Portugal será afetado pela depressão Gabriel, mas só a partir de amanhã
28 Janeiro, 2019 1562 visualizações

Portugal será afetado pela depressão Gabriel, mas só a partir de amanhã

image_pdfimage_print

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) prevê para esta segunda-feira céu geralmente muito nublado, apresentando-se pouco nublado na região Sul até meio da manhã e diminuindo de nebulosidade nas regiões do interior a partir do final da tarde.

A chuva, essa, está prevista para as regiões Norte e Centro, em especial no litoral, que poderão ser de neve acima de 1.200/1.400 metros.

Vento soprará fraco a moderado (até 30 km/h) predominando de noroeste, soprando por vezes forte (até 40 km/h), com rajadas até 60 km/h, no litoral oeste, e sendo forte (35 a 45 km/h), com rajadas até 80 km/h, nas terras altas.

O IPMA sublinha a possibilidade de neblina ou nevoeiro matinal em alguns locais e ainda uma pequena subida da temperatura máxima.

O distrito mais frio esta segunda-feira é a Guarda, com uma mínima de 1ºC e uma máxima que não irá além dos 9ºC. Faro é o distrito com as temperaturas mais quentes, atingindo os 19ºC de temperatura. Nos restantes distritos registar-se-ão as seguintes temperaturas: Beja (5,15); Évora (6,16); Setúbal (9, 17); Lisboa (9, 16); Portalegre (5, 12); Santarém (9, 17); Leiria (9, 15); Castelo Branco (6, 14); Coimbra (8,13); Aveiro (9, 15); Viseu (3, 12); Porto (7, 15); Vila Real (3, 13); Braga (5, 15); Viana do Castelo (7, 14); Bragança (4, 12).

De acordo com o IPMA, Portugal Continental será afetado, a partir de esta segunda-feira, por uma superfície frontal fria associada à depressão Gabriel, prevendo-se a ocorrência de períodos de chuva, em especial nas regiões Norte e Centro, e que será fraca na região Sul.

Esta precipitação será sob a forma de neve acima de 1.200/1.400 metros, descendo a cota para 1.000 metros na região Norte no final do dia. Prevê-se ainda vento forte, com rajadas até 65km/h no litoral oeste, e até 85 km/h nas terras alta.

A influência desta depressão em Portugal, sublinha o IPMA, será sentida em algumas das zonas marítimas de responsabilidade nacional.

Os efeitos desta depressão serão sentidos, de acordo com os meteorologistas, até ao final do dia de amanhã, terça-feira.

Anterior Portugal recebe Jornadas Mundiais da Juventude "com uma alegria incontida"
Seguinte Região: GNR apreendeu 400 quilos de folha de tabaco

Notícias Relacionadas

Informação

Arganil celebra protocolo de «Gestão da Bacia Hidrográfica do Rio Ceira face às Alterações Climáticas»

Luís Paulo Costa, presidente da Câmara Municipal de Arganil, procedeu à assinatura do contrato do projeto “Gestão da Bacia Hidrográfica do Rio Ceira face às Alterações Climáticas”, no passado dia

Última Hora

Assembleia Geral Extraordinária do FCOH realiza-se hoje

Está marcada para hoje, dia 21 de junho, a Assembleia Geral Extraordinária do Futebol Clube de Oliveira do Hospital (FCOH), que terá lugar, pelas 21h00, no auditório dos Bombeiros Voluntários

Informação

Campeonato de Portugal: FCOH e ADN apresentam-se para a próxima época desportiva

O Futebol Clube de Oliveira do Hospital (FCOH) e a Associação Desportiva Nogueirense (ADN), equipas do concelho oliveirense, a participar na Série C do Campeonato Nacional, apresentam-se para a época

Última Hora

Tribunal de Contas valida reconstrução de 31 casas em Arganil no valor de 4,2 milhões

O Tribunal de Contas deu visto à reconstrução das 31 habitações permanentes afetadas pelo incêndio de 15 de outubro no concelho de Arganil, cujo valor ascende aos 4,2 milhões de

Região

Despiste de camião faz um ferido na A25

Uma pessoa ficou ferida, esta quinta-feira, na sequência do despiste de um camião na saída da A25, em Albergaria-a-Velha.

Informação

Seia comemora Dia da Criança com Parque Encantado

A Semana da Criança e do Brincar de Seia, que está a decorrer desde o dia 25 de maio, termina este domingo, dia 2 de junho, …

Nacional

COVID19 – ASAE instaurou  7 processos-crime pela eventual prática de obtenção lucro ilegítimo

A Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE)  em resultado de ação de fiscalização realizada nos dias 22 e 23  de abril  a nível nacional instaurou  7 processos-crime pela eventual

Região

Homem foi detido por violência doméstica e posse de explosivos na Covilhã

A GNR deteve um homem de 42 anos pelo crime de violência doméstica e por posse ilegal de armas e explosivos, no concelho da Covilhã, anunciou hoje o Comando Territorial

Região

Arganil: Jovem condenado a 18 anos de prisão por matar namorada

O Tribunal de Coimbra condenou hoje a 18 anos de prisão o jovem de Arganil acusado de empurrar a namorada, de 20 anos, …

Região

Tábua promove VII Tábua de Leituras

O Município de Tábua, através da Biblioteca Pública Municipal João Brandão, promove nos dias 1, 2 e 3 de junho, a sétima edição da “Tábua de Leituras”, uma iniciativa que

Última Hora

Supermercado da Cooperativa reabre ao domingo a partir de 24 de maio

O Supermercado da Cooperativa da Beira Central, em Oliveira do Hospital, vai reabrir ao domingo a partir do próximo dia 24 de maio, …

Última Hora

Tondela: Homem detido por posse ilegal de armas

Um homem, de 64 anos, foi detido pela GNR em Tondela, por posse ilegal de armas.