Praia Fluvial de Avô eleita como “Praia + Acessível” de Portugal
7 Dezembro, 2016 2800 visualizações

Praia Fluvial de Avô eleita como “Praia + Acessível” de Portugal

image_pdfimage_print

A praia fluvial de Avô, no concelho de Oliveira do Hospital, acaba de ser classificada como a  “Praia + Acessível 2016” de Portugal pelo Instituto Nacional para a Reabilitação.

A vila de Avô, passa assim a deter a praia de interior “+ acessível” do país a pessoas com mobilidade condicionada. O primeiro prémio foi atribuído à praia costeira de Valadares Sul, no concelho de Vila Nova de Gaia.

O prémio ”Praia + Acessível – Praia para Todos!” visa distinguir as duas praias portuguesas, costeiras ou interiores, que, tendo sido galardoadas com a Bandeira Praia Acessível durante a última época balnear, “evidenciaram as melhores condições de acessibilidade, constituindo-se, desse modo, como práticas de referência nacional, pela qualidade do usufruto da sua oferta de serviços e bem-estar que proporcionam às pessoas com mobilidade condicionada”.

Para o Presidente do Município de Oliveira do Hospital, José Carlos Alexandrino, este prémio é o resultado inequívoco e o reconhecimento, a nível nacional, de todo o investimento que a câmara municipal tem vindo a fazer na valorização das praias fluviais e zonas balneares, na perspetiva da dinamização da atividade turística num concelho que cada vez mais se posiciona como um destino turístico de excelência.

Sublinhando o facto de o Instituto Nacional para a Reabilitação manifestar o seu reconhecimento “pelo grande empenho” deste município “na implementação e dinamização do Programa “Praia Acessível – Praia para Todos!”, promovendo a acessibilidade para todos nas águas balneares concelhias, José Carlos Alexandrino sustenta que estes prémios nacionais são fundamentais para posicionar Oliveira do Hospital no mapa do turismo nacional e isso – sustenta o autarca – tem certamente contribuído para que hoje tenhamos um território com uma atividade turística em franca expansão.

“É um grande orgulho para Oliveira do Hospital termos uma praia fluvial com este estatuto e estamos todos de parabéns por conseguirmos, na época balnear de 2016, ter as melhores práticas de acessibilidade e grande qualidade no apoio disponibilizado às pessoas com mobilidade condicionada”, refere José Carlos Alexandrino.

Sublinhe-se que na época balnear de 2016, a praia fluvial de Avô – na  ilha do Picoto – passou a ter uma cadeira anfíbia, que permitiu que as pessoas com mobilidade condicionada passassem a usufruir daquela zona balnear com mais segurança e conforto.

A instalação daquele novo equipamento resulta de uma candidatura do Município de Oliveira do Hospital ao Programa “Praia Saudável” da Fundação Vodafone Portugal. A cadeira anfíbia permite aos cidadãos com mobilidade reduzida aceder à água com o apoio do nadador salvador, e vem reforçar o conjunto de infraestruturas que fazem desta praia fluvial, na Ilha do Picoto, uma “praia acessível, uma praia para todos”.

A distinção da praia fluvial de Avô, banhada pelo rio Alva, como a “Praia + Acessível” do interior do país, no âmbito do prémio patrocinado em 2016 pela Mobilitec, resulta de uma decisão tomada por unanimidade pelo júri nacional, constituído por representantes do Instituto Nacional para a Reabilitação, I.P.; que preside, da Agência Portuguesa do Ambiente, I.P.; do Turismo de Portugal, I.P.; da Direção Geral da Autoridade Marítima/ Instituto de Socorros a Náufragos e, ainda, da Associação Bandeira Azul da Europa e do patrocinador.

Anterior Presépio avaliado em mais de 10 mil euros exposto em Viseu
Seguinte Encontrado idoso desaparecido na Guarda

Notícias Relacionadas

Sociedade

Chuva está de regresso. No domingo descem as temperaturas

A chuva vai regressar a Portugal continental a partir de hoje, prevendo-se também uma descida da temperatura máxima de 04 a 06 graus Celsius no domingo, …

Sociedade

Aldeia das Dez promoveu a Castanha e o Santuário de Nossa Senhora das Preces

Neste fim de semana todos os caminhos conduziram a Aldeia das Dez e ao Santuário de Nossa Senhora das Preces, em Vale de Maceira, para mais uma Festa da Castanha.

Sociedade

Paulo Leitão e o repórter de imagem Sandro García da Centro TV, vencem prémio da ANMP

O jornalista Paulo Leitão e o repórter de imagem Sandro García ganharam a 1ª Menção Honrosa do prémio de Jornalismo e Poder Local na categoria de televisão, da Associação Nacional

Última Hora

PDR 2020: Abertas candidaturas a apoio à florestação de terras não agrícolas

A entidade gestora do PDR 2020 —  Programa de Desenvolvimento Rural 2014-2020 — abriu, a 12 de novembro, as candidaturas à Operação 8.1.1 – Florestação de Terras Agrícolas e não

Região

Aveiro: GNR apreende atum-rabilho com 205 quilos

A Unidade de Controlo Costeiro, através do Subdestacamento de Controlo Costeiro de Aveiro, no dia 14 de agosto, na localidade da Gafanha da Nazaré, apreendeu um exemplar de atum-rabilho com

Informação

BLC3 acolheu “Ciclo de Eventos – Dinâmicas para a Inovação” da ANI

No passado dia 20 de novembro, a BLC3, Associação BLC3 – Campus de Tecnologia e Inovação, localizada em Lagares da Beira, …

Última Hora

Calor extremo: Praias Fluviais do concelho servem de refúgio

Atendendo às elevadas temperaturas que se fazem sentir em Portugal nos últimos dias, turistas e população local têm recorrido às praias fluviais do concelho para se refugiar.

Última Hora

Oliveirense João Barreiros apresenta livro “Se eu pudesse amava-te”

O oliveirense João Barreiros apresenta, no próximo domingo, dia 19 de agosto, pelas 15h00, em Vilela, Oliveira do Hospital, o seu terceiro livro “Se eu pudesse amava-te”.

Nacional

Proteção Civil promove campanha de sensibilização para medidas de autoproteção em caso de incêndios rurais

No âmbito da campanha global sobre incêndios rurais “Portugal Chama”, a Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) promove entre 3 de julho a 2 agosto, a campanha de

Informação

Região: Incêndio consome fábrica de carvão

Um incêndio destruiu ao início da manhã de hoje uma fábrica de carvão em Vilarinho, no concelho de Oliveira de Frades, …

Região

Incêndio em Góis provocou dois feridos e destruiu vários automóveis

Um incêndio em Góis, nas proximidades do local onde decorria uma concentração de motos, provocou um ferido grave, um ferido ligeiro e destruiu cerca de 13 viaturas, no sábado à

Cultura

“Coimbra Região Europeia da Gastronomia 2021” em destaque na BTL (com vídeos)

A gastronomia de Coimbra foi promovida, ontem, na Bolsa de Turismo de Lisboa, onde foram apresentados os 14 produtos distintivos daquela que é “Região Europeia da Gastronomia 2021”, cujo lema