Praia fluvial de Alvoco das Várzeas galardoada pela primeira vez qualidade de ouro
2 Julho, 2018 1064 visualizações

Praia fluvial de Alvoco das Várzeas galardoada pela primeira vez qualidade de ouro

image_pdfimage_print

A praia fluvial de Alvoco das Várzeas foi, pelo quinto ano consecutivo, galardoada pela bandeira azul e “considerada pela primeira vez qualidade de ouro”.

Na cerimónia do hastear das bandeiras, decorrida no passado domingo, 1 de julho, José Carlos Alexandrino, presidente do Município de Oliveira do Hospital, mostrou-se satisfeito pela distinção. “Mostra realmente uma qualidade porque são 32 itens que são precisos satisfazer e, por isso, é um galardão que nem sempre é fácil alcançar”.

Para o autarca, este galardão tem um “sabor especial” depois do que o concelho passou em outubro passado. “Depois dos incêndios que nos condicionou em muitas coisas, esta praia felizmente foi reconhecida e nós estamos contentes por isso”, referiu José Carlos Alexandrino. “Se as bandeiras azuis já são uma marca, a bandeira de ouro é uma marca ainda mais forte”, acrescentou.

Apesar de todo o mérito atribuído à praia fluvial de Alvoco das Várzeas, o presidente não esconde que ainda “há passos para se darem”. Para o autarca, é necessário “um estilo de açude para fazer a elevação das águas e para terem profundidade”. Os “acessos à praia” e “os estacionamentos” são outros problemas que o presidente aponta. “São condições sinequanon”, disse.

Na ocasião, José Carlos Alexandrino referiu que, no concelho, existem outras duas praias que “reúnem condições” para estas distinções, contudo “não para este ano”, por força do incêndio: Avô e São Sebastião da Feira. A propósito, adiantou que, em curso, está um “concurso público para requalificação” destas praias, resultado de um “protocolo da Câmara Municipal com a Agência Portuguesa do Ambiente, num valor de 450 mil euros”, explicou.

Com um investimento de “70 mil euros” no ano passado devido às chuvas fortes, para o autarca a praia fluvial de Avô “tem sido muito prejudicada pelas cheias e pelo paradão que foi construído com alguma inconsciência”. A causar mais constrangimentos estão as “descargas ilegais feitas na Ribeira de Pomares” que “influenciam nas análises da água”.

Beatriz Cruz (jornalista estagiária)

Anterior Arganil cria Centro de Apoio à Integração de Migrantes
Seguinte Município de Seia distingue personalidades e alunos no 32º aniversário de elevação a cidade

Notícias Relacionadas

Informação

Vários distritos sob aviso devido à chuva, vento e agitação marítima

Vários distritos de Portugal continental vão estar na sexta-feira sob aviso amarelo devido à previsão de agitação marítima, vento forte e chuva persistente, segundo o Instituto Português do Mar e

Última Hora

Dois homens detidos em Coimbra por tráfico de droga

A Polícia Judiciária anunciou hoje a detenção de dois homens, de 35 e 38 anos, em Coimbra, pela presumível autoria do crime de tráfico de estupefacientes.

Última Hora

Estado investe 560 mil euros na recuperação da Mata da Margaraça

O Estado vai investir 560 mil euros nos próximos três anos na recuperação da Mata da Margaraça, em Arganil, que integra a Paisagem Protegida da Serra do Açor e que

Informação

Acidentes nas estradas provocaram 305 mortos este ano

Os acidentes nas estradas portuguesas provocaram este ano 305 mortos, menos 22 do que em igual período de 2015, indicou hoje a Autoridade Nacional …

Informação

VI Downtown Nocturno Cidade D’Oliveira realiza-se no sábado

É já este sábado, dia 29 de junho, que decorre a 6ª edição do Downtown Nocturno Cidade D’Oliveira, numa organização da Junta de Freguesia de Oliveira do Hospital e S.

Região

Despiste de camião provoca um morto

Um homem morreu hoje na sequência do despiste de um camião ocorrido no concelho de Manteigas, distrito da Guarda, disse à agência Lusa fonte do Comando Distrital de Operações de

Última Hora

Região: PJ deteve suspeito de atear fogo a ecopontos e viaturas

A Polícia Judiciária, através do Departamento de Investigação Criminal de Leiria, anunciou a detenção do presumível…

Nacional

Cerca de 200 jovens participam no acampamento do Bloco ‘Liberdade 2017’ em S. Gião

Cerca de 200 jovens participam até domingo no acampamento “Liberdade 2017”, organizado pela Coordenadora Nacional de Jovens do Bloco de Esquerda, em Oliveira do Hospital, com debates, ‘workshops’, filmes e

Informação

Pedrógão Grande: Número de arguidos aumenta para 18

O número de arguidos do inquérito que investiga os incêndios de junho de 2017 em Pedrógão Grande, que provocaram 66 mortos, aumentou para 18.

Última Hora

“Qualidade de Ouro” para praia fluvial de Alvôco de Várzeas

A praia fluvial de Alvôco de Várzeas integra o grupo de 390 praias portuguesas com a classificação “Qualidade de Ouro” atribuída pela associação ambientalista Quercus.

Região

Pombal: Intoxicação alimentar leva oito pessoas ao hospital

Oito pessoas sofreram, ontem, uma intoxicação alimentar no restaurante de um parque aquático de Pombal.

Educação

Jorge Conde sucede a Rui Antunes na presidência do Politécnico de Coimbra

Jorge Conde, atual presidente da Escola Superior de Tecnologia da Saúde de Coimbra (ESTeSC), que venceu a eleição para a presidência …