Piódão promove simulacro de evacuação

Decorre no próximo dia 8 de junho um simulacro de evacuação da aldeia do Piódão, inserido no âmbito dos programas “Aldeia Segura” e “Pessoas Seguras”.

Trata-se de uma iniciativa conjunta entre o Ministério da Administração Interna, o Ministério da Educação, o Município de Arganil e o Comando Distrital de Operações de Socorro (CDOS) de Coimbra da Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC), em colaboração com o Agrupamento de Escolas de Arganil e com a Junta de Freguesia do Piódão.

Esta ação, de caráter preventivo, vai decorrer em dois momentos. Entre as 10h30 e as 11h00 está prevista uma aula de sensibilização, no Hotel da Inatel, no Piódão, com a presença, entre outras entidades, do Ministro da Educação Tiago Brandão Rodrigues, do Secretário de Estado da Proteção Civil José Artur Neves.

Vão ser também apresentados os programas Aldeia Segura, Pessoas Seguras e a forma como as Escolas têm vindo a trabalhar os conteúdos de sensibilização. Às 11h15 realizar-se-á o simulacro de evacuação no núcleo da aldeia, com a participação da população do Piódão e dos alunos da Escola Secundária de Arganil, simulando que se encontravam em visita de estudo.

Os programas “Aldeia Segura” e “Pessoas Seguras” enquadraram-se na Resolução do Conselho de Ministros que prevê a realização de ações de sensibilização para a prevenção de comportamentos de risco, medidas de autoproteção e realização de simulacros de planos de evacuação, em articulação com as autarquias locais.