Praia de Mira confirma Bandeira Azul mais antiga do mundo
20 Maio, 2020 445 visualizações

Praia de Mira confirma Bandeira Azul mais antiga do mundo

image_pdfimage_print

A vigilância balnear em Mira arranca já no sábado, disse hoje o presidente da Câmara deste concelho, numa primeira reação à atribuição da Bandeira Azul à Praia de Mira pelo 34.º ano consecutivo.

A Praia de Mira viu hoje confirmado o estatuto de única zona balnear do mundo a receber, sem interrupções, a Bandeira Azul em todas as edições do galardão internacional que distingue a qualidade das praias, ao ser incluída na listagem de 2020 divulgada em Lisboa pelo Programa Bandeira Azul.

“É um orgulho e uma responsabilidade para nós, sobretudo nesta época de pandemia e desconfinamento. Vamos trabalhar para que tudo corra bem, mantendo a Praia de Mira e a Praia do Poço da Cruz como locais seguros de todos os pontos de vista”, disse ao autarca à Lusa.

A partir de sábado, as duas praias vão contar com vigilância aos banhistas assegurada pela Associação Adamastor, no âmbito de um protocolo celebrado em 2019 com a autarquia.

O trabalho da Associação prolonga-se também para lá do fim da época balnear oficial. Em 2019, a sua utilidade foi demonstrada em diversas ocasiões, nomeadamente no final de setembro, quando uma turista francesa acabou por ser resgatada do mar após ser arrastada por uma onda mais forte.

“Só o salvamento dessa vida humana era suficiente para justificar o protocolo”, argumenta Raúl Almeida, que guarda para mais tarde a divulgação de novas regras nas praias para conter a propagação do novo coronavírus, em respeito pelas orientações da Direção Geral da Saúde.

Designado como Serviço de Prevenção ao Afogamento, o projeto que antecipa a vigilância nas praias de Mira resulta de um protocolo celebrado entre a autarquia e a Adamastor – Associação de Nadadores Salvadores de Mira.

No âmbito do protocolo, uma equipa de nadadores salvadores “pode ser ativada nos períodos em que haja condições apropriadas à prática balnear, em situações nas quais sejam necessários elementos para prevenção aquática, situações que sejam classificadas como tendo risco de afogamento, ou qualquer outro enquadramento válido, por forma a prestar assistência e a minimizar ao máximo as probabilidades de ocorrências em meio aquático ou até afogamentos”.

Dado o seu vínculo de funcionamento, “esta equipa terá a mais-valia de já estar integrada a nível operacional, sendo um meio adicional devidamente contemplado no quadro municipal para o desempenho de funções específicas”, explicita Raul Almeida.

O acordo inclui a cedência de uma moto-quatro pelo município à Associação, o pagamento do combustível para o seu funcionamento, dois nadadores-salvadores, bem como o restante material necessário para o exercício das funções.

Durante o período oficial da época balnear, a segurança dos banhistas será assegurada pelos meios tradicionais, em articulação com o Instituto de Socorro a Náufragos.

A Câmara de Mira anunciou, entretanto, que decidiu reabrir o estacionamento gratuito na Avenida Arrais Batista Cera (Marginal) na Praia de Mira, Parque Estacionamento do Touring e da praia Poço da Cruz.

lusa.pt

Anterior Covid-19: Mais 16 mortos e 228 casos confirmados de Covid-19 em Portugal
Seguinte Aveiro: Homem detido pelo crime de homicídio na forma tentada

Notícias Relacionadas

Última Hora

Município de Seia promove festividades de Natal

Pai Natal, Oficina dos Duendes e Frozen dinamizam, este ano, o Mercado de Natal em Seia.

Região

Presidente da Comissão Regional do Centro, Ana Abrunhosa, acusada de difamar antecessor

A presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro, Ana Abrunhosa, e o ex-marido serão julgados por difamação…

Informação

António Lopes assume candidatura à Câmara de Oliveira do Hospital

O destituído presidente da Assembleia Municipal de Oliveira do Hospital, António Lopes, assumiu na última reunião daquele órgão que vai ser candidato à Câmara Municipal oliveirense com vista a corrigir

Última Hora

Tempo quente mantém seis distritos do continente sob aviso amarelo

Seis distritos de Portugal continental e o arquipélago da Madeira estão hoje sob aviso amarelo devido à previsão de tempo quente, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera

Última Hora

Coimbra: Quatro pessoas detidas por condução com álcool em dois dias

Quatro pessoas foram detidas pela Polícia de Segurança Pública (PSP) de Coimbra, nos dias 20 e 21 de dezembro, por terem sido intercetadas a conduzir sob o efeito de álcool.

Última Hora

Casal ficou desalojado após incêndio em habitação em S. Gião

Um casal, com idades entre os 70 e os 80 anos, ficou desalojado na última madrugada devido a um incêndio na sua habitação na localidade de S. Gião,…

Última Hora

Buscas por pescador desaparecido em Penacova

Esta manhã, pelas 8h00, foram retomadas as buscas pelo pescador desaparecido na quarta-feira de manhã em Penacova, com 40 elementos e quatro barcos.

Região

Vinte operacionais em buscas por homem desaparecido na Figueira da Foz

Um homem de 47 anos está desaparecido desde quinta-feira no concelho da Figueira da Foz, informaram hoje fontes da GNR e da Proteção Civil, indicando que cerca de 20 operacionais

Informação

Bombeiros de Lagares da Beira voltam a ser “brindados” com nascimento em ambulância

Um bebé nasceu ontem, 20 de janeiro, numa ambulância da Corporação dos Bombeiros Voluntários de Lagares da Beira, a caminho para a maternidade, em Coimbra.

Cultura

Rodrigues Gonçalves lança livro “Gomes Freire de Andrade, um mártir da pátria”

No próximo sábado, 9 de dezembro, é apresentado o livro “Gomes Freire de Andrade, um mártir da pátria” da autoria de António Rodrigues Gonçalves.

Região

Governo admite atrasos nas obras de requalificação do IP3

As obras de requalificação do IP3 entre a Lagoa Azul, em Mortágua, e Penacova estão atrasadas cerca de dois meses. A situação foi assumida pelo ministro das Infraestruturas e da

Sociedade

Pirâmide de Natal Solidário angariou 2.150 kg de bens alimentares em Oliveira do Hospital

Decorreu nos dias 12 e 13 de novembro, mais uma recolha de bens alimentares, “Pirâmide de Natal Solidário”, dinamizada pelo Município de Oliveira do Hospital em colaboração…