Politécnico da Guarda suspende exames presenciais devido a estudantes infetados
6 Julho, 2020 469 visualizações

Politécnico da Guarda suspende exames presenciais devido a estudantes infetados

image_pdfimage_print

O Instituto Politécnico da Guarda (IPG) decidiu suspender os exames presenciais nas suas instalações, transferindo-os para as plataformas digitais, após ter conhecimento da existência de estudantes infetados com covid-19.

“A decisão deve-se às informações transmitidas, sábado à noite, pela Unidade Local de Saúde (ULS) da Guarda de que há estudantes do IPG que testaram positivo à covid-19, tendo oito ficado internados no hospital por não terem nos respetivos alojamentos condições para estarem em isolamento durante o período de quarentena”, refere o IPG, em comunicado enviado à Rádio Boa Nova.

Segundo a nota, os estudantes foram infetados fora das instalações: “Segundo as informações transmitidas ao IPG, uma parte dos contágios terá ocorrido em ‘festas covid’ realizadas na Guarda, à semelhança do que terá ocorrido noutras cidades com estabelecimentos de ensino superior. Nessas festas o convívio dos jovens terá decorrido sem cumprir as recomendações das autoridades de saúde”.

“Apesar de não termos nenhuma evidência de qualquer contágio ocorrido dentro das instalações do IPG, o súbito aparecimento de estudantes que testaram positivo obriga-nos a mudar os planos feitos de acordo com as diretivas do Ministério do Ensino Superior, suspendendo os exames presenciais e passando-os a ‘online'”, afirma Joaquim Brigas, presidente do IPG.

O responsável, citado no comunicado, acrescenta que “embora o protocolo de deteção, higiene e segurança” que está em prática nos edifícios das diferentes escolas do IPG “seja muito rigoroso”, a instituição não pode “correr riscos que coloquem em causa a saúde de outros estudantes, de professores ou de funcionários”.

“É uma pena que os estudantes não sejam avaliados nas condições ideais, mas o valor da saúde tem de prevalecer”, afirma Joaquim Brigas.

O presidente do IPG apela “com veemência a todos os alunos” para que “mantenham fora do IPG os mesmos cuidados e as mesmas regras que observam dentro dele”.

“Peço-lhes que não coloquem em causa a sua saúde, nem a saúde de quem lhes é próximo. E apelo a que não desperdicem, com comportamentos que desrespeitam os cuidados sanitários, a expectativa e o esforço que as suas famílias estão a fazer para que possam frequentar o ensino superior”, afirma.

Para o caso de alguns estudantes terem problemas com os seus equipamentos informáticos durante o período dos exames ‘online’, o IPG adianta que irá disponibilizar salas de informática para que possam realizar as provas nas plataformas digitais.

“Nestas salas as condições de higiene e de segurança serão tão ou mais rigorosas do que aquelas que já estavam a ser adotadas nos outros espaços”, refere Joaquim Brigas.

O IPG lembra, ainda, que “todos os exames presenciais feitos até agora tiveram um protocolo rigoroso de regras de higiene e segurança”.

“Em primeiro lugar, era sempre medida a temperatura dos estudantes à entrada. Os alunos entravam separadamente nos espaços, as cadeiras estavam a uma distância segura umas das outras, as salas foram sempre higienizadas antes e depois das atividades. Paralelamente, era disponibilizado álcool aos alunos, quer para lavar as mãos, quer para higienizarem os objetos com que lidavam nos espaços do IPG”, explica a nota.

Anterior Oito distritos em risco máximo de incêndio: Temperaturas próximas de 40ºC. 14 Distritos em risco extremo de exposição aos raios UV
Seguinte Soure: GNR apreendeu 70 mil cigarros

Notícias Relacionadas

Última Hora

Mulher com cerca de 70 anos morre em incêndio florestal em Seia

Uma mulher com cerca de 70 anos foi ontem encontrada morta em Seia, junto da localidade de Bogueira, onde eclodiu um incêndio florestal.

Programas

A Escola e o Meio” na Rádio Boa Nova

Esta terça-feira, dia 30 de janeiro, entre as 13h10 e as 14h00, é emitido o 15.º e programa “A Escola e o Meio”, uma produção do Clube de Rádio do

Informação

Duas idosas morrem atropeladas em Aveiro

Duas mulheres com 88 e 90 anos de idade morreram esta quarta-feira após atropelamento, na localidade de Bustos, em Oliveira do Bairro, distrito de Aveiro.

Última Hora

Dois concelhos de Viseu e Guarda em risco máximo de incêndio

Os concelhos de Tabuaço, no distrito de Viseu, e Figueira de Castelo Rodrigo, na Guarda, apresentam hoje um risco máximo de incêndio,…

Informação

Guarda investe 400 mil euros em faixas de gestão de combustível

A Câmara Municipal da Guarda anunciou hoje que está a investir cerca de 400 mil euros em ações de execução de faixas de gestão de combustível junto de vias rodoviárias

Região

Idoso morto em assalto em localidade de Arganil

Um homem de 83 anos morreu ontem, ao início da noite, na sequência de um assalto violento ao estabelecimento comercial de que era proprietário na localidade de Casal de S.

Informação

Fornos de Algodres proíbe uso de plástico descartável a partir de janeiro

A Câmara de Fornos de Algodres, no distrito da Guarda, vai proibir a utilização de plástico descartável nos seus equipamentos a partir do dia 1 de janeiro de 2019.

Última Hora

Oliveira do Hospital recebe IX Encontro(s) Cidadania e Responsabilidade Sócio-Ambiental

Oliveira do Hospital vai receber a sessão da formação “IX Encontro(s) Cidadania e Responsabilidade Sócio Ambiental”, este sábado, dia 15 de fevereiro.

Região

GNR deteve seis pessoas em Castelo Branco, Guarda e Viseu por crime de incêndio florestal

A GNR anunciou ter detido seis pessoas pelo crime de incêndio florestal, na quarta e quinta feira, nos distritos de Castelo Branco, Guarda e Viseu.

Última Hora

Inscrições abertas para o concurso 3R_NATAL_Ambiental 2017

Estão abertas até 30 de novembro, as inscrições para o concurso de decoração de natal, “3R_NATAL_Ambiental 2017”, promovido pelo Município de Oliveira do Hospital.

Destaque

Vinho de Oliveira do Hospital premiado com Ouro em concurso internacional

O vinho Alva Magna Tinto, uma produção da Quinta Vale do Cesto, localizada na Lajeosa, no concelho de Oliveira do Hospital recebeu a Medalha de Ouro no Concurso Internacional …

Informação

Oliveira do Hospital: Viatura caída no rio Seia foi encontrada com “arma de caça e respetivas munições”

Uma viatura foi encontrada, na manhã de sábado, caída no Rio Seia, junto da Ponte do Salto, entre Lagares da Beira e Ervedal da Beira. A viatura encontrava-se sem ocupantes