Portugal não arrecadou prémios na edição 2019 do RegioStars em Bruxelas
10 Outubro, 2019 439 visualizações

Portugal não arrecadou prémios na edição 2019 do RegioStars em Bruxelas

image_pdfimage_print

Apesar de ser o segundo país que mais distinções conseguiu arrecadar nas 12 edições dos prémios da Comissão Europeia, este ano, não se gritou vitória em português.

Portugal estava na corrida com um finalista, o Ecomare – Laboratório para a Inovação e Sustentabilidade dos Recursos Biológicos Marinhos da Universidade de Aveiro, mas, desta vez, os Prémios Regiostars 2019 não vieram para o nosso país. Ainda assim, fica “o orgulho” de ter conseguido um lugar entre 24 finalistas de um total de 200 candidatos. E também essa nota: Portugal foi o segundo país que mais prémios arrecadou em 12 edições do concurso promovido pela Comissão Europeia a projectos financiados por fundos comunitários. Em primeiro lugar está, curiosamente, o Reino Unido.

Nesta edição do RegioStars, os prémios foram para os projectos Energy Cells (consórcio de vários países), Good Support (Polónia), Climate Active Neighbours (consórcio de vários países), Orsi Academy (Bélgica) e Cob Bauge (Reino Unido) — este último, concorria na mesma categoria que o projecto português. Referência, ainda, para o vencedor da votação do público, o City Walk (que envolve oito países).

“Foi um grande prestígio”, enalteceu Ana Abrunhosa, presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro (CCDRC), depois de conhecidos os resultados. “Significa que aplicamos bem os fundos europeus”, acrescentou, realçando o facto de Portugal, e a região Centro em particular, ter conseguido ficar representado entre um leque restrito de finalistas.

Artur Silva, vice-reitor da Universidade de Aveiro, também destacou o facto de o Ecomare ter chegado à final. “Estarmos entre os mais reconhecidos a nível europeu já foi uma vitória para Portugal, para a região Centro e para Universidade de Aveiro”, comentou o representante da entidade responsável pelo laboratório que congrega duas componentes: a reabilitação de animais marinhos e a investigação e pesquisa em aquacultura e mar. Resultante de investimento de 4,9 milhões de euros (comparticipado em 85 por cento por fundos comunitários), já acolheu mais de um milhar de animais em perigo nas suas instalações e tem aprovados 35 projectos de investigação, num valor de 8,5 milhões de euros.

Nos últimos anos, os RegioStars, prémios que são considerados uma espécie de “Óscares europeus” para projectos de desenvolvimento regional, têm sido favoráveis a Portugal. Em 2018, a vitória aconteceu, inclusive, em dose dupla, com os prémios entregues aos projectos do Museu do Património da Vista Alegre e do Centro de Negócios do Fundão, ambos da região Centro.

Antes disso, Portugal já havia saído vitorioso de Bruxelas através do projecto de aproveitamento de resíduos florestais e agrícolas da BLC3 – associação com base em Oliveira do Hospital -, do projecto luso-espanhol das cidades de Chaves e Verín, do Parque de Ciências e Tecnologia da Universidade do Porto e do “Art on Chairs” do município de Paredes.

com:publico.pt

Anterior Sete concelhos de quatro distritos em risco máximo de incêndio
Seguinte 2º Encontro Mundial de Festivais de Cinema de Ambiente regressa a Seia

Notícias Relacionadas

Região

Indemnizações às vítimas dos incêndios não vão ser pagas até ao Natal

As vítimas dos incêndios não vão receber as indemnizações a que têm direito até ao Natal. Segundo notícia avança pela Rádio Renascença, …

Sociedade

Penacova comemorou Dia Internacional do Idoso

No âmbito do Plano de Ação da Rede Social de Penacova, para o ano de 2019, a Câmara Municipal, em parceria com a Fundação Mário da Cunha Brito, assinalou, em

Última Hora

Cinco homens identificados por furtos em residências em Oliveira do Hospital, Tábua, Arganil e Penacova

O Comando Territorial de Coimbra intercetou e identificou, ontem, dia 6 de fevereiro, cinco homens, por suspeita da prática de furtos em residência, nos concelhos de Oliveira do Hospital, Tábua,

Informação

Carlos Veiga reconduzido na presidência da ESTGOH

Não há alterações na equipa presidencial da Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Oliveira do Hospital que, ontem, tomou posse. Carlos Veiga foi reconduzido …

Informação

Seilimp completou 15 anos de sucesso

A empresa Seilimp, que se dedica ao comércio de produtos de higiene e limpeza, completou no passado dia 14 de julho, 15 anos de atividade. Nascida em Seia, mas a

Última Hora

Oliveira do Hospital prepara nova AEC alusiva ao território

Com o objetivo de disponibilizar uma nova oferta de Atividades de Enriquecimento Curricular (AEC), o Município de Oliveira do Hospital apostou numa formação…

Informação

Portugal ultrapassa barreira dos mil mortos por Covid-19. Há 29 756 infetados

A Direção-Geral da Saúde (DGS) revela, no boletim epidemiológico, que a Covid-19 já fez 1.007 mortos, um aumento de 18 mortes em 24 horas. 

Última Hora

Lousã: Jovem detido por posse de arma proibida

O Comando Territorial de Coimbra, através do Posto Territorial da Lousã, deteve, no passado dia 21 de outubro, um jovem de 20 anos, por detenção de arma proibida, no concelho

Informação

Vereador do PSD comparado ao BES: “Há o João Brito Bom e há o João Brito Mau” (com vídeo)

O vereador do PSD na Câmara Municipal de Oliveira do Hospital foi hoje acusado de “bipolaridade política”.

Destaque

Federação do Distrito de Coimbra denuncia dívida do Estado de mais de 35 milhões de Euros aos bombeiros

O presidente da Federação de Bombeiros do Distrito de Coimbra, Fernando Carvalho, afirmou em Oliveira do Hospital que a dívida do Serviço Nacional de Saúde…

Destaque

ANCOSE caminha para a reposição do efetivo perdido no grande incêndio de 2017 (com vídeo)

A Associação Nacional de Criadores de Ovinos da Serra da Estrela (ANCOSE) prepara-se para entregar mais 85 borregas Serra da Estrela a criadores…

Região

Explosão de botija de gás provocou um morto em Moimenta da Beira

Uma pessoa morreu, hoje, no concelho de Moimenta da Beira, no distrito de Viseu, na sequência da explosão de uma botija de gás.