Portugal é o país que mais arde na zona do Mediterrâneo, revela relatório da WWF
10 Julho, 2019 850 visualizações

Portugal é o país que mais arde na zona do Mediterrâneo, revela relatório da WWF

image_pdfimage_print

Portugal é o país que mais arde na zona do Mediterrâneo, tendo na última década quase o dobro dos incêndios e a maior área ardida entre seis países desta região, revela um relatório da WWF hoje apresentado.

O relatório “O Mediterrâneo arde”, hoje lançado em Portugal pela ANP/WWF (Associação Natureza Portugal/Fundo Mundial para a Natureza), analisa a situação dos incêndios florestais em Portugal, Espanha, Itália, Grécia e Turquia.

O relatório da WWF indica que em Portugal ardem, em média todos os anos, quase 140.000 hectares, em mais de 22.00 incêndios, significando o dobro do número de fogos dos outros países do Mediterrâneo, bem como a maior área ardida.

Depois de Portugal, os países com mais incêndios são a Espanha (12.174) e a Grécia (9.222), com uma área ardida de 94.400 e 50.202 hectares, respetivamente, de acordo com os números da WWF.

Os países menos afetados pelas chamas e com menos área ardida são a França e a Turquia.

“Em 2017 e em Portugal, 540.000 hectares foram destruídos pelas chamas, 250% a mais do que área média ardida por ano. Em Espanha cerca de 180.000 hectares arderam, 70% a mais do que o habitual anualmente. Além disso, 119 pessoas perderam a vida em Portugal e quatro em Espanha”, refere o documento.

A WWF refere que, em junho de 2017, e pela primeira vez na Europa, “Portugal sofreu um novo tipo de incêndio, desconhecido até hoje pela comunidade científica”, mas que esteve claramente ligado às mudanças globais e que se tornou “incontrolável e letal”.

Este tipo de fogo repetiu-se novamente, no mesmo ano, em Portugal e em Espanha, e no ano seguinte na Grécia.

fonte: lusa.pt

Anterior Festival de Folclore da Beira Serra acontece há 39 anos em S. Paio de Gramaços (com vídeo)
Seguinte Condeixa: Trânsito cortado na A1 para remover pesado que se despistou

Notícias Relacionadas

Informação

Jovens de Oliveira do Hospital debatem alterações climáticas no Parlamento dos Jovens (com vídeo)

No âmbito das sessões do Parlamento dos Jovens, e subordinados ao tema Alterações Climáticas – Salvar os Oceanos, 30 jovens deputados do ensino básico do Agrupamento de Escolas de Oliveira

Informação

Mulher encontrada morta dentro de um poço em Nelas

Uma mulher de 61 anos foi, ontem, encontrada morta dentro de um poço, na localidade de Vilar Seco, em Nelas, distrito de Viseu.

Destaque

Presidente da Câmara de Oliveira do Hospital

Jose Carlos Alexandrino esclareceu, em entrevista e em direto às 18 horas, o falso alarme da Sonae. O edil oliveirense, fez também o ponto da situação actual sobre o grande 

Última Hora

Presidente da República inaugura Museu do Azeite no próximo sábado

Marcelo Rebelo de Sousa concretiza a vontade de António Dias e no sábado, pelas 11h00, vai presidir à inauguração do Museu do Azeite, na aldeia da Bobadela, concelho de Oliveira

Última Hora

Lagares da Beira: Idosa de 81 anos encontrada sem vida num tanque

Uma idosa de 81 anos morreu, ontem, afogada num tanque em Lagares da Beira, no concelho de Oliveira do Hospital.

Informação

PJ deteve mulher que incendiou floresta por “desentendimento com familiares”

A Polícia Judiciária (PJ), com a colaboração do comandos dos Bombeiros Sapadores e da PSP da Figueira da Foz, deteve uma mulher, suspeita de ser a autora de dois crimes

Região

Município de Góis assina protoloco com base na valorização da floresta e do aproveitamento dos resíduos florestais

A Câmara Municipal de Góis vai assinar um protocolo com a Associação Florestal do Concelho de Góis e a empresa ALTRI Florestal, no próximo dia 2 de agosto, pelas 15h00,

Região

Duas máquinas multibanco roubadas por explosão no distrito de Coimbra

Duas máquinas multibanco foram assaltadas na madrugada de hoje, com recurso a explosão, em Tábua e Vila Nova de Poiares, no distrito de Coimbra.

Região

Mangualde: Despiste de veículo fez quatro feridos, dois são crianças

O despiste de um veículo ligeiro, na EN16, junto à localidade de Guimarães de Tavares, em  Mangualde, provocou quatro feridos, entre as quais duas crianças.

Destaque

Jaime Soares critica estilo “autista” do INEM e desafia bombeiros a fazer “o verdadeiro 25 de abril”

O presidente da Liga de Bombeiros Portugueses, Jaime Soares, lamentou em Lagares da Beira que ainda não tenha havido “o verdadeiro 25 de abril nos bombeiros portugueses” …

Região

Cirurgia adiada justificada com operação “a doente muito prioritário”

A Unidade Local de Saúde da Guarda confirmou hoje o adiamento de uma cirurgia a um doente oncológico por, no mesmo dia, a máquina de sutura …

Sociedade

Jovem detido por atear incêndio em Oliveira do Hospital

Um homem de 24 anos foi detido pela Polícia Judiciária. Em causa está a presumível prática de um crime de incêndio florestal, que ocorreu no dia 26 de julho, nas