Projetos “FULLphone” e “Bioquente” venceram Concurso Municipal de Ideias de Negócio
13 Maio, 2016 1361 visualizações

Projetos “FULLphone” e “Bioquente” venceram Concurso Municipal de Ideias de Negócio

image_pdfimage_print

“FULLphone” e “Bioquente” foram os projetos vencedores na final do Concurso Municipal de Ideias de Negócio, no ensino básico e secundário/profissional, respetivamente, realizada em Oliveira do Hospital.

A iniciativa foi promovida no âmbito da 3.ª edição do programa “Empreendedorismo nas Escolas da Região de Coimbra” desenvolvido pela Comunidade Intermunicipal da Região de Coimbra em parceria com o Município de Oliveira do Hospital.

Na sessão, realizada no dia 6 de maio na Casa da Cultura, os alunos César Fernandes, Daniel Alcântara e Ricardo Borges, do Agrupamento de Escolas de Oliveira do Hospital, arrecadaram o 1.º prémio na categoria do 3.º CEB com o projeto “FULLphone”. A ideia consiste em vender um banco, com baterias carregáveis através de painéis solares, para colocar em praias fluviais/piscinas que permita carregar os telemóveis e/ou outros dispositivos móveis, durante um período de tempo, através de um código disponibilizado pelos responsáveis dos espaços de lazer.

Já no ensino secundário/profissional, foi Carlos Quintino, aluno da EPTOLIVA que convenceu o júri com o seu projeto “Bioquente” que tem como finalidade dar resposta a três resíduos oriundos da exploração agro-florestal (resina seca do pinheiro, bagaço de azeite e borra do azeite) para desenvolver bio acendalhas, e com a borra de azeite e cinza (queima de resíduos da floresta) pretende-se obter sabão e detergentes.

A vitória deu a estes alunos o passaporte para representar o Município de Oliveira do Hospital nas finais intermunicipais da CIM da Região Centro. As sessões irão realizar-se dia 4 de junho, na Figueira da Foz para o 3.º CEB e no dia 5 de junho, em Arganil para o ensino secundário/profissional.

O júri – constituído por José Francisco Rolo, vice-presidente do MOH; António Soares, Caixa Crédito Agrícola de Oliveira do Hospital, e João Nunes, direção da BLC3 – determinou ainda atribuir o 2.º lugar ao projeto “Alarme Pessoal”, das alunas Érica Oliveira e Liliana Caetano (AEOH) e o 3.º prémio à ideia de negócio dos alunos João Brito e Cristiano Pereira, as “Malas Flexíveis/Flexipack” (AEOH), na categoria do ensino básico.

Já no ensino secundário/profissional, foram também premiados os projetos “Queijinhos da Serra da Estrela”, dos alunos Ricardo Gonçalves, Tiago Raimundo e Daniel Simões (AEOH); e “Marmita Saudável”, da aluna Vera Pereira (AEOH), com o 2.º e 3.º prémio respetivamente.

Nesta final do Concurso Municipal de Ideias de Negócio em Oliveira do Hospital foram defendidas dez ideias de negócio, cinco por cada ciclo de ensino, envolvendo mais de duas dezenas de alunos e sete professores do Agrupamento de Escolas de Oliveira do Hospital e da EPTOLIVA – Escola Profissional de Tábua e Oliveira do Hospital. Implementado nos últimos anos, o Concurso Municipal de Ideias de Negócio visa sensibilizar e motivar os jovens para as práticas empreendedoras, promovendo o espírito de iniciativa e dinamismo no concelho. Na fase de pré-seleção foram apresentados 19 projetos que envolveram perto de 50 alunos e 16 professores.

No final da sessão, que teve ainda momentos musicais pela Orquestra de Cordas do Conservatório de Música de Seia e das classes do conjunto de várias turmas do AEOH, os jovens participantes ouviram palavras de incentivo por parte dos membros do júri e das direções das escolas, pela originalidade das ideias e pelo trabalho desenvolvido que permitiu idealizar potenciais negócios. Também a vereadora da Educação, Graça Silva parabenizou todos os participantes, em particular os vencedores que terão a responsabilidade de representar o Município de Oliveira do Hospital nas respetivas finais intermunicipais.

Anterior Estátua de S. João Paulo II, o futuro padroeiro de Oliveira do Hospital, está "quase pronta" (com vídeo)
Seguinte Sábado é o dia “Da Nossa Terra” em Oliveira do Hospital

Notícias Relacionadas

Informação

Polícia Judiciária faz buscas na câmara de Pedrógão Grande

Os inspetores da Polícia Judiciária chegaram, na manhã desta quarta-feira, à Câmara Municipal de Pedrógão Grande. As buscas devem-se às suspeitas de ilegalidade no processo de reconstrução das casas afetadas

Informação

Casimiro Santos integra seleção nacional de Pizzaiolos

O pizzaiolo Casimiro Santos da Pizzaria L’Artista, em Oliveira do Hospital, foi convocado para a seleção nacional de pizzaiolos que vai representar Portugal nos mundiais e nos europeus de pizza. 

Última Hora

ARCIAL e Quinta dos Jugais entregaram as primeiras 2300 árvores da campanha “Sementes Solidárias”

A ARCIAL e a empresa Quinta dos Jugais procederam ontem (sexta-feira) à entrega das primeiras 2300 jovens árvores distribuídas no âmbito da campanha “Sementes Solidárias”, iniciada pelas duas entidades no

Sociedade

Mundo: Um morto e um ferido em acidente com alunos portugueses na Hungria

Um autocarro com estudantes portugueses sofreu esta sexta-feira um acidente na Hungria, do qual resultou a morte de uma jovem de 16 anos, avança a imprensa húngara. Há ainda registo

Informação

PJ fez quatro detenções por sequestro e escravidão em Gouveia

A Pj deteve quatro homens e uma mulher, suspeitos dos crimes de tráfico de pessoas, de sequestro e de escravidão, ocorridos no concelho de Gouveia e também em várias localidades de

Sociedade

Sismo sentido entre Évora e Coimbra, mas sem vítimas ou danos materiais

Um sismo de magnitude 4,9 na escala de Richter, ocorrido hoje, foi sentido em Évora, Portalegre, Lisboa e distrito de Coimbra, mas sem causar vítimas ou danos materiais, segundo a

Região

Tábua aposta em projeto que promove o desporto em família

O Município de Tábua, em parceria com os Municípios de Mielec – Polónia e de Las Torres de Cotillas – Espanha, apresentou uma candidatura ao programa…

Região

Pastor ferido com gravidade após queda em ravina em Seia

Um homem de 47 anos caiu, hoje, numa ravina em Póvoa Nova, no concelho de Seia, tendo sido acionado um meio aéreo para retirar a vítima do local.

Destaque

Dia 15: “A corda em vez de alargar ainda aperta no pescoço” queixam-se os agricultores

Paulo Rogério, proprietário de uma queijaria artesanal e Luís Miguel Falcão de Brito, empresário agrícola e florestal, foram duas das vozes que, por ocasião…

Informação

Gabinete florestal faz recomendações para proteção do solo contra erosão em Oliveira do Hospital

Na sequência dos incêndios do dia 15 de Outubro, Gabinete Técnico Florestal da Câmara Municipal de Oliveira do Hospital faz algumas recomendações…

Politica

Manuel Marques é candidato à Câmara Municipal de Nelas

Manuel Marques, vereador do CDS-PP na Câmara Municipal de Nelas, confirmou a sua intenção de ser candidato à presidência daquela autarquia,…

Última Hora

Candidato da CDU acusa PS de “violar” a lei com colocação de outdoor em Ervedal da Beira

O candidato da CDU à União de Freguesias de Ervedal da Beira e Vila Franca da Beira acusa o PS de “violar” a lei. Em causa está a colocação de