrithorax, vulgarmente conhecida por vespa asiática, cumprindo liminarmente com o estipulado no Plano de Ação para a Vigilância e Controlo da Vespa Velutina.

Este inseto é uma espécie não-indígena, predadora da abelha europeia (Apis mellifera), revelando-se um enorme problema para a apicultura nacional, sendo também considerado um problema de saúde pública, dada a proximidade de muitos ninhos com os aglomerados populacionais.

Existe um plano desenvolvido pela Direcção-Geral de Alimentação e Veterinária (DGAV) e pelo Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF) para a vigilância e controlo desta espécie invasora. Este plano pode ser consultado no site do ICNF (http://www2.icnf.pt/portal/pn/biodiversidade/patrinatur/especies/n-indig/vespa-asiatica-vespa-velutina/plano-de-acao).

Desta forma, o Município solicita que, caso se depare com um ninho de Vespa Velutina, ou se suspeitar que se trata de um, comunique de imediato qualquer deteção ou suspeita da espécie através da plataforma SOS VESPA, onde qualquer cidadão pode referenciar o avistamento de vespa ou a localização de ninhos. Estas informações serão à posteriori verificadas e validadas por um técnico da proteção civil.

Para aqueles que não dispõem de acesso à plataforma, devem reportar a situação presencialmente, via telefone (235770110), por correio eletrónico para a Câmara Municipal de Góis (gtf@cm-gois.com), na junta de freguesia ou utilizar a linha SOS AMBIENTE (808 200 520).

Os Serviços Municipais de Proteção Civil de Góis, no presente ano, intervencionaram, até ao momento, mais de uma centena de ninhos, sendo que as freguesias de Vila Nova do Ceira e de Alvares são as que registam o maior número de ocorrências.

A Câmara Municipal de Góis continua a dispensar a maior atenção a este problema, estando, neste momento, a estudar formas de intensificar o combate e a prevenção do aparecimento de novos ninhos.

Anterior Viseu: GNR ministra Curso de Investigação às Causas dos Incêndios Florestais
Seguinte Sinistralidade: sete detenções, 660 infrações e 60 acidentes no distrito de Coimbra

Notícias Relacionadas

Informação

Compra de eucaliptos passa a exigir autorização. Coimas pela plantação ilegal chegam até 44 mil euros

A compra de plantas de eucalipto vai passar a exigir uma autorização prévia e os proprietários de plantações ilegais vão ser multados com coimas entre os 3 700 euros e

Última Hora

Homem morre atropelado por comboio em Montemor-o-Velho

Um homem morreu, esta tarde, atropelado por um comboio junto ao apeadeiro de Formoselha, em Montemor-o-Velho, distrito de Coimbra.

Informação

Escritor José Fanha participa na final do concurso interescolar SER em Seia

José Fanha, autor da obra literária “Diário de Um Menino Já Crescido”, livro que tem sido objeto de análise na edição deste ano do concurso literário-cultural “S.E.R.” (Saber, Exprimir, Responder),

Última Hora

Isabel Damasceno é a nova presidente da CCDR do Centro

Isabel Damasceno, ex-presidente da Câmara de Leiria, é a nova presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro (CCDRC), exercendo o cargo em regime de substituição.

Destaque

Dois anos e dois meses de prisão com pena suspensa para ex funcionária da Conservatória de Oliveira do Hospital

O Tribunal de Oliveira do Hospital aplicou, hoje, a pena suspensa de dois anos e dois meses de prisão a Fernanda Duarte, de 52 anos, acusada dos crimes de peculato,

Informação

Crianças da FAAD desenvolvem projeto “Missão 4R’s” em defesa do ambiente

O Infantário da Fundação Aurélio Amaro Diniz (FAAD) vai desenvolver, ao longo dos próximos dois anos, o projeto curricular Missão 4R’s, com o objetivo de consciencializar relativamente à preservação do

Região

Góis avança com reparação da rede viária

No concelho de Góis,  vão ter início os trabalhos de reparação de estradas municipais nas freguesias de Góis, …

Região

18 detenções, 1016 infrações e 73 acidentes no distrito de Coimbra

O Comando Territorial de Coimbra procedeu, de 20 a 26 de março, a várias operações, no distrito de Coimbra, como a prevenção e o combate à criminalidade violenta e a

Sociedade

Mais de mil fogos com origem em queimadas e três mortos neste ano

A Guarda Nacional Republicana investigou, este ano, 1.067 incêndios florestais com origem em queimas e queimadas, que provocaram três vítimas mortais.

Informação

Folhadosa Fishing Team é líder no Campeonato Regional de Clubes de Pesca Desportiva

O Folhadosa Fishing Team ascendeu, no passado fim-de-semana, ao primeiro lugar da tabela classificativa no Campeonato Regional de Clubes de Pesca Desportiva, totalizando agora 27 pontos.

Informação

Governo reconhece fogos como “catástrofe natural”

O Governo reconheceu como “catástrofe natural” os prejuízos causados pelos incêndios nas regiões norte e centro do país em julho e agosto passado,…

Informação

Leiria: Homem morre soterrado em vala

Um homem morreu, esta manhã, na zona de Barreira, em Leiria, soterrado numa vala.