Procura turística do Centro de Portugal cresceu mais de 10 por cento em abril
18 Junho, 2019 604 visualizações

Procura turística do Centro de Portugal cresceu mais de 10 por cento em abril

image_pdfimage_print

O mês de abril  “foi muito positivo” para o turismo no Centro de Portugal. “Os números divulgados pelo INE – Instituto Nacional de Estatística mostram que a procura da região cresceu acima da média nacional no quarto mês do ano”, refere a Turismo Centro de Portugal em comunicado enviado à Rádio Boa Nova.

“Abril foi o mês em que este ano se celebrou a Páscoa, época em que tradicionalmente esta região recebe muitos visitantes”, refere a entidade. “No total de dormidas, o mês de abril de 2019, em comparação com o mesmo mês em 2018, registou um aumento percentual de 10,4% no Centro de Portugal: tinham sido 523.301 em abril de 2018 e foram 577.723 no mesmo mês de 2019. Ou seja, verificaram-se mais 54.422 dormidas. Este aumento de 10,4% é superior à média nacional, que se cifrou nos 9,5%”, especifica.

A TCP adianta que “a subida foi mais significativa entre os visitantes nacionais, cujas dormidas cresceram 13,3%, para 319.576 – um sinal de que esta região continua a ser uma das preferidas dos portugueses. As dormidas com origem no estrangeiro tiveram também um aumento expressivo de 7,0%, para 258.147”.

“No indicador do número de hóspedes, o Centro de Portugal cresceu também na ordem dos dois dígitos: 10,0%. Em abril de 2018 tinham sido contabilizados 312.374 hóspedes na região; em abril de 2019 foram 343.719:

A TCP destaca ainda o indicador dos proveitos da atividade hoteleira, que “subiram de 24,9 milhões para 27,2 milhões de euros (mais 9,4%) entre abril de 2018 e abril de 2019. São mais 2,3 milhões de euros que as unidades hoteleiras do Centro de Portugal ganharam no quatro mês do ano”.

“Estes números, muito positivos, confirmam a tendência dos últimos anos: a região Centro de Portugal está a crescer de forma sustentada ao longo de todo o ano e é a escolha de cada vez mais visitantes, de dentro e fora do país.”

Pedro Machado, presidente do Turismo Centro de Portugal, não fica surpreendido com os indicadores divulgados. “A atividade turística no Centro de Portugal caminha para um ano de 2019 muito positivo, à semelhança dos anos anteriores. É o resultado do prestígio crescente conquistado por esta região dentro e fora de portas. A marca Centro de Portugal está cada vez mais consolidada nos mercados, fruto do trabalho em conjunto entre organismos públicos e os empresários do setor, que são incansáveis no esforço desenvolvido para atrair visitantes à região”, sublinha.

Tomando em conta os primeiros quatro meses de 2019, de janeiro a abril, os números do Centro de Portugal são também “promissores”. As dormidas aumentaram 3,3% em relação ao mesmo período do ano passado, com as dormidas dos estrangeiros a subirem 4,2%. O número de hóspedes progrediu 3,8% e os proveitos melhoraram 5,0%.

Anterior EPTOLIVA promoveu Turismo enogastronómico na Beira Serra
Seguinte Filipe Abrantes quer regressar aos bons resultados em Castelo Branco

Notícias Relacionadas

Última Hora

Município de Oliveira do Hospital reforça rede de ilhas ecológicas

Encontram-se já em funcionamento as 16 novas ilhas ecológicas instaladas nas principais zonas habitacionais da cidade de Oliveira do Hospital e em várias freguesias do concelho.

Última Hora

FCOH disputa 1ª eliminatória da Taça de Portugal frente ao Condeixa

O Futebol Clube de Oliveira do Hospital (FCOH) disputa, no próximo domingo, dia 8 de setembro, a 1ª eliminatória da Taça de Portugal frente ao Condeixa.

Desporto

FCOH recebe o Praiense. Treinador antevê jogo difícil mas garante que a sua equipa “está preparada”

O Futebol Clube de Oliveira do Hospital (FCOH) recebe, no próximo domingo, 25 de agosto, o Praiense.

Região

13 detenções, 704 infrações e 68 acidentes no distrito de Coimbra

O Comando Territorial de Coimbra procedeu, de 12 a 18 de junho, a várias operações, no distrito de Coimbra, como a prevenção e o combate à criminalidade violenta e a

Região

Mangualde: Homem morre atingido por uma árvore

Um homem, com cerca de 35 anos, morreu atingido por uma árvore na manhã de sábado, 24 de novembro, em Mangualde, no distrito de Viseu.

Desporto

Conheça o calendário desportivo de fim-de-semana

Depois de disputarem o dérbi concelhio, o Futebol Clube de Oliveira do Hospital (FCOH) e a Associação Desportiva Nogueirense estão prontos para conquistar pontos na 11ª jornada da Série C do

Nacional

Covid-19: 43 mortes e 2.995 infetados em Portugal. “Portugal prestes a entrar na fase mais crítica” da pandemia

O último balanço da Direção-Geral da Saúde revela que há mais dez mortos em Portugal, elevando para 43 o número total de vítimas mortais pela Covid-19.  Quase três mil pessoas

Região

Casa do Povo de Espariz realiza II Concerto Solidário com Jorge Palma

No dia  1 setembro de 2018 a Casa do Povo de Espariz, realizou o I Concerto Solidário, no Centro Cultural de Tábua, com Jorge Fernando e Custodio Castelo. O êxito

Região

Viseu investe 700 mil euros na manutenção de estradas

O presidente da Câmara de Viseu, Almeida Henriques (PSD), anunciou hoje um investimento municipal superior a 700 mil euros …

Região

Penacova: Homem detido por conduzir com taxa de álcool 3.116g/L e sem habilitação legal

O Comando Territorial de Coimbra, através do Destacamento de Trânsito de Coimbra, deteve, no passado dia 18 de abril, um homem de 42 anos por condução sem habilitação legal e

Última Hora

Especialista Pedro Vaz alerta para o aumento dos casos de ansiedade devido à Covid-19 (com vídeo)

No habitual programa “Contributos para a Saúde- Acupunctura e Medicina Tradicional Chinesa, o especialista Pedro Vaz centrou-se nas consequências da pandemia Covid-19 e…

Politica

Arnaut abandona candidatura à Federação Distrital de Coimbra do PS

António Manuel Arnaut anunciou, ontem, “suspensão” da sua candidatura à liderança da Federação Distrital de Coimbra do PS. Do mesmo modo, requereu a suspensão do processo eleitoral que considera “viciado”.