Projeto Reflorestar: Oliveira do Hospital já distribuiu 84 mil árvores à população
9 Janeiro, 2020 186 visualizações

Projeto Reflorestar: Oliveira do Hospital já distribuiu 84 mil árvores à população

image_pdfimage_print

O município de Oliveira do Hospital distribuiu 84 mil árvores para reflorestar áreas ardidas em 2017, mas pretende atingir meio milhão de exemplares doados à população.

“No total, gostaríamos de chegar às 500 mil árvores”, disse José Carlos Alexandrino, presidente do Município oliveirense, frisando que o projeto “Reflorestar”, lançado pela autarquia em 2018, na sequência dos incêndios de 15 de outubro de 2017, visa “devolver ao concelho a biodiversidade que se perdeu”.

Até ao momento, a Câmara de Oliveira do Hospital, no distrito de Coimbra, aprovou 338 candidaturas de proprietários, o que representa “acesso imediato às árvores e arbustos autóctones disponibilizados”, entre castanheiros, sobreiros, medronheiros, carvalhos, pinheiros-mansos, pinheiros-bravos e nogueiras.

“Das 120 mil árvores aprovadas, já distribuímos 84 mil, o que corresponde a 70% das entregas”, podendo o município abrir posteriormente novas candidaturas, até ao limite de 500 mil unidades, segundo José Carlos Alexandrino.

O autarca admitiu que era esperada uma maior adesão dos proprietários ao programa, com que a Câmara quer também travar a multiplicação dos eucaliptos, bem como o avanço das mimosas e outras espécies invasoras nas zonas devastadas pelo fogo.

“Ficámos muito longe dos objetivos. Esperávamos quatro vezes mais”, lamentou.

O grande incêndio de 2017 consumiu 97% da área florestal do concelho de Oliveira do Hospital, de acordo com um levantamento da Câmara Municipal.

Nesta fase do projeto “Reflorestar”, foram gastos 80 mil euros na compra de árvores.

Em 2018, José Carlos Alexandrino estimou que o investimento da autarquia no âmbito deste programa poderia ascender a um milhão de euros, dependendo da adesão das pessoas.

A entrega das árvores decorre ainda nas instalações do complexo municipal das piscinas, nos dias úteis, das 09h00 às 16h00, até sexta-feira.

A plantação das árvores terá de ocorrer até ao final da primavera de 2020 e os proprietários ficam obrigados a cumprir com as normas definidas no regulamento do projeto.

Entretanto, em parceria com diversas entidades voluntárias, a autarquia já promoveu a reflorestação de mais de 40 hectares de terrenos baldios.

“Estes milhares de árvores de espécies autóctones (…) representam um importante contributo para a criação de uma floresta mais sustentável, com biodiversidade, mais resiliente e de muito menor risco ao nível da propagação dos incêndios”, salienta a autarquia.

As espécies mais requisitadas pelos candidatos são o pinheiro-manso (23%) e o carvalho francês (19%), seguidas do castanheiro e do medronheiro, com 15% cada.

As outras árvores disponibilizadas foram a nogueira (11%), o pinheiro-bravo (9%) e o sobreiro (8%).

Das 120 mil unidades já concedidas, 67% são folhosas e as restantes resinosas, segundo uma fonte da autarquia.

Com: Lusa

Anterior 82 médicos iniciam especialidade em medicina familiar na região Centro
Seguinte Região: Agricultores têm até ao final do mês para fazer levantamento dos prejuízos das cheias

Notícias Relacionadas

Informação

Agricultor suspeito de ter ateado fogo em Resende ficou em prisão preventiva

Um homem suspeito de ter ateado um incêndio florestal em Resende, distrito de Viseu, ficou em prisão preventiva depois de ter sido presente a tribunal.

Última Hora

APAV ajudou mais de mil crianças vítimas de violência sexual em quatro anos

A Associação Portuguesa de Apoio à Vítima (APAV) fez acompanhamento especializado a 1.167 crianças e jovens vítimas de violência sexual entre 2016 e 2019 em 180 concelhos, no âmbito do

Última Hora

Sonae Arauco promove ação de reflorestação em Oliveira do Hospital

Mais de 180 voluntários das empresas Sonae juntam-se à Câmara Municipal de Oliveira do Hospital para revitalizarem uma das áreas mais afetadas pelos incêndios de 2017.

Desporto

Calendário desportivo do fim-de-semana

O Futebol Clube de Oliveira do Hospital (FCOH) disputa, no próximo domingo, a 21ª jornada da Série C do Campeonato Nacional.

Última Hora

Campanha eleitoral arranca hoje. Em Oliveira do Hospital são quatro as candidaturas à Câmara Municipal

Hoje, dia 19 de setembro, tem início o período de campanha eleitoral para as eleições autárquicas de 2017 que se realizam no próximo dia 1 de outubro. A campanha termina

Última Hora

ASAE deteta 23 infrações e apreende mais de 800 artigos de Carnaval

A ASAE instaurou 23 processos de contraordenação e apreendeu cerca de 840 artigos de Carnaval, num valor que rondou os nove mil euros, durante uma operação de fiscalização realizada em

Informação

Polícia Judiciária deteve um homem suspeito da prática dos crimes de abuso sexual de crianças

A Polícia Judiciária, através do Departamento de Investigação Criminal de Leiria, deteve um homem pela presumível autoria dos crimes “de abuso sexual de crianças,…

Informação

XVIII Torneio de Hóquei em Patins Cidade Oliveira do Hospital acontece este fim-de-semana

O Pavilhão Municipal de Oliveira do Hospital acolhe, no próximo fim-de-semana, dias 4 e 5 de maio, o “XVIII Torneio Cidade de Oliveira do Hospital de Hóquei em Patins”.

Região

Castro Daire: Mais de 20 mil aves morrem carbonizados em aviário

Um incêndio deflagrou, ao início da noite de quarta-feira, num aviário localizado na zona de Castro Daire, em Viseu.

Última Hora

Crédito Agrícola da Serra da Estrela e de Oliveira do Hospital apoiam produtores pecuários

As Caixas de Crédito Agrícola da Serra da Estrela e de Oliveira do Hospital vão doar 2 camiões de fardos de palha, num total de 46 toneladas,…

Informação

Cerca de 200 escuteiros vão apoiar populações e bombeiros

O Corpo Nacional de Escutas (CNE) mobilizou cerca de 200 escuteiros voluntários para ajudarem as populações afetadas pelos incêndios que têm assolado o país…

Vídeos

Incêndios: “Pretendo avançar para os tribunais porque tem que haver justiça” (com vídeo)

Luís Miguel Falcão de Brito, produtor agrícola e florestal de Oliveira do Hospital, registou um prejuízo de mais de um milhão de Euros no grande incêndio,…