Proteção Civil alerta para perigo de incêndio rural devido a “subida expressiva da temperatura”
10 Maio, 2019 595 visualizações

Proteção Civil alerta para perigo de incêndio rural devido a “subida expressiva da temperatura”

image_pdfimage_print

Atendendo à informação disponibilizada pelo Instituto Português do Mar e da Atmosfera que prevê uma “subida expressiva da temperatura” e…

… “intensificação do vento” a partir de amanhã, a Autoridade Nacional de Emergência e Proteção CIVIL (ANEPC) alerta para o “aumento dos índices de risco de incêndio, entre amanhã e terça-feira, com “condições favoráveis à rápida propagação de incêndios”.

Em comunicado, a ANEPC refere que é esperada a subida gradual da temperatura máxima, com valores de temperatura acima do habitual para esta época do ano, (30 a 35 ºC), com humidade relativa do ar (HRA) inferior a 30% na generalidade do território do continente e vento do quadrante Leste, por vezes forte (até 45 km/h) a partir de dia 12, em especial na região do Algarve, com possibilidade de rajadas.

“Este cenário meteorológico irá traduzir-se num aumento dos índices de risco de incêndio, entre amanhã e terça-feira, com condições favoráveis à rápida propagação de incêndios, em especial na região do Algarve, Alentejo e interior (Norte e Centro)”, avisa a ANEPC.

A ANPC recorda que, de acordo com as disposições legais em vigor está proibida a realização de queimadas e  fogueiras, utilização de equipamentos de queima e de combustão destinados à iluminação ou à confeção de alimentos; queimar matos cortados e amontoados e qualquer tipo de sobrantes de exploração, o lançamento de balões com mecha acesa ou qualquer outro tipo de foguetes, fumar ou fazer lume de qualquer tipo nos espaços florestais e vias que os circundem, a fumigação ou desinfestação em apiários com fumigadores que não estejam equipados com dispositivos de retenção de faúlhas.

A ANEPC recomenda a adequação dos comportamentos e atitudes face à situação de perigo de incêndio rural, nomeadamente através da adoção das necessárias medidas de prevenção e precaução, na utilização do fogo em espaços rurais, observando as restrições em vigor e tomando especial atenção à evolução do perigo de incêndio para os próximos dias, disponível junto dos sítios da internet da ANEPC e do IPMA, junto dos Gabinetes Técnicos Florestais das Câmaras Municipais e dos Corpos de Bombeiros.

Anterior "A Escola e o Meio"na Rádio Boa Nova
Seguinte Municípios da Região de Coimbra uniformizam procedimento relativo à realização de queimas e queimadas durante o período crítico

Notícias Relacionadas

Região

Acidente com motociclo provoca um morto em Viseu

Um despiste de um motociclo, ocorrido na localidade de Travassos, em S. Pedro de France, Viseu, provocou a morte ao condutor, um homem de 57 anos. 

Última Hora

Temperatura vai descer a partir de amanhã

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) prevê vento forte e descida de temperatura no continente a partir de quinta-feira, devido a “vasta região anticiclónica” que vai originar

Última Hora

Viseu: Jovem atropela polícia e coloca-se em fuga

Um menor, de 17 anos, foi detido pela Polícia de Segurança Pública (PSP) de Viseu durante uma ação de fiscalização rodoviária. Ao ser abordado pelos agentes enquanto conduzia um motociclo, o jovem colocou-se

Última Hora

Incêndio destruiu novo setor da fábrica da Roca em Cantanhede

Um incêndio que deflagrou ontem, cerca das 19h12, destruiu o setor mais recente da fábrica de torneiras da Roca, localizada na Zona Industrial de Cantanhede.

Última Hora

Risco máximo de incêndio em sete concelhos de quatro distritos do país

Sete concelhos dos distritos Faro, Portalegre, Santarém e Castelo Branco apresentam hoje um risco máximo de incêndio, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

Destaque

Oliveira do Hospital distingue Dulce Pássaro e Carlos Martins com medalhas de Ouro

Já são conhecidas as personalidades e empresa que no próximo dia 7 de outubro vão ser distinguidas pelo Município de Oliveira do Hospital.

Informação

GNR intensifica patrulhamento nas zonas de veraneio

A GNR vai intensificar a partir desta sexta-feira e até domingo o patrulhamento, fiscalização e apoio aos utentes das vias rodoviárias, sobretudo nos percursos de e para os locais de

Última Hora

Páscoa com chuva, vento e queda de neve

O período da Páscoa vai ser marcado pela ocorrência de chuva, vento forte, queda de neve e temperaturas abaixo do valor normal para a época.

Informação

“A Escola e o Meio” na Rádio Boa Nova

Este sábado, dia 4 de junho, entre as 19h00 e as 20h00, é emitido o 35.º programa “A Escola e o Meio”, uma produção do Clube de Rádio do AEOH.

Região

Município de Góis aposta em ações de sensibilização na prevenção de incêndios e limpeza da floresta

O Município de Góis tem em curso a limpeza de todos os espaços sob sua administração, inseridos em áreas de faixas de gestão de combustíveis dos aglomerados populacionais bem como

Educação

Secretário da Juventude e Desporto presente no 26º aniversário da Eptoliva

A Eptoliva realiza, amanhã, uma cerimónia comemorativa relativa ao seu 26º aniversário. A iniciativa terá lugar na Casa da Cultura César Oliveira,…

Última Hora

Borgstena expande unidade localizada em Nelas

A unidade sueca Borgstena Textile Portugal, localizada em Nelas vai expandir a sua área de produção. A empresa adquiriu 35 mil metros quadrados de terrenos à Câmara Municipal.