Praia fluvial de Alvoco das Várzeas galardoada pela primeira vez qualidade de ouro
2 Julho, 2018 1133 visualizações

Praia fluvial de Alvoco das Várzeas galardoada pela primeira vez qualidade de ouro

image_pdfimage_print

A praia fluvial de Alvoco das Várzeas foi, pelo quinto ano consecutivo, galardoada pela bandeira azul e “considerada pela primeira vez qualidade de ouro”.

Na cerimónia do hastear das bandeiras, decorrida no passado domingo, 1 de julho, José Carlos Alexandrino, presidente do Município de Oliveira do Hospital, mostrou-se satisfeito pela distinção. “Mostra realmente uma qualidade porque são 32 itens que são precisos satisfazer e, por isso, é um galardão que nem sempre é fácil alcançar”.

Para o autarca, este galardão tem um “sabor especial” depois do que o concelho passou em outubro passado. “Depois dos incêndios que nos condicionou em muitas coisas, esta praia felizmente foi reconhecida e nós estamos contentes por isso”, referiu José Carlos Alexandrino. “Se as bandeiras azuis já são uma marca, a bandeira de ouro é uma marca ainda mais forte”, acrescentou.

Apesar de todo o mérito atribuído à praia fluvial de Alvoco das Várzeas, o presidente não esconde que ainda “há passos para se darem”. Para o autarca, é necessário “um estilo de açude para fazer a elevação das águas e para terem profundidade”. Os “acessos à praia” e “os estacionamentos” são outros problemas que o presidente aponta. “São condições sinequanon”, disse.

Na ocasião, José Carlos Alexandrino referiu que, no concelho, existem outras duas praias que “reúnem condições” para estas distinções, contudo “não para este ano”, por força do incêndio: Avô e São Sebastião da Feira. A propósito, adiantou que, em curso, está um “concurso público para requalificação” destas praias, resultado de um “protocolo da Câmara Municipal com a Agência Portuguesa do Ambiente, num valor de 450 mil euros”, explicou.

Com um investimento de “70 mil euros” no ano passado devido às chuvas fortes, para o autarca a praia fluvial de Avô “tem sido muito prejudicada pelas cheias e pelo paradão que foi construído com alguma inconsciência”. A causar mais constrangimentos estão as “descargas ilegais feitas na Ribeira de Pomares” que “influenciam nas análises da água”.

Beatriz Cruz (jornalista estagiária)

Anterior Arganil cria Centro de Apoio à Integração de Migrantes
Seguinte Município de Seia distingue personalidades e alunos no 32º aniversário de elevação a cidade

Notícias Relacionadas

Última Hora

Academia de Futebol do FCOH inicia trabalhos dia 3 de setembro

Na próxima terça-feira, dia 3 de setembro, a Academia de Formação do Futebol Clube de Oliveira do Hospital (FCOH) vai dar início aos treinos dos respetivos escalões,…

Última Hora

“A Escola e o Meio” na Rádio Boa Nova

Este sábado, dia de 29 de outubro, entre as 19h00 e as 20h00, é emitido o 4.º programa “A Escola e o Meio”, uma produção do Clube de Rádio do

Informação

“Ciclo pelas Igrejas” inicia amanhã na Igreja da Misericórdia em Galizes

O Município de Oliveira do Hospital, através do seu pelouro da Cultura, está a promover vários concertos no âmbito da iniciativa “Ciclo pelas Igrejas”…

Informação

ANPC, desativou o Plano Distrital de Emergência e Proteção Civil de Coimbra

ANPC, desativou o Plano Distrital de Emergência e Proteção Civil de Coimbra Segundo comunicado da ANPC e, “Atendendo à gradual retoma da normalidade no que concerne aos incêndios rurais e

Programas

Hoje é dia de “Lugar Sonoro” na Rádio Boa Nova

Na 9ª emissão do programa (às 14h00) apresentamos alguns dos sons gravados no passado domingo, 7 de maio, na aldeia do xisto da Benfeita, concelho de Arganil, por ocasião das 1620

Educação

OP Escolar Seia: Anunciados os projetos vencedores da 4ª edição

Tourais/Paranhos, Guilherme Correia de Carvalho, Secundária de Seia e Jardim-de-Infância da Santa Casa da Misericórdia de Seia são as escolas que irão beneficiar do Orçamento Participativo (OP) Escolar de Seia

Última Hora

Rádio Boa Nova retoma programa com especialista em Acupunctura e Medicina Tradicional Chinesa, Dr. Pedro Vaz

A Rádio Boa Nova retoma amanhã, dia 30 de janeiro, a partir das 10h00, o programa “Contributos para a Saúde, Acupunctura e Medicina Tradicional Chinesa”,…

Nacional

ASAE: 175 inspetores fiscalizam veículos por todo o país

Está a decorrer em todo o território nacional uma operação de fiscalização da  Autoridades de Segurança Alimentar e Económica (ASAE),…

Última Hora

Bombeiros de Lagares acusam o Estado de “não ter respeito” pelas Associações Humanitárias (com vídeo)

A Associação Humanitária dos Bombeiros de Lagares da Beira comemorou hoje os seus 71 anos, assim como os 40 anos da fanfarra. Na hora de comemorar, a Associação Humanitária …

Última Hora

Micro e pequenas empresas de Oliveira do Hospital podem candidatar-se a fundos comunitários

O Município de Oliveira do Hospital acolheu uma sessão de divulgação e informação sobre o Sistema de Incentivos ao Empreendedorismo e Emprego (SI2E) através do qual é disponibilizado…

Informação

Mês de maio inicia com temperaturas elevadas

O mês de maio iniciou, ontem, com tempo quente que se deverá manter no próximos dias. Hoje, os termómetros vão chegar aos 31ºC em algumas regiões,

Informação

Estão abertas as inscrições para a Feira do Queijo Serra da Estrela de Oliveira do Hospital

A 26ª edição da Festa do Queijo Serra da Estrela de Oliveira do Hospital realiza-se este ano entre os dias 11 e 12 de março, …