Projeto para Ecovia do Mondego avança
24 Julho, 2018 1342 visualizações

Projeto para Ecovia do Mondego avança

image_pdfimage_print

O projeto para a criação da Ecovia do Mondego deu, na passada segunda-feira, em Mortágua, um passo decisivo com a primeira reunião do grupo de trabalho,…

…constituído por técnicos da CIM Região de Coimbra, CIM Viseu Dão Lafões, Municípios de Santa Comba Dão, Mortágua e Penacova, bem como da entidade adjudicante para a elaboração do projeto de execução, a Focus Group.

Segundo nota enviada à Rádio Boa Nova, o projeto da Ecovia do Mondego vai criar uma via ciclável, de aproximadamente 40 quilómetros, desde a estação ferroviária de Santa Comba Dão até aos limites do concelho de Penacova, atravessando os concelhos de Santa Comba Dão, Mortágua e Penacova, num percurso que acompanha o vale do rio Mondego, assumindo-se como um prolongamento da Ecopista do Dão e oferecendo mais um troço ciclável de elevada qualidade no eixo estruturante Viseu-Penacova, numa extensão aproximada de 90 km.

O potencial turístico desta Ecovia, que representa um investimento superior a 600 mil euros,  é complementado com os vários pontos de interesse turístico, ambiental e recreativo que existem na zona, ao permitir a interligação entre as praias fluviais, zonas preparadas para atividades náuticas, como exemplo a Albufeira da Aguieira e a praia fluvial de Penacova, e pontos de elevado interesse ambiental, geológico e paisagístico como a Livrarias do Mondego.

Este projeto, intermunicipal, constitui-se como absolutamente estruturante para a valorização turística destes territórios do interior e para a promoção da coesão económica e social das populações.

Anterior Músico e compositor Fernando Pereira é o padrinho da Mesa da Beira Serra
Seguinte Oliveira do Hospital com “redução de 348 desempregados” face a 2015

Notícias Relacionadas

Sociedade

Operação Páscoa da GNR a partir de amanhã

A GNR inicia amanhã a Operação Páscoa 2017. O patrulhamento e a fiscalização rodoviária vão ser intensificados até domingo.

Região

Candidatura da Estrela a Geopark Mundial da UNESCO promoveu a “4ª Conferência do Ciclo de Conferências da Estrela”

No passado dia 10 de maio realizou-se, no Museu Natural da Eletricidade, em Seia, a 4ª Conferência do Ciclo de Conferências da Estrela, sob o tema “Turismo: Desafios e Oportunidades”.

Região

Mais 500 mil litros de água diários deverão chegar na próxima semana a Viseu através de comboio

O presidente da Câmara de Viseu, Almeida Henriques, disse hoje que deverão chegar de comboio, a partir da próxima semana, …

Programas

“Espaço Blc3 – Ciência no Interior” destaca projeto Geonatur

Em mais um “Espaço BlC3- Ciência no Interior” a conversa acontece esta terça-feira, pelas 19h00, com Bruno Rodrigues Teixeira, promotor do projeto “Geonatur”.

Sociedade

Cerca de 40 casais “celebraram a vitória do amor” na Festa da Família em Oliveira do Hospital

A Unidade Pastoral de Oliveira do Hospital promoveu, no domingo, mais uma edição da Festa da Família, reunindo cerca de 40 casais que, no último ano,…

Última Hora

Balanço 2019: Menos mortos, mais acidentes e mais feridos

Em 2019, as autoridades registaram menos vítimas mortais nas estradas portuguesas, mas mais acidentes, mais feridos, quer graves quer ligeiros, do que em relação a 2018. Este é o balanço

Última Hora

Município de Arganil garante que equipamentos de escola dados como furtados estavam pagos

Equipamentos de uma escola de Arganil que haviam sido dados como furtados no final de dezembro, foram afinal retirados por uma empresa, por alegada falta de pagamento da responsável da

Destaque

Arrastamento de cinzas condiciona abastecimento de água. Município apela a consumo moderado de água

O arrastamento de cinzas provocado pelas chuvas fortes obrigou ao corte de abastecimento de água em Oliveira do Hospital a partir da estação de tratamento de Nossa Srª do Desterro,

Informação

Oliveira do Hospital vai ser o primeiro município do interior a acabar com fossas sépticas

Foi hoje assinado em Oliveira do Hospital o contrato de empreitada da requalificação e ampliação da ETAR da cidade, num investimento de mais de 800 mil Euros

Destaque

Lojistas e clientes premiados em Oliveira do Hospital

Já são conhecidas as lojas e os clientes premiados no âmbito do concurso de montras e sorteio de Natal, promovidos pelo Município de Oliveira do Hospital e a ADI por

Programas

“A Escola e o Meio”na Rádio Boa Nova

Este sábado, dia 18 de maio, entre as 19h00 e as 20h00, é emitido o 25.º programa “A Escola e o Meio”, uma produção do Clube de Rádio do AEOH.

Última Hora

Município de Penacova implementa rede primária de faixas de gestão de combustível

Com o objetivo de promover uma eficiente gestão florestal na área geográfica do concelho de Penacova, o Município de Penacova, em parceria com a CIM – Região de Coimbra e