Projeto social de 4ª geração já apoiou 46 agregados familiares e 84 pessoas em Oliveira do Hospital (com vídeo)
5 Maio, 2020 1092 visualizações

Projeto social de 4ª geração já apoiou 46 agregados familiares e 84 pessoas em Oliveira do Hospital (com vídeo)

image_pdfimage_print

“Viver.com” é o nome do projeto CLDS-4G que promove o envelhecimento ativo e combate o isolamento social no concelho de Oliveira do Hospital. De 23 de março a 14 de abril, já apoiou 46 agregados familiares e 84 pessoas.

É ao jovem psicólogo Júlio Mendes que cabe a coordenação do projeto CLDS-4G VIVER.COM, cuja aprovação foi anterior à pandemia da Covid-19 e ao cenário de Estado de Emergência que a equipa se teve que deparar e ao atual Estado de Calamidade em que o país se encontra. Via videoconferência e de máscara facial, Júlio Mendes apresentou o projeto que coordena e a equipa que o acompanha no programa “Outras Conversas” da Rádio Boa Nova.

“O nosso nome é CLDS- 4G Viver.com, em que o Viver.com é uma alusão às novas tecnologias, mas o objetivo é viver ‘com’ partilha, acompanhamento e valorização, dependendo das atividades que realizamos”, explicou esta manhã. Júlio Mendes adiantou que “um dos grandes eixos de intervenção do projeto é mesmo esse de promoção do envelhecimento ativo e apoio à população idosa combatendo o isolamento social”.  Daí o viver ‘com’. Este é o Eixo 3”, explicou, notando que a este, se junta o Eixo 4  de “Auxílio e Intervenção Emergencial às Populações inseridas em Territórios afetados por Calamidades e/ou Capacitação e Desenvolvimento Comunitários”. Referiu que o projeto terá a duração de 36 meses, três anos.

“Com o contexto de pandemia tivemos obviamente que nos adaptar. A situação de calamidade que passámos em 2017, não sabíamos que íamos voltar a passar agora, não apenas no nosso território , mas em todo o país e no mundo”, observou o jovem psicólogo.

O arranque do projeto aconteceu no dia 11 de março e “tivemos que nos reinventar, porque logo de seguida entrámos em estado de emergência e, tivemos que criar com os nossos parceiros, uma equipa de apoio de resposta rápida que conta com a parceria da linha de apoio da Câmara Municipal, juntas de freguesia, Centro de Saúde, IPSS, Unidade de Cuidados na Comunidade, equipa Saúde Mental, farmácias e supermercados locais” . “Com ajuda de todos estes parceiros temos prestado apoio de bens essenciais, ao nível de bens alimentares, receitas  e medicamentos a pessoas que não tenham retaguarda familiar, rede de vizinhança e não seja abrangida por qualquer resposta social”, referiu.

Na Rádio Boa Nova, Júlio Mendes reforçou que “o objetivo é que ninguém fique ao abandono nesta fase de isolamento em que temos que ficar em casa, sobretudo o nosso público alvo  que são os idosos”. Explicou que quem sinaliza “são as juntas de freguesia e a linha de apoio que o município tem disponível”. “De 23 de março a 14 de abril, o CLDS já deu resposta a 46 agregados familiares e 84 pessoas”, especificou.

No CLDS-4G Viver.com, Júlio Mendes conta uma equipa técnica de que faz parte Ana Luísa Brito (Gestora Financeira), Paula Ferreira (Animadora Socioeducativa) e Joana Saraiva (técnica de Serviço Social). A Câmara Municipal de Oliveira do Hospital é a entidade promotora do CLDS-4G Viver.com que tem como entidade local executora das ações a Associação para o Desenvolvimento Social e Cultural do Vale do Cobral. A antiga escola primária de Nogueirinha, na freguesia de Meruge é o espaço sede do projeto.

Veja o vídeo para conhecer todos os pojetos em desenvolvimento…

Anterior Associação Juvenil C.U.M.E, em Arganil, confeciona e distribui máscaras à população
Seguinte Arganil disponibiliza acesso on-line ao fundo documental do Arquivo Histórico Municipal

Notícias Relacionadas

Informação

Desporto de fim de semana

No desporto de fim de semana o destaque vai para o Sampaense Basket que não tem tarefa fácil na sua deslocação ao Benfica. O jogo é este sábado às 15h00.

Informação

Município trabalha pelo regresso da normalidade à cidade

Em consequência dos incêndios que deflagaram no concelho no passado domingo, o Município de Oliveira do Hospital tem vindo …

Região

Empresário de Viseu foi detido por suspeita simulação de roubo para burlar seguradora  

  A Polícia Judiciária, através da Diretoria do Centro, identificou três suspeitos, e deteve um deles, pela presumível autoria da prática dos crimes de burla relativa a seguro, …

Nacional

Semana com sol e subida das temperaturas

A partir de hoje e até à próxima sexta-feira, o sol vai brilhar por entre algumas nuvens, e as temperaturas vão subir.

Última Hora

Município de Oliveira do Hospital oferece fruta aos alunos

A Câmara Municipal de Oliveira do Hospital vai oferecer fruta, ao longo de todo o ano letivo 2017/2018, aos alunos do pré-escolar e do 1.º CEB do Agrupamento de Escolas

Educação

ESTGOH recebe 21 novos alunos na 3ª fase do concurso ao ensino superior

A Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Oliveira do Hospital (ESTGOH) vai receber 21 novos alunos colocados na terceira fase do concurso nacional de Acesso ao Ensino Superior.

Região

Sampaense vence Eléctrico Ponte de Sôr por 91-78, após “grito do ipiranga” nos balneários ao intervalo.

O Sampaense defrontava em casa a equipa que já tinha vencido na primeira volta para o campeonato, procurando aqui a sua terceira vitória. Com os dois primeiros períodos muita maus,

Informação

AEOH promove sessão sobre “Gestão Sustentável dos Recursos Florestais e Serviços de Ecossistemas”

O Agrupamento de Escolas de Oliveira do Hospital (AEOH) promove amanhã, dia 6 de novembro, uma sessão de informação e sensibilização sobre “Gestão Sustentável dos Recursos Florestais e Serviços de

Última Hora

Chuva e neve regressam a Portugal Continental

Depois de um longo período de frio, eis que está de regresso a prometida chuva e, com ela, chega também uma subida das temperaturas mínimas.

Última Hora

95 bombeiros combatem fogo no parque da Interecycling em Tondela

Noventa e cinco bombeiros apoiados por 37 veículos combatiam às 13h 00 de hoje um incêndio que deflagrou às 11h50 no parque da Interecycling, empresa de reciclagem de resíduos de

Informação

Encontrado idoso desaparecido na Guarda

Um idoso de 89 anos de idade desaparecido desde segunda-feira na Guarda foi ontem localizado pela GNR num campo agrícola de difícil acesso.

Informação

Exposição de alunos de Oliveira do Hospital alerta para a Violência no Namoro

“O amor só existe quando um não agride o outro seja de que forma for. Quem ama não agride.” As palavras são da Conselheira Municipal para a Igualdade, Teresa Gouveia