PJ realiza “Operação Antídoto” no combate à fraude e corrupção nos sistemas de saúde
2 Julho, 2019 811 visualizações

PJ realiza “Operação Antídoto” no combate à fraude e corrupção nos sistemas de saúde

image_pdfimage_print

A Polícia Judiciária, através da Unidade Nacional de Combate à Corrupção (UNCC), em estreita colaboração com o Ministério da Saúde, no âmbito do combate à fraude ao Serviço Nacional de Saúde (SNS), está a levar a efeito uma operação policial…

…de buscas em consultórios médicos, estabelecimentos de saúde, domiciliárias, não domiciliárias e cumprimento de mandados de detenção, relacionadas com factos suscetíveis de enquadrar, em abstrato, os crimes de Corrupção, Burla qualificada, Falsificação de Documento e Associação Criminosa.

Segundo nota enviada à Rádio Boa Nova, em causa estão vários padrões de atuação, que consistem na emissão de receituário manual, utilizando as exceções existentes para a sua prescrição e que permitem a sua comparticipação em 100% pelo SNS, além de receitas desmaterializadas, de valores muito elevados e com inúmeras unidades prescritas.

Para a concretização desta atividade foram criados cenários, de prescrição de medicamentos, em desconformidade com a legislação aplicável, que admitem supor a aceitação de vantagens em moldes passíveis de responsabilidade criminal, estando o Estado Português lesado, por ter atribuído comparticipação de medicamentos de forma enganosa.

O valor de prejuízo causado ao SNS, na presente situação, estima-se, por agora, em cerca de um milhão de euros.

Esta operação policial está a ser realizada por 110 elementos desta Polícia Judiciária, com a colaboração de vários elementos dos Serviços Partilhados do Ministério da Saúde (SPMS) e do INFARMED, estando a dar cumprimento a 30 mandados de busca e 11 mandados de detenção. As diligências estão a ser acompanhadas por três procuradores do DIAP de Sintra, na presença de dois Juízes do Tribunal Judicial da Comarca de Sintra.

Os detidos: cinco médicos, um proprietário de uma farmácia e cinco outros indivíduos, com idades compreendidas entre os 40 e 79 anos de idade (dez do sexo masculino e dois do sexo feminino) vão ser presentes às autoridades judiciárias competentes para primeiro interrogatório e aplicação de medidas de coação tidas por adequadas.

O presente inquérito está a correr os seus termos no DIAP de Sintra.

A investigação prossegue para determinação de todas as condutas criminosas, seu alcance e apuramento do valor total da fraude ao Serviço Nacional de Saúde.

Anterior Viseu: Incêndio numa habitação provoca uma vítima mortal
Seguinte Município de Arganil promove 1º Concurso de Marchas do Concelho

Notícias Relacionadas

Desporto

Seia promove Semana da Atividade Física e do Desporto

O Município de Seia promove, ao longo desta semana (de 11 a 15 de junho), um conjunto de atividades desportivas, relacionadas com os programas municipais …

Informação

Prémio Portugal é Nobre: Associação dos Amigos da Lageosa recebe 70,9 quilos de produtos alimentares

A Associação dos Amigos da Lageosa vai receber 70,9 quilos de produtos alimentares correspondentes ao peso do vencedor da 3ª etapa da Volta a Portugal em Bicicleta na cidade de

Cultura

Feira do Livro de Oliveira do Hospital abre portas dia 28 de maio

O Município de Oliveira do Hospital promove mais uma edição da Feira do Livro que decorrerá de 28 de maio a 1 de junho no Largo Ribeiro do Amaral (entre

Informação

Aluimento obriga a corte da A14. Ponte militar na EN 111 é a solução imediata

A A14 está cortada devido a um aluimento da via, ocorrido no sábado à tarde ao quilómetro nove, perto de Maiorca, Figueira da Foz. A reparação vai demorar entre seis

Sociedade

GNR dá conselhos à população por causa dos incêndios

Numa altura em que as chamas estão a fustigar a ilha da Madeira e a zona norte do país, a GNR deixa alguns conselhos úteis à população.

Informação

Samapense começou o IX CAMPEONATO DA LPB PLACARD, com uma derrota

O Sampaense Basket começou na passada quarta-feira o campeonato da Liga Portuguesa de Basquetebol. Na primeira jornada recebeu o forte CAB Madeira e perdeu por 79-111. O primeiro jogo, com

Última Hora

Oliveira do Hospital: Votação para o Orçamento Participativo Jovem decorre de 29 de outubro a 8 de novembro

Vai decorrer de 29 de outubro a 8 de novembro, o período de votação nas propostas apresentadas ao Orçamento Participativo Jovem, …

Informação

Proteção Civil emite aviso devido à descida das temperaturas

O frio, que se vai acentuar em todo o país a partir de amanhã, levou a Proteção Civil a emitir um aviso à população. As temperaturas mínimas no território continental

Informação

Queimadas entre as principais causas dos fogos até 15 de agosto

As queimadas foram a principal causa dos incêndios investigados entre 1 de janeiro e 15 de agosto, segundo do último relatório provisório de incêndios rurais do Instituto de Conservação da

Região

“Forte embate” de embarcação à entrada do cais causou 34 feridos em Lisboa

Trinta e quatro pessoas ficaram feridas, esta quarta-feira, quando uma embarcação da Soflusa, proveniente do Barreiro com 561 passageiros…

Região

Mais quatro arguidos no inquérito aos incêndios de Pedrogão

Subiu para dez o número de arguidos do inquérito que investiga os incêndios de Pedrógão Grande ocorridos há praticamente um ano e que tiraram a vida a 66 pessoas.

Última Hora

Município de Penacova conta com uma nova equipa de Sapadores Florestais

No cumprimento dos objetivos prioritários da estratégia de Defesa da Floresta contra Incêndios, o Município de Penacova celebrou, a par dos seus congéneres da Mealhada e Mortágua,…