Proteção Civil apresenta dispositivo de proteção e socorro na Serra da Estrela
27 Janeiro, 2020 1038 visualizações

Proteção Civil apresenta dispositivo de proteção e socorro na Serra da Estrela

image_pdfimage_print

A Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil realiza amanhã, dia 28 de janeiro, pelas 14h00, na Torre (Serra da Estrela)…

…a apresentação pública do dispositivo conjunto de proteção e socorro na Serra da Estrela.

Segundo comunicado enviado à Rádio Boa Nova participam na cerimónia o Presidente da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil, Tenente-General Carlos Mourato Nunes, o Comandante Nacional de Emergência e Proteção Civil, Brigadeiro-General Duarte da Costa, do CODIS da Guarda, António Fonseca, do CODIS de Castelo Branco, Francisco Peraboa, e inúmeros representantes das mais diversas entidades que integram o sistema nacional de proteção civil.

Integram o dispositivo os Corpos de Bombeiros dos distritos de Castelo Branco (Covilhã) e Guarda (Loriga, São Romão, Gouveia, Seia e Manteigas), o Grupo de Resgate em Montanha da Força Especial de Proteção Civil (FEPC) da ANEPC, a Unidade de Emergência de Proteção e Socorro (UEPS) da GNR, o Instituto Nacional de Emergência Médica e outras forças e meios qualificados para a execução de missões de proteção e socorro disponibilizados por entidades com especial dever de colaboração.

Em comunicado a ANEPC refere que “a ativação do Plano de Operações Nacional da Serra da Estrela pressupõe a unidade de comando e controlo de toda a prevenção e resposta, o incremento do nível de preparação das entidades para os diferentes cenários de risco previamente considerados, e a sua pronta mobilização em caso de necessidade”.

Do programa consta também a visita às novas instalações do Grupo de Resgate em Montanha da Força Especial de Proteção Civil em Unhais da Serra, no concelho da Covilhã, e em Valezim, no concelho de Seia.

A ANEPC lembra que a Serra da Estrela, pelas suas características próprias, é um dos pontos turísticos de maior relevo de Portugal Continental, atraindo todos os anos, principalmente durante o inverno, milhares de pessoas. Este afluxo de visitantes leva a Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) a planear e operacionalizar, anualmente, um dispositivo conjunto específico para assegurar uma resposta eficiente e eficaz no âmbito da proteção e socorro, que atua sob a orientação de um Plano de Operações Nacional da Serra da Estrela (PONSE).

Anterior Novo presidente do CDS-PP tem ligações familiares a Nogueira do Cravo
Seguinte CIM Região de Coimbra constitui grupo de trabalho para monitorização da Vespa Velutina

Notícias Relacionadas

Última Hora

“A Escola e o Meio”na Rádio Boa Nova

Este sábado, dia 27 de abril, entre as 19h00 e as 20h00, é emitido o 23.º programa “A Escola e o Meio”, uma produção do Clube de Rádio do AEOH.

Informação

Autotanques continuam a assegurar abastecimento de água em Oliveira do Hospital. Piscinas municipais foram encerradas

O abastecimento de água à população de Oliveira do Hospital continua a ser assegurado por autotanques que, desde o final do dia de quinta feira, procedem ao transporte de água

Última Hora

Feira do livro de Oliveira do Hospital decorre até 1 de junho

A 11.ª Feira do Livro abriu as portas no sábado à tarde no espaço multiusos de Oliveira do Hospital. O certame foi inaugurado pelo presidente da Câmara Municipal,…

Última Hora

Viseu: PJ deteve suspeitos da autoria do crime de rapto e roubo

A Polícia Judiciária (PJ), através da Diretoria do Centro, em cumprimento de mandados de detenção emitidos pelo DIAP de Viseu, identificou e deteve três homens pela presumível autoria dos crimes

Vídeos

“Em Oliveira do Hospital há 49 casas concluídas e 49 não é igual a zero, como se quis fazer crer”

O presidente do Município de Oliveira do Hospital (MOH) reagiu, hoje, à reportagem da TVI “Ajuste direto”, alusiva à situação do concelho um ano após o grande incêndio de 15

Região

Acidente obrigou a cortar A1 junto à saída para Soure

A Autoestrada A1 esteve cortada, esta manhã, entre os nós de Pombal e Condeixa, no sentido Sul-Norte, junto à saída para Soure, devido a um acidente registado ao quilómetro 169.

Última Hora

Nogueira do Cravo: Homem disparou sobre mulher e tentou suicídio a seguir com caçadeira. Casal acabou por morrer

Uma mulher de 48 anos e um homem de 51 anos morreram esta manhã, na casa onde residiam em Nogueira do Cravo, no concelho de Oliveira do Hospital. Cerca das

Última Hora

Operação “Shadow Game”: Apreendidos 600 mil euros e detidos 31 suspeitos de jogo ilegal

De acordo com o último balanço da GNR enviado em comunicado à Rádio Boa Nova, 30 pessoas foram detidas em território nacional, das quais sete em flagrante delito, e uma

Informação

Autarca de Oliveira do Hospital demarca-se da polémica que envolve o Nogueirense e o FCOH

José Carlos Alexandrino falou, pela primeira vez em público, do caso que envolve o Nogueirense e o FCOH para se demarcar da polémica que atribui a “problemas” entre dirigentes.

Informação

Oliveira do Hospital comemora feriado 25 de abril com várias iniciativas

Nos próximos dias, o Município de Oliveira do Hospital assinala o 45.º aniversário do 25 de Abril de 1974 com a dinamização de várias iniciativas que convidam à participação ativa

Sociedade

José Francisco Rolo eleito presidente da ADIRAM

José Francisco Rolo, vice-presidente da Câmara Municipal de Oliveira do Hospital, no distrito de Coimbra, foi esta quarta-feira eleito para a liderança da ADIRAM, que reúne entidades públicas e privadas

Nacional

Mais uma criança com suspeita de coronavírus em Portugal

Há mais um caso suspeito de infeção por novo coronavírus em Portugal. Trata-se de uma criança que, após avaliação clínica…