Praias do concelho vão ter “assistentes de praia” e bandeiras sinalizadoras de lotação
16 Junho, 2020 1008 visualizações

Praias do concelho vão ter “assistentes de praia” e bandeiras sinalizadoras de lotação

image_pdfimage_print

A regra é para todas as praias do país e as do concelho de Oliveira do Hospital não vão ser exceção. No início da época balnear, passa a existir a figura do “assistente de praia”, assim como as bandeiras verde,…

… amarela e vermelha que sinalizam a lotação de cada praia fluvial do concelho.


As regras já tinham sido anunciadas pelo governo e Direção Geral de Saúde e são agora determinadas pela Agência Portuguesa do Ambiente (APA) que comunicou às autarquias os procedimentos a adotar nas zonas balneares.

José Francisco Rolo, vice-presidente do Município de Oliveira do Hospital e vereador do pelouro do Ambiente informou na última reunião do executivo já ter reunido com a APA, o SEPNA e a CIM da Região de Coimbra para preparar a época balnear, que deverá ter início em julho. O responsável adiantou que, nas praias fluviais do concelho, passará a existir a figura do assistente de praia que ficará responsável pelo “carregamento na aplicação móvel do estado das praias no que respeita à sua lotação em articulação com o operador comercial da praia ou o nadador-salvador”. O mesmo assistente de praia fará “a avaliação para colocação das bandeiras que sinalizam a lotação das praias: a bandeira verde que corresponde a um terço; a (bandeira amarela) que corresponde à ocupação elevada entre um terço e dois terços; e a bandeira vermelha que corresponde à ocupação plena”.

Em reunião do executivo, José Francisco Rolo explicou que a lotação de cada praia fluvial foi “determinada pela APA através dos dados que enviámos relativos à área do areal e estrutura de apoio ao areal sem contar o plano de água”. “Fomos cuidados e cautelosos para evitar aglomeração de pessoas”, garantiu o vice-presidente do município oliveirense.

Quanto às regras gerais que devem ser observadas, José Francisco Rolo lembrou que são o “afastamento de 1,5 m entre toalhas e de três metros entre chapéus. Referiu que haverá “especial atenção com a desinfeção e higienização nas zonas de circulação e espaços de sanitários”. Garantiu que “serão feitas “várias desinfeções e higienizações por dia através de um plano que fica afixado” e haverá “dispensadores com desinfetante”.

José Francisco Rolo adiantou que os engenheiros Rui Pina e Rita Fonseca serão os gestores deste processo, ficando responsáveis pela atualização de toda a informação na aplicação online e colocação das bandeiras nas praias fluviais.

O trabalho de preparação do arranque da época balnear está ser realizado com as respetivas Juntas de Freguesia, nomeadamente Alvôco de Várzeas, Avô, Penalva de Alva e Sebastião da Feira e S.Gião e Fundação Albino Mendes da Silva.

Anterior Concelho de Viseu regista 104 casos com 98 recuperados e zero mortes
Seguinte Município de Arganil assegura intervenção de restauro do Arco Triunfal da Igreja Matriz de Vila Cova do Alva

Notícias Relacionadas

Última Hora

Seia: Onda de assaltos no centro da cidade preocupa população

No início desta semana, na noite de 4 para 5 de junho, verificou-se uma onda de assaltos no centro da cidade de Seia. Pelo menos 12 lojas foram assaltadas.

Região

CIM Região de Coimbra avança para a criação da Rede Intermunicipal de Bibliotecas Municipais

O Conselho Intermunicipal aprovou por unanimidade, na reunião realizada no Edifício Mira Center, em Mira, o protocolo de colaboração da CIM Região de Coimbra, …

Região

Tábua com dois casos positivos de Covid-19

O Município de Tábua atualizou hoje o número de casos de Covid-19, confirmando a existência de duas pessoas infetadas com o novo coronavírus.

Região

Estradas da Serra da Estrela reabertas ao trânsito

As estradas da Serra da Estrela foram hoje à tarde reabertas ao trânsito, depois de terem estado encerradas, de manhã, devido à queda de neve.

Última Hora

Oliveira do Hospital adere à Semana Europeia da Mobilidade

O Município de Oliveira do Hospital aderiu à iniciativa Semana Europeia da Mobilidade que decorre de 16 a 22 de setembro e tem como tema “Caminhar e Pedalar em Segurança” sob o

Informação

Rafael Reis é o primeiro camisola amarela da Volta a Portugal

O ciclista português Rafael Reis (W52-FC Porto) venceu esta quarta-feira o prólogo de abertura da Volta a Portugal em bicicleta…

Última Hora

Governo sugere eventos de empresas no Interior para relançar turismo

A secretária de Estado do Turismo, Ana Mendes Godinho, apelou ontem às empresas para realizarem reuniões e outras iniciativas nos concelhos mais afetados…

Informação

Região: Detidos três indivíduos que se dedicavam a traficar de pessoas para exploração sexual

A Polícia Judiciária, através da Diretoria do Centro, identificou e deteve três homens, pela presumível prática do crime de tráfico de seres humanos, na vertente de exploração sexual e também

Última Hora

Seia: Médico Jorge Costa e Silva morreu aos 64 anos

Jorge Costa e Silva, clínico de medicina geral e familiar no Hospital de Nossa Senhora da Assunção, em Seia, morreu ontem no Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra, com 64

Destaque

ANCOSE procede à terceira fase de entrega de borregas aos criadores afectados pelos incêndios

A ANCOSE- Associação Nacional de Criadores de Ovinos Serra da Estrela, vai proceder amanhã, 2 de fevereiro, pelas 14h30, na sede de Associação, à terceira fase de entrega de Borregas

Informação

Penalva de Alva recebe XIV Encontro de Tunas

  A Sociedade Recreativa Penalvense vai ser palco do XIV Encontro de Tunas, que vai decorrer domingo, dia 26 de novembro, a partir das 14h30, na sua sede, em Penalva

Sociedade

Proteção Civil alerta para risco “muito elevado e máximo” de incêndio

A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) alertou hoje para o risco de incêndio “muito elevado e máximo” na generalidade dos municípios das regiões do interior Norte e Centro, Alentejo