Polémica: Donativos para Pedrógão Grande terão sido desviados para obras que não eram urgentes
19 Julho, 2018 2104 visualizações

Polémica: Donativos para Pedrógão Grande terão sido desviados para obras que não eram urgentes

image_pdfimage_print

Uma verba a rondar o meio milhão de euros, destinada à recuperação de habitações consumidas pelo fogo em Pedrógão Grande, em 17 de Junho do ano passado, terá sido desviada para obras que não eram urgentes.

De acordo com a revista “Visão”, os regulamentos que determinavam as casas que seriam recuperadas com maior urgência terão sido contornados com base num expediente: a alteração das moradas fiscais, já depois da data dos fogos, para que habitações não permanentes fossem tratadas como primeiras casas – mesmo aquelas onde ninguém vivia há anos.

Confrontada com a notícia, em declarações à Renascença, a presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro (CCDRC), Ana Abrunhosa, reconhece ser possível a existência de fraudes. “Admito que nada impede alguém de ir junto das Finanças e mudar a morada do domicílio fiscal. O que exigíamos era que, à data do pedido de apoio, o domicílio fiscal correspondesse à habitação danificada, mas nós não temos poder de fiscalização sobre um documento que é passado pelas Finanças e que atesta que as pessoas têm morada fiscal lá”.

Ana Abrunhosa diz que teve conhecimento das alegadas irregularidades através da comunicação social. “Se tivéssemos conhecimento, naturalmente não teríamos validado estas situações, a serem verdade”, afirma, em entrevista à Renascença.

A presidente da CCDR do Centro lembra que foram analisados mais de 500 processos, dos quais mais de 200 foram chumbados por não se enquadrarem nas regras do apoio. Apesar do elevado número de processos analisados num curto espaço de tempo, a CCDRC garante que o trabalho foi feito com “celeridade e rigor” e que as regras não foram aligeiradas.

Para Ana Abrunhosa “estas situações têm de ser investigadas pelo Ministério Público”.

Fonte: rr.pt

 

Anterior Município de Arganil acolhe Recital de Eufónio e Piano
Seguinte Mau tempo causa problemas no abastecimento de água em Góis

Notícias Relacionadas

Informação

Circulação ferroviária: Suspensa entre Alfarelos e Verride. Restabelecida nos dois sentidos na linha do Norte

A circulação de comboios no Ramal de Alfarelos, entre Alfarelos e Verride, distrito de Coimbra, continua suspensa por causa dos efeitos do mau tempo, que obrigou a um corte de

Região

Aquinos avança com nova unidade em Carregal do Sal

A nova fábrica do Grupo Aquinos, situada em Oliveirinha, no concelho de Carregal do Sal, vai arrancar com 360 postos de trabalho, a partir de setembro,…

Informação

Lagares da Beira volta a ter médico de família ao fim de dois anos à espera

A extensão de Saúde de Lagares da Beira, no concelho de Oliveira do Hospital, conta a partir de hoje, 2 de maio, com a presença e cuidados de médico de

Última Hora

CIM Região de Coimbra promoveu iniciativa inovadora na Gestão do Risco à Escala Intermunicipal

A Comunidade Intermunicipal da Região de Coimbra promoveu esta terça-feira, uma mesa redonda sobre “Gestão do Risco à Escala Intermunicipal – A Capacitação da CIM-RC” que de forma inédita contou

Informação

Marchas Populares animam Loriga

As Marchas Populares prometem animar a vila de Loriga na próxima sexta-feira, dia 21 de junho.

Nacional

Piódão entre as aldeias portuguesas vencedoras das Sete Maravilhas

As aldeias de Dornes, Sistelo, Fajã dos Cubres, Piódão, Castelo Rodrigo, Monsaraz e Rio de Onor foram as vencedoras do concurso Sete Maravilhas de Portugal.

Destaque

CIM da Região de Coimbra afirma território na BTL

A Comunidade Intermunicipal da Região de Coimbra está a apostar numa afirmação forte dos 19 municípios que a integram na Bolsa de Turismo de Lisboa (BTL).

Destaque

Jorge Ramos apresenta novo livro “Volto Já…”

“Volto já…” é o título do novo livro de Jorge Manuel Ramos, com sessão de lançamento agendada para amanhã, dia 29, pelas 21h00, na Feira do Livro de Oliveira do

Última Hora

Seia promove Semana da Criança e do Brincar

Conferências, workshops, conversas informais, espetáculos, são as principais ações lúdicas e de formação que compõem a Semana da Criança e do Brincar, que este ano decorre de 25 de maio

Desporto

Associação Desportiva de Santo António do Alva prepara 2ª volta do campeonato

A equipa da Secção Desportiva da Associação Progressiva de Santo António do Alva venceu por 4-3, no dia 2 de fevereiro, no Pavilhão Municipal de Oliveira do Hospital, …

Informação

Joana Barros é convidada do Espaço BLC3- Ciência no Interior

Em mais um Espaço BLC3 – Ciência no Interior, a conversa hoje acontece com Joana Barros, que integra o projeto da spin off  Mic Natur, onde trabalha com plantas e

Educação

EPTOLIVA comemora 28º aniversário no dia 15 de novembro

A EPTOLIVA – Escola Profissional de Oliveira do Hospital, Tábua e Arganil, realiza na próxima sexta-feira, dia 15,  pelas 18h30, …