Primeira missa em Oliveira do Hospital será campal, “com máscara e as devidas distâncias”
15 Maio, 2020 942 visualizações

Primeira missa em Oliveira do Hospital será campal, “com máscara e as devidas distâncias”

image_pdfimage_print

O dia 31 de maio é data apontada pela Conferência Episcopal, para que a Igreja retome as assembleias eucarísticas, com a presença de fiéis. Esta manhã, na Rádio Boa Nova, …

… o pároco António Loureiro referiu que, em Oliveira do Hospital, a primeira celebração será campal, no adro da igreja, mas com “máscaras e as devidas distâncias”.

No programa “Palavras de Esperança”, o pároco oliveirense referiu que o recomeço das assembleias eucarísticas com a presença de fiéis irá acontecer de “um modo muito restrito”, já que o que está definido é que “em cada templo possa haver um número de fiéis que corresponda a uma pessoa por cada quatro metros quadrados”. “Se olharmos para as nossas igrejas, vemos que são espaços mínimos, será uma assistência limitada”, sublinhou António Loureiro, lembrando que será sempre “necessário o uso de máscara e desinfeção das mãos e ter todos os cuidados para que o retomar da vida religiosa não venha a ser um risco acrescido para a propagação do vírus e da pandemia”. Para já, refere, o pároco de Oliveira do Hospital, “não poderá assistir toda a gente que quiser”.

Para possibilitar que mais fiéis possam participar na primeira celebração da Eucaristia em tempo de pandemia, António Loureiro espera realizar, no dia 31 de maio, uma missa campal, “com as devidas distâncias” no adro da Igreja, com a possibilidade de as pessoas se poderem espalhar pelo jardim.

Na Rádio Boa Nova, o também arcipreste do Nordeste da Diocese de Coimbra, referiu que numa altura em que caminhamos para o verão, “as missas campais poderão ser uma solução mais segura, com menos riscos”.

A certeza é de que, no atual momento, a Igreja não se poderá voltar a encher. O controlo do acesso às igrejas terá que ser feito por “equipas de acolhimento que ajudem os fiéis a poderem a participar, não excedendo o limite de cada igreja”.

No programa “Palavras de Esperança” da Rádio Boa Nova, o pároco oliveirense referiu também que a Conferência Episcopal reserva as pessoas mais idosas à participação nas eucaristias, assim como os sacerdotes mais idosos.

Anterior Ca$h Resto Z€ro: “Não há nada pior do que enfrentar o que antes era tudo, num instante passar a ser nada”
Seguinte Covid-19: Há mais 6 mortos e 264 casos de infeção em Portugal

Notícias Relacionadas

Região

Associação de Vila Nova da Rainha continua fechada e decorre investigação

Um ano após o trágico incêndio na associação de Vila Nova da Rainha, em Tondela, que provocou onze mortos, a instituição mantém-se fechada e…

Informação

Calendário Desportivo de fim-de-semana

Este domingo, 18 de novembro, pelas 15h00, as equipas do concelho oliveirense, a jogar na Série C do Campeonato Nacional, disputam a 12ª jornada.

Informação

Tondela: Incêndio desalojou e provocou ferimentos a casal de idosos

Um incêndio numa habitação no concelho de Tondela desalojou, ontem, um casal de idosos, tendo o homem sofrido ferimentos graves e a mulher ligeiros, disse fonte do Centro Distrital de

Informação

“Há décadas que há trabalho que devia ter sido feito e não foi”, diz presidente ANMP

O presidente da Associação Nacional de Municípios Portugueses, Manuel Machado, esteve hoje reunido com o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, no Palácio de Belém, para discutir as medidas a

Última Hora

GNR deteve quatro pessoas por tráfico de droga

A GNR deteve quatro pessoas suspeitas de tráfico de estupefacientes em Castro Daire. Os suspeitos são dois homens e duas mulheres com idades compreendidas entre os 29 e os 57

Destaque

Boccia Senior põe idosos de Oliveira do Hospital “a mexer” (com audio)

As IPSS do concelho de Oliveira do Hospital receberam, ontem, um KIT de Boccia Senior para incentivar a prática do desporto junto dos seus utentes. A iniciativa partiu do Município que

Destaque

Caule conhece exemplo coreano e constata que “Portugal continua a assobiar para o ar” na erradicação do nemátodo

Uma comitiva da Coreia do Sul esteve ontem reunida com responsáveis e técnicos da Caule – Associação Florestal da Beira Serra e outros especialistas…

Região

Guarda: colisão na A25 provoca dois mortos

Duas pessoas morreram hoje na sequência de uma colisão na autoestrada A25 (Aveiro – Vilar Formoso), próximo da Guarda.

Região

Sinistralidade: 425 infrações, 15 detenções e 88 acidentes na última semana no distrito e Coimbra

A semana de 3 a 9 de dezembro ficou marcada por 425 infracções e a ocorrência de 88 acidentes nas estradas do distrito de Coimbra.

Última Hora

Rally Regional do Centro: Victor Matias quer fechar temporada com bom resultado

A cidade de Pombal recebe, no próximo fim-de-semana, a última prova do Troféu Rally Regional do Centro 2018, o Rali Alitém “A Oficina”.

Região

Gouveia: Município reduz valor da água, saneamento e resíduos e cria linha de apoio para ajudar pessoas vulneráveis

O município de Gouveia, no distrito da Guarda, anunciou hoje que decidiu reduzir o valor da próxima fatura da água, saneamento e resíduos a pagar pelos munícipes e empresas, em

Informação

Góis: GNR recupera veículo furtado

O Comando Territorial de Coimbra, através do Posto Territorial de Góis, recuperou, no passado dia 7 de fevereiro, uma viatura furtada, em Góis.