Projeto da BLC3 é finalista dos Prémios RegioStars 2016
13 Julho, 2016 3876 visualizações

Projeto da BLC3 é finalista dos Prémios RegioStars 2016

image_pdfimage_print

O projeto “Centro BIO: Bioindústrias, Biorrefinarias e Bioprodutos”, da BLC3 – Campus de Tecnologia e Inovação, de Oliveira de Hospital, é o único projeto…

… português finalista dos Prémios RegioStars, promovidos pela Comissão Europeia.

O projeto “Centro BIO: Bioindústrias, Biorrefinarias e Bioprodutos” assenta na criação de uma nova infraestrutura tecnológica, pioneira em Portugal, na área das Bioindústrias, Biorrefinarias e Bioprodutos. É uma infraestrutura única para o desenvolvimento da “Bioeconomia”, das “Smart Regions” e da Economia Circular. Este projeto representou um investimento global de 3,1 milhões, com um apoio de 85% do Programa Operacional Regional do Centro.

Para a Presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro (CCDRC), Ana Abrunhosa, “este prémio mostra que a Região Centro tem projetos capazes de se destacarem pela excelência na Europa. Isto revela sobretudo a qualidade das pessoas que se envolveram diretamente no projeto, bem como a rede que se fez à volta do mesmo, com o apoio da autarquia de Oliveira do Hospital, da Universidade de Coimbra, entre outros. É estratégico e extremamente importante o reconhecimento internacional que o projeto irá assumir, colocando assim a região e o País na vanguarda da tecnologia, inovação e crescimento económico”.

Para João Nunes, Presidente da BLC3, «o projeto “Centro BIO: Bioindústrias, Biorrefinarias e Bioprodutos” destaca-se por ser direcionado para uma área de elevado relevo a nível internacional e pioneira em Portugal. Resulta de uma aposta de diferenciação e de orientação para os problemas da atividade económica e de valorização do território, segundo o conceito da Economia Circular. Além de ter sido já premiado ao nível da Incubadora | BLC3 (um dos pilares do projeto Centro Bio), este prémio é mais um reconhecimento de grande valor. Existem muitas ideias de desenvolvimento regional, de dinamização económica e de inovação, o problema está em como colocar na prática e em particular em regiões rurais e onde a evolução demográfica é no sentido de cada vez existir menos massa crítica e jovens. O projeto Centro Bio é a resposta a esse desafio e que foi agora distinguida a nível internacional, pela própria Comissão Europeia. O apoio do Programa Mais Centro foi estratégico para alcançar o patamar que alcançámos».

A cerimónia de entrega dos prémios terá lugar em Bruxelas, no dia 11 de Outubro de 2016, durante a Semana Europeia das Regiões e das Cidades.

A BLC3 – Campus de Tecnologia e Inovação é uma associação sem fins lucrativos, fundada em maio de 2010 e com início de atividade em setembro de 2011, com um novo modelo de desenvolvimento de atividades de investigação e intensificação tecnológica de excelência, incubação de ideias e empresas e apoio ao tecido económico em regiões interiores e rurais. Os seus associados são maioritariamente de cariz técnico-científico. A BLC3 tem como missão principal a valorização de recursos naturais e dos não valorizados de forma eficiente pela atividade económica, com base em tecnologia e inovação e de fixação de massa crítica e de jovens em regiões rurais.

 

Anterior Altice quer abrir “Call Center” em Oliveira do Hospital
Seguinte Empresas: Gouveiatel assinala 20 anos de Vodafone com abertura de novo espaço em Oliveira do Hospital

Notícias Relacionadas

Região

“Coimas pesadas” para autores de descargas ilegais na ETAR de Oliveira do Hospital

A Câmara Municipal de Oliveira do Hospital está a investigar “descargas ilegais” que estarão a a ser feitas na ETAR da cidade, ao que tudo indica por parte de unidades

Desporto

13ª Milha Urbana da Serra da Estrela realiza-se no dia 9 de junho

A Associação Cultural e Recreativa da Senhora do Desterro (ACRSD) promove, no sábado, dia 9 de junho, em São Romão (Seia) a tradicional Milha Urbana da Serra da Estrela.

Informação

EXPOH foi palco de ação de sensibilização ambiental

Ontem, dia 24, a EXPOH – Feira Regional de Oliveira do Hospital foi  palco da ação de sensibilização ambiental “Cada coisa no seu lugar”, …

Politica

Campanha eleitoral arranca hoje. Em Oliveira do Hospital são quatro as candidaturas à Câmara Municipal

Hoje, dia 19 de setembro, tem início o período de campanha eleitoral para as eleições autárquicas de 2017 que se realizam no próximo dia 1 de outubro. A campanha termina

Última Hora

Rádio Boa Nova participou no programa “Portugal em Direto” da Antena 1 (Com vídeo)

Hoje, no dia em que se assinala o Dia Mundial da Rádio, a Rádio Boa Nova participou, em direto, no programa  “Portugal em Direto” da Antena 1.

Última Hora

Calendário desportivo do fim-de-semana

No próximo domingo, dia 19 de janeiro, o Futebol Clube de Oliveira do Hospital (FCOH) disputa a 18ª jornada, que representa o início da segunda volta da Série C do

Região

Duarte Mendonça Gouveia produz mais um excelente vídeo. Desta vez o destaque é o Piodão.

Já é mais do que sabido que Duarte Gouveia gosta de imagem e, em especial o vídeo produzido por um drone. Desta vez, e numa altura em que a aldeia

Última Hora

Um avião da EgyptAir está desaparecido. Um português estava a bordo

A secretaria de Estado das Comunidades confirmou hoje à agência Lusa a existência de um português a bordo do avião da EgyptAir, que voava de Paris para o Cairo e

Última Hora

Juventude Popular apresentou novos órgãos na tomada de posse

A Juventude Popular de Oliveira do Hospital tomou posse para mais um mandato, no passado sábado.

Destaque

Volta a Portugal vai passar em Oliveira do Hospital

A 79ª edição da Volta a Portugal em Bicicleta vai passar por Oliveira do Hospital, no decorrer da etapa rainha entre Lousã e a Guarda, com um prémio de montanha…

Informação

Call Center abre no dia 3 de outubro e cria mais de 200 postos de trabalho em Oliveira do Hospital

O novo Call Center da Altice vai ser instalado em Oliveira do Hospital. A abertura da nova unidade da Multinacional francesa está marcada para o dia 3 de outubro.

Região

GNR deteve seis pessoas em Castelo Branco, Guarda e Viseu por crime de incêndio florestal

A GNR anunciou ter detido seis pessoas pelo crime de incêndio florestal, na quarta e quinta feira, nos distritos de Castelo Branco, Guarda e Viseu.