Portugueses “muito contidos” no início do desconfinamento, considera Marcelo Rebelo de Sousa
14 Maio, 2020 354 visualizações

Portugueses “muito contidos” no início do desconfinamento, considera Marcelo Rebelo de Sousa

image_pdfimage_print

Marcelo Rebelo de Sousa afirmou esta quinta-feira que o desconfinamento em Portugal, que começou no início de maio, “foi muito contido” e não teve, para já, reflexos na evolução do surto.

“Os portugueses foram sensíveis ao que lhes foi pedido, de fazerem a abertura por pequenos passos. O que quer dizer que não temos muitos dados que permitam retirar conclusões firmes. Ainda não passaram 15 dias e como a contenção continuou elevada encontramos um processo estável”, anunciou o presidente da República, após a reunião de hoje com o Infarmed.

Neste momento, o chamado R0 (indicador de contágio) “anda à volta de 1”, na média do país, o que quer dizer que cada infetado contagia uma pessoa. Segundo confirmou o chefe de Estado, Lisboa e Vale do Tejo é a região com maior risco de transmissão do novo coronavírus.

Marcelo Rebelo de Sousa confirmou também a tendência de diminuição do número de internamentos e da letalidade do vírus no país. “Isto quer dizer que tem havido uma comunicação muito boa entre as autoridades sanitárias e os portugueses. E isso é positivo”, sublinhou.

Com um discurso otimista mas cauteloso, afirmou que o país terá de aguardar para avaliar “dois momentos importantes”: o dia 18 de maio, para o qual está prevista uma nova fase do desconfinamento, nomeadamente com a reabertura das escolas e restaurantes, e, depois, o dia 1 de junho, com o fim do teletrabalho para muitos portugueses.

jn.pt

Anterior DGS publica manual de medidas gerais de prevenção e controlo da Covid-19
Seguinte Portugal regista mais nove mortes por Covid-19 e 187 infeções  

Notícias Relacionadas

Informação

Sinistralidade: 16 detenções, 697 infrações e 79 acidentes no distrito de Coimbra

O Comando Territorial de Coimbra procedeu, de 7 a 13 de janeiro, a várias operações, no distrito de Coimbra, como a prevenção e o combate à criminalidade violenta e a

Informação

Militar da GNR de Pinhel morre na sequência de queda de cavalo

Um militar da GNR a prestar serviço no Posto Territorial de Pinhel morreu no seguimento de ferimentos resultantes de uma queda de cavalo ocorrida …

Informação

Presidente da República repetiu o teste à Covid-19 e o resultado foi negativo

Depois de no passado dia 9, o Presidente da República ter realizado testes de despiste à Covid-19, apesar de estar assintomático, e de os mesmos terem dado negativo, esta terça-feira

Região

Série documental “15 memórias do fogo” dá voz às vítimas dos fogos de outubro

A ‘websérie’ documental “15 memórias do fogo” estreia-se no domingo, com o objetivo de contar 15 histórias em torno dos fogos de outubro de 2017, para dar voz e visibilidade

Última Hora

Seia comemora semana europeia da mobilidade  

De 16 a 22 de setembro, integrado nas comemorações da Semana Europeia da Mobilidade do Município de Seia …

Sociedade

Rodrigues Gonçalves lança livro sobre os 150 anos da Filarmónica de Avô

O Avoense A. Rodrigues Gonçalves apresenta amanhã, 13 de agosto, a obra escrita alusiva à história a Filarmónica de Avô que se encontra a celebrar o 150º aniversário.

Informação

Bebé de 11 meses morreu em incêndio numa habitação

Um bebé de 11 meses morreu, esta segunda-feira, num incêndio numa habitação na Sertã, distrito de Castelo Branco.

Sociedade

Apenas 58 câmaras aceitaram todas as competências para 2020 dentro do prazo.

Só, 58 dos municípios do continente declararam ao Governo que pretendem assumir em 2020 todas as competências a transferir do Estado central. Apenas 58 dos municípios do continente declararam ao

Última Hora

“Forte embate” de embarcação à entrada do cais causou 34 feridos em Lisboa

Trinta e quatro pessoas ficaram feridas, esta quarta-feira, quando uma embarcação da Soflusa, proveniente do Barreiro com 561 passageiros…

Vídeos

Saúde Oral esteve em destaque no Espaço UCC Pinheiro dos Abraços (Com vídeo)

A “Saúde Oral” foi, hoje, o tema em destaque no segundo programa “Espaço Unidade Cuidados na Comunidade (UCC) Pinheiro dos Abraços”…

Região

Grupo de cidadãos insiste na contestação às minas de lítio no interior

Um grupo de cidadãos de “defesa do interior” admitiu que o Governo recuou na concessão das minas de lítio, mas afirmou que importa manter a contestação às eventuais explorações nesta

Última Hora

Manuel da Costa apresenta livro “Do Homem e Da Terra”

No próximo dia 4 de março (sábado) será apresentado o livro “Do Homem e Da Terra” da autoria de Manuel da Costa. A sessão decorrerá na Biblioteca Municipal de Oliveira