Praia fluvial de Avô recebeu prémio “Praia + Acessível 2016”
24 Março, 2017 2530 visualizações

Praia fluvial de Avô recebeu prémio “Praia + Acessível 2016”

image_pdfimage_print

O Município de Oliveira do Hospital recebeu o prémio nacional “Praia + Acessível 2016” atribuído à praia fluvial de Avô pelo Instituto Nacional para a Reabilitação, numa cerimónia que decorreu no dia 17 de março na Bolsa de Turismo de Lisboa.

O vice-presidente da autarquia e vereador do Ambiente, José Francisco Rolo recebeu o galardão na sessão que contou com a presença das Secretárias de Estado da Inclusão das Pessoas com Deficiência, Ana Sofia Antunes, do Turismo, Ana Mendes Godinho, e do Ordenamento do Território e Conservação da Natureza, Célia Ramos.

Na cerimónia, em que foi também lançado o programa “Praia Acessível – Praia Para Todos” (2017), o INR reconheceu o Município de Oliveira do Hospital pelo grande empenho demonstrado na implementação e dinamização deste programa, promovendo a Acessibilidade para Todos nas águas balneares do concelho.

Os prémios, patrocinados em 2016 pela Mobilitec, foram atribuídos pelo Júri Nacional, constituído por representantes do Instituto Nacional para a Reabilitação, I.P., que preside, da Agência Portuguesa do Ambiente, I.P., do Turismo de Portugal, I.P., da Direção Geral da Autoridade Marítima/ Instituto de Socorros a Náufragos, da Associação Bandeira Azul da Europa e do patrocinador, à praia de Valadares-Sul, do concelho de Vila Nova de Gaia (1º Prémio) e praia fluvial de Avô, do concelho de Oliveira do Hospital (2.º Prémio) distinguindo, desta forma, uma praia costeira e uma praia interior (fluvial).

O prémio “Praia + Acessível – Praia para Todos!” visa distinguir as duas praias portuguesas, costeiras ou interiores, que, tendo sido galardoadas com a Bandeira Praia Acessível durante a última época balnear, “evidenciaram as melhores condições de acessibilidade, constituindo-se, desse modo, como práticas de referência nacional, pela qualidade do usufruto da sua oferta de serviços e bem-estar que proporcionam às pessoas com mobilidade condicionada”.

Alvo de um investimento que a Câmara Municipal tem vindo a fazer na valorização das praias fluviais e zonas balneares, a praia fluvial de Avô, na ilha do Picoto, passou a dispor, na época balnear de 2016 de uma cadeira anfíbia, que permitiu que as pessoas com mobilidade condicionada passassem a usufruir daquela zona balnear com mais segurança e conforto. A instalação deste novo equipamento resultou de uma candidatura do Município de Oliveira do Hospital ao Programa “Praia Saudável” da Fundação Vodafone Portugal. A cadeira anfíbia permite aos cidadãos com mobilidade reduzida aceder à água com o apoio do nadador salvador, e vem reforçar o conjunto de infraestruturas que fazem desta praia fluvial, que é também uma praia da Rede das Aldeias do Xisto, uma “praia acessível, uma praia para todos”.

Para o vice-presidente da autarquia, José Francisco Rolo, que recebeu este prémio, constituído por um equipamento destinado a melhorar as condições de acessibilidade das praias vencedoras, esta distinção “é o reconhecimento, vindo de um organismo independente, do investimento efetuado na valorização das praias fluviais do concelho. Ter duas praias fluviais reconhecidas e simultaneamente galardoadas é muito positivo para afirmar Oliveira do Hospital como um destino turístico aprazível e de qualidade”.

 

Anterior Bombeiros de Oliveira do Hospital assinalam 95º aniversário
Seguinte Desporto de fim de semana

Notícias Relacionadas

Última Hora

Coimbra: Traficante de droga apanhado com navalhas e um bastão

A PSP deteve, na segunda-feira, no Largo das Ameias, em Coimbra, um homem de 48 anos suspeito dos crimes de tráfico de droga e posse de armas proibidas.

Informação

Temperatura baixa nesta segunda-feira

O IPMA prevê para esta segunda-feira nas regiões do Norte e Centro do continente céu pouco nublado ou limpo, apresentando-se geralmente muito nublado nas regiões do litoral, …

Informação

Cerca de 50 concelhos estão hoje em risco máximo de incêndio

Cerca de 50 concelhos de 12 distritos de Portugal continental apresentam hoje risco máximo de incêndio, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

Informação

“Em Oliveira do Hospital há 49 casas concluídas e 49 não é igual a zero, como se quis fazer crer”

O presidente do Município de Oliveira do Hospital (MOH) reagiu, hoje, à reportagem da TVI “Ajuste direto”, alusiva à situação do concelho um ano após o grande incêndio de 15

Informação

PJ deteve suspeito de matar mulher de 25 anos em Moimenta da Beira

Polícia Judiciária, através da Unidade Local de Vila Real, identificou e deteve um homem, de 26 anos de idade, suspeito da prática de um crime de homicídio, em Moimenta da

Informação

Turismo Centro de Portugal vence Prémio Reconhecimento nos Publituris Portugal Trade Awards

O Turismo Centro de Portugal recebeu o Prémio Reconhecimento dos Publituris Portugal Trade Awards 2018. A escolha foi revelada hoje, durante a gala dos prémios…

Destaque

Carlos Carvalheira apela a “esforço redobrado” para que “todos os alunos atinjam os objetivos” (com vídeo)

Carlos Carvalheira, diretor do Agrupamento de Escolas de Oliveira do Hospital, em entrevista no noticiário das 12h00 na Rádio Boa Nova (via skype) adiantou…

Sociedade

Detetada Legionella no Centro de Saúde de Mangualde

A Administração Regional de Saúde do Centro (ARSC) revelou hoje que foi detetada ‘legionella’ ambiental numa colheita efetuada em meados de outubro…

Destaque

“Primavera Sénior – Encontro Concelhio de Idosos” junta cerca de 450 idosos no Parque do Mandanelho

O Parque do Mandanelho, na cidade de Oliveira do Hospital, acolhe hoje o “Primavera Sénior – Encontro Concelhio de Idosos”.

Última Hora

13 detenções, 573 infrações e 69 acidentes no distrito de Coimbra

O Comando Territorial de Coimbra procedeu, de 11 a 17 de setembro, a várias operações, no distrito de Coimbra, como a prevenção e o combate à criminalidade violenta e a

Cultura

Taste Coimbra Region dá a conhecer o melhor da gastronomia da Região de Coimbra

 Taste Coimbra Region é o novo portal online que pretende promover os produtos endógenos da Região de uma forma integrada e criativa, reforçando os elementos distintivos e de singularidade do território.

Última Hora

PJ deteve incendiário florestal em Penacova

A Polícia Judiciária deteve um homem solteiro e madeireiro, com 48 anos, pela presumível prática de um crime de incêndio florestal em terreno povoado …