Projeto Limpa+: Jovens de Oliveira do Hospital recolhem lixo em defesa do ambiente
23 Agosto, 2019 1157 visualizações

Projeto Limpa+: Jovens de Oliveira do Hospital recolhem lixo em defesa do ambiente

image_pdfimage_print

O Projeto Limpa+, criado por jovens de Oliveira do Hospital, tem sido implementado em várias zonas do concelho, em forma de voluntariado, com o objetivo de defender o meio ambiente.

Depois de Avô, Alvoco das Várzeas e S. Sebastião da Beira, hoje o local de recolha do lixo foi em S. Gião. Apesar de terem iniciado as recolhas nas praias fluviais do concelho, Tiago Amaral, um dos responsáveis, adiantou que o objetivo é o projeto “não ter fim e continuar ao longo do ano”. Referiu que percorreram as praias fluviais pelo facto de, nesta altura do ano, serem alvo de visita de muita gente e “pela facilidade de o lixo ir para o rio”.

Tiago Amaral referiu que, depois de um dia de recolha, enchem vários sacos com lixo, nomeadamente plástico, contudo, o que mais encontram são beatas.

Esta manhã, enquanto observava o lixo recolhido, José Carlos Alexandrino, presidente do Município de Oliveira do Hospital, elogiou o trabalho do grupo de jovens que demonstram ter “uma consciência cívica enorme”. “Tenho orgulho de ter jovens destes no nosso concelho”, afirmou.

Chocado com a quantidade de resíduos apanhados, o autarca reforçou que é “preciso mudar mentalidades para defender a paisagem e o património natural”. “Uma das coisas mais bonitas que o concelho de Oliveira do Hospital pode ter é as suas aldeias limpas”, defendeu.

No que diz respeito a números, o autarca adiantou que “a Câmara Municipal tem um prejuízo à volta de 150 mil euros na recolha e tratamento dos resíduos”.

Questionado sobre a hipótese de aumentar a tarifa, José Carlos Alexandrino defende que, em primeiro lugar, pretende “alertar consciências para que as pessoas façam a separação do lixo”. “Se nós conseguirmos fazer isso não precisamos de aumentar a tarifa”, justificou.

Recentemente o concelho recebeu novas ilhas ecológicas e, em vista, estão ações se sensibilização nas escolas e junto à população nas localidades.

O autarca relembrou que “o lixo separado gera receita” e, por isso, “a Câmara Municipal não precisa de pagar absolutamente nada”. Revelou, ainda, que no mês de agosto “a diferença entre a receita de resíduos é de 25 mil euros”.

“O tratamento e a recolha fica perto de 75 Euros por tonelada”, deu conta, afirmando que “ainda há um longo caminho a percorrer”.

Anterior FCOH recebe o Praiense. Treinador antevê jogo difícil mas garante que a sua equipa "está preparada"
Seguinte FCOH 1 - Praiense 1 - Transmissão em direto (Parceria com o FCOH)

Notícias Relacionadas

Informação

Região: Prisão preventiva para suspeito de roubo e sequestro

A Polícia Judiciária, através do Departamento de Investigação Criminal de Leiria, no âmbito de uma investigação em inquérito titulado pelo DIAP de Leiria, …

Desporto

Desporto de fim de semana – Resultados

Esta sábado, jogou-se por antecipação devido às eleições autárquicas de domingo, mais uma jornada do Campeonato de Portugal Prio e Distritais.   Na 5ª jornada do Campeonato de Portugal, Série

Última Hora

Incêndio em Góis agrava-se depois de ter estado “praticamente dominado”

O incêndio no concelho de Góis chegou à União de Freguesias de Cadafaz e Colmeal, depois de estar “praticamente dominado” na freguesia de Alvares,…

Última Hora

Pedrógão: Sobe para dez o número de arguidos em caso de apoios a casas destruídas pelo incêndio

O número de arguidos envolvidos no inquérito sobre a reconstrução de casas em Pedrógão Grande subiu de quatro para dez, todos eles requerentes de apoio.

Sociedade

Pedro Marques garante que estão a ser reunidas “condições” para conclusão do IC6

O ministro do Planeamento e Infraestruturas, Pedro Marques, disse ontem que “ainda no primeiro semestre” vão estar reunidas “as condições e autorizações orçamentais necessárias para a realização do projeto de

Destaque

“S. João Paulo II esteve a ajudar-nos” (com vídeo)

Oliveira do Hospital prepara-se para mais uma celebração do Dia da Unidade Pastoral e do padroeiro que consagrou em 22 de maio de 2016, S. João Paulo II.

Sociedade

“Feira da Primavera” em Meruge

Para assinalar o início oficial da estação mais colorida e fascinante do ano, a Junta de Freguesia de Meruge vai realizar a “Feira da Primavera”, com uma exposição e venda

Última Hora

Homem de 73 anos detido por suspeita de abuso sexual de crianças

A Polícia Judiciária, através do Departamento de Investigação Criminal da Guarda, deteve um homem com 73 anos, …

Sociedade

Fotorreportagem: As marcas que o fogo deixou…

Quatro meses depois são visíveis as marcas deixadas pelo grande incêndio de 15 de outubro de 2017.

Última Hora

Eptoliva promove Região de Coimbra

A EPTOLIVA – Escola Profissional de Oliveira do Hospital, Tábua e Arganil, assinalou o primeiro dia das Jornadas Profissionais, direcionando as visitas técnicas dos cursos profissionais à promoção e divulgação

Região

Corte nos contratos de associação representa poupança de um milhão só em Coimbra

O Estado vai poupar perto de um milhão de euros em contratos de associação para turmas de início de ciclo, só na cidade de Coimbra, onde existem 15 escolas públicas…

Última Hora

EPTOLIVA: a escola da Região Centro com mais projetos selecionados no Prémio Fundação Ilídio Pinho

No âmbito da candidatura à 15ª edição do Prémio Fundação Ilídio Pinho – CIÊNCIA NA ESCOLA – 2017/2018, cujo tema se insere em “Ciência na Escola ao Serviço do Desenvolvimento