Presidentes de Junta alertam para “urgência” do corte de árvores ardidas nas bermas de estradas e caminhos
1 Outubro, 2019 893 visualizações

Presidentes de Junta alertam para “urgência” do corte de árvores ardidas nas bermas de estradas e caminhos

image_pdfimage_print

Os presidentes de Junta de Freguesia de Aldeia das Dez, S. Gião e Ervedal da Beira e Vila Franca da Beira alertaram,…

… na última reunião da Assembleia Municipal de Oliveira do Hospital, para o perigo das árvores ardidas, passados quase dois anos desde o grande incêndio de 15 de outubro de 2017.

Cada um por sua vez, os autarcas – Carlos Castanheira, Luciano Correia e Carlos Maia – alertaram para a urgência de retirada das árvores que se encontram junto de estradas, mas também de caminho rurais de acesso a algumas habitações. Carlos Maia, autarca de Ervedal e Vila Franca da Beira reportou também a situação que se verifica junto à EBI da Cordinha, onde “há pinheiros de grande porte que podem vir a baixo”.

Em resposta às preocupações manifestadas pelos autarcas, o presidente do Município de Oliveira do Hospital deu conta dos procedimentos que estão em andamento, em particular os trabalhos de corte das árvores ardidas que tiveram início no dia 2 de setembro. José Carlos Alexandrino informou que foi adjudicada a limpeza de 77 Km de bermas de estradas e que até ao dia anterior ao da reunião da Assembleia tinha sido limpa uma extensão de 20 Km, estando em falta 57 km. Para o autarca oliveirense a preocupação manifestada pelos presidentes de junta “é legítima”, referindo porém que ninguém mais do que ele próprio gostaria de ver este problema resolvido. O autarca referiu que o processo de marcação de árvores foi demorado, assim como a adjudicação dos trabalhos, já que só um jovem empresário se mostrou disponível.


Ainda no período antes da ordem do dia da Assembleia Municipal, Rafael Dias, jovem deputado do CDS-PP, questionou o executivo sobre a demora no arranque dos trabalhos de remoção das árvores ardidas, perguntado se estaria à espera que fossem os proprietários com baixas reformas a fazê-lo, referindo que o governo não procede ao aumento das reformas e pensões desde 2016.


João Ramalhete, do PS, não tardou em dar resposta ao deputado do CDS informando que é “mentira” que o governo não tenha procedido à atualização das pensões mínimas e rurais desde 2016.


Foto: Arquivo RBN

Anterior Câmara de Arganil inaugura reabilitação de estrada afetada pelo incêndio
Seguinte Oliveira do Hospital comemora  Feriado Municipal

Notícias Relacionadas

Última Hora

Viseu: Despiste de uma viatura ligeira provoca um morto

O despiste de uma viatura ligeira em Viseu, na manhã de hoje, provocou uma vítima mortal.

Politica

Europeias: PS foi o partido mais votado. Também venceu no concelho de Oliveira do Hospital

O PS foi o partido mais votado nas eleições europeias que se realizaram este domingo, alcançando segundo dados do Ministério da Administração Interna 33,48 por cento dos votos e o

Região

Estradas na Serra da Estrela cortadas devido à queda de neve

Algumas das estradas de acesso ao maciço central da Serra da Estrela foram hoje cortadas devido à queda de neve e às condições climatéricas adversas.

Informação

José Canita apresenta “Quem tem Coragem” na Biblioteca de Oliveira do Hospital

A Biblioteca Municipal de Oliveira do Hospital acolhe, no próximo sábado, 10 de setembro, pelas 16h00, a apresentação do livro “Quem tem coragem” de José Canita.

Destaque

Covid-19: Oliveira do Hospital mantém-se sem casos positivos. INEM vem fazer testes a quatro casos preocupantes

O concelho de Oliveira do Hospital mantém-se sem casos positivos de COVID-19. A informação foi confirmada pelo presidente do Município de Oliveira do Hospital, José Carlos Alexandrino….

Nacional

Portugal: 140 mortes e 6.408 infetados por Covid-19

Subiu para 140 o número de vítimas mortais por Covid-19 em Portugal. Há mais 446 infetados nas últimas 24 horas, subindo o valor total para 6.408 de acordo com o

Informação

Viseu: Detidos homens suspeitos de 15 furtos em bombas de gasolina

Dois homens, de 40 e 41 anos, foram detidos pela GNR em Viseu, por roubos em estabelecimentos comerciais e posse de armas proibidas.

Região

Seia assinala “Abril-Mês da Prevenção dos Maus Tratos na Infância”

Laços azuis em 70 edifícios assinalam o início da campanha “Abril – Mês da Prevenção dos Maus Tratos na Infância” em Seia, iniciativa que este ano vai ter como subtema

Última Hora

Região: Despiste causou seis feridos, um em estado grave

Seis homens ficaram feridos, esta quarta-feira, no despiste do veículo ligeiro de passageiros em que seguiam, na localidade de Vale do Horto,…

Última Hora

Leiria: Mulher detida por tentativa de homicídio

A Polícia Judiciária (PJ), através do Departamento de Investigação Criminal de Leiria, deteve, na madrugada de hoje, uma mulher suspeita de tentar matar o companheiro, no dia de ontem, em

Informação

Aveiro: Jovens detidos por tráfico de estupefacientes

A PSP deteve, ontem, dia 24 de janeiro, um homem e uma mulher, no distrito de Aveiro, por suspeitas de tráfico de estupefacientes.

Última Hora

Município de Penacova aprova Relatório de Gestão e Prestação de Contas

 A Assembleia Municipal de Penacova aprovou o Relatório de Gestão e Prestação de Contas do Município de Penacova do ano económico de 2017, que espelha os grandes eixos de investimento