Preço da água desce nos concelhos abastecidos pela Águas do Planalto
4 Julho, 2018 1050 visualizações

Preço da água desce nos concelhos abastecidos pela Águas do Planalto

image_pdfimage_print

O preço da água vai baixar 20 por cento nos concelhos abastecidos pela Águas do Planalto. Os consumidores de Tondela, Santa Comba Dão, Mortágua, Carregal do Sal e de Tábua vão pagar menos pelo abastecimento a partir de agosto.

A medida foi confirmada pelo presidente da Câmara de Santa Comba Dão, Leonel Gouveia, que refere que a redução das tarifas será “um caminho que se vai fazer caminhando”, de forma faseada.

Esta redução da tarifa de água já tinha sido anunciada no ano passado, quando os presidentes das autarquias da Águas do Planalto anunciaram em vésperas das eleições autárquicas uma diminuição do preço em pelo menos 25%. Uma descida que, disseram na altura, deveria entrar em vigor no início deste ano, mas que acabou por não acontecer.

Leonel Gouveia admite que esta promessa era um “compromisso que não se conseguiu concretizar mais cedo” e justifica o atraso pelos incêndios que afetaram a região. “Não nos deixou margem de manobra para que houvesse disponibilidade temporal para poder negociar”, disse.

Em junho deste ano, Tondela, Santa Comba Dão, Mortágua, Carregal do Sal e Tábua foram incluídos nos municípios com as tarifas mais caras de água em Portugal. Em 2017, segundo o estudo da Deco Proteste, os cinco concelhos pagaram 207,44 euros de água pelo abastecimento anual de 120 metros cúbicos.

Com: Jornal do Centro

Anterior Seia: Já são conhecidos os dez vencedores da 3ª edição do Orçamento Participativo
Seguinte Seia: Prática da Transumância contou com uma centena de participantes

Notícias Relacionadas

Última Hora

“Há décadas que há trabalho que devia ter sido feito e não foi”, diz presidente ANMP

O presidente da Associação Nacional de Municípios Portugueses, Manuel Machado, esteve hoje reunido com o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, no Palácio de Belém, para discutir as medidas a

Região

Município de Tábua entrega mais três habitações alvo de reabilitação após os incêndios

O Município de Tábua entrega amanhã, dia 8 de maio, mais três habitações que foram alvo de reabilitação, no âmbito do Programa de Reconstrução de Habitações Permanentes, destruídas pelos incêndios

Informação

Bombeiros apagam fogo e encontram corpo carbonizado em Castelo de Penalva

Hoje, pelas 15h15, uma queimada em Peges, na freguesia de Castelo de Penalva, descontrolou-se dando origem a um incêndio.

Sociedade

Meruge: “Apesar do mau tempo ainda superámos expectativas e juntámos muita gente” (com áudios)

Em Meruge, no concelho de Oliveira do Hospital, cumpriu-se, ontem, a 17ª Feira do Porco e do Enchido. Pese embora o mau tempo, que marcou o fim de semana, o

Informação

PJ da Guarda deteve jovem de 23 anos por suspeita de abuso sexual de crianças

A Polícia Judiciária, através do Departamento de Investigação Criminal da Guarda, deteve um homem “fortemente suspeito da prática continuada,…

Última Hora

 Centro de Portugal volta a ultrapassar o milhão de dormidas

Em junho, o Centro de Portugal confirmou a tendência de crescimento dos últimos meses e registou, pelo segundo mês consecutivo, mais de meio de milhão de dormidas. …

Destaque

Rádio Boa Nova recupera serviços de internet e telefone

O sinal de internet e de telefone chegou hoje à Rádio Boa Nova depois de 25 dias sem aqueles serviços devido ao incêndio de 15 de outubro.

Última Hora

“Tradição e Transmissão” volta a celebrar a cultura popular de Alvoco das Várzeas

O evento Tradição e Transmissão celebra a cultura popular da freguesia de Alvoco das Várzeas, uma das Aldeias de Montanha do concelho de Oliveira do Hospital, e do vale do

Sociedade

Município oliveirense aposta em equipamentos de “medição de ar” e “educação ambiental”

O Município de Oliveira do Hospital, através de um projeto aprovado pelo Fundo Ambiental, vai colocar cinco equipamentos de “medição de ar”.

Última Hora

Festa do Vinho Novo no Mercado Municipal de Tábua

A 29 de janeiro, o Mercado Municipal de Tábua recebe a segunda edição da Festa do Vinho Novo.

Região

Circulação na Linha da Beira Alta retomada

A circulação na Linha da Beira Alta, interrompida desde as 08h00 de hoje, foi retomada às 14h40, disse à agência Lusa fonte da Infraestruturas de Portugal (IP).

Informação

Arganil defende debate sobre ordenamento florestal

A Câmara de Arganil considera que várias das conclusões do relatório da comissão técnica independente sobre os incêndios de outubro de 2017 vão ao encontro da posição do município, que