Pinhal Interior Norte regista “descida muito elevada” do desemprego
26 Fevereiro, 2019 1368 visualizações

Pinhal Interior Norte regista “descida muito elevada” do desemprego

image_pdfimage_print

A área dos nove municípios abrangidos pelo Centro de Emprego e Formação Profissional do Pinhal Interior Norte, com sede em Arganil, registou uma “descida muito elevada” …

… do número de desempregados nos últimos três anos, passando de 4400 inscritos em 2016,  para 2600 inscritos à data de 31 de janeiro deste ano.

Os números foram revelados esta manhã pelo Delegado Regional do Centro do Instituto de Emprego e Formação profissional (IEFP), António Alberto Costa, no encontro com autarcas dos nove municípios abrangidos pelo Centro de Emprego do Pinhal Interior Norte, realizado no mosteiro de Folques, em Arganil. O responsável notou que a situação atual contrasta com a que era vivida no final de 2012, início de 2013, em que o país registava uma taxa de desemprego de “17,4 por cento”, sendo que o desemprego entre os jovens “era de perto de 40 por cento”. “Tem sido uma descida muito elevada e ainda bem”, referiu.

António Alberto Costa verificou contudo que “pelo facto de o desemprego estar em níveis mais baixos não devemos desarmar”. A estratégia passa pelo “desenvolvimento de parcerias”, tendo em vista a “elevação das qualificações”. “Ainda hoje estamos abaixo dos valores de qualificação da União Europeia”, referiu o Delegado Regional, considerando que “cada vez mais as qualificações são fundamentais para responder às necessidades das empresas e do mundo trabalho”.

Do mesmo modo, o responsável alerta para a necessidade de os municípios captarem pessoas para os seus territórios, já que o “que leva as empresas a fixarem-se em determinado sítio são as pessoas. “A fixação das pessoas no território é crucial. Nós damos o nosso contributo”, observou.

No encontro destinado a dar a conhecer a atividade desenvolvida em 2018 pelo Centro de Emprego e Formação Profissional do Pinhal Interior Norte, o presidente da Câmara Municipal de Arganil referiu que todos os autarcas estão imbuídos do espírito de parceria e colaboração com o IEFP. Notou, porém que “o momento até é de algum desconforto dos empresários pela concorrência da área da formação”. “Os paradigmas alteraram-se. Felizmente são diferentes”, disse Luís Paulo Costa, considerando até que o atual momento é de “pleno emprego”, ainda que “haja algum desemprego que é estrutural”. “Sabemos que há pessoas que por várias vicissitudes não têm condições para estar no mercado de trabalho”, comentou.

Presente no encontro, o presidente do Município de Oliveira do Hospital sublinhou a necessidade de se “adaptar a formação” que é dada pelo IEFP a cada território. José Carlos Alexandrino deu como exemplo a área da construção civil, em que os empresários se deparam com a falta de mão de obra.

Anterior Região: PJ deteve suspeitos de dois roubos à mão armada
Seguinte Região: Homem de 83 anos detido por incêndio florestal

Notícias Relacionadas

Última Hora

Estradas da Serra da Estrela reabertas ao trânsito

As estradas da Serra da Estrela foram hoje à tarde reabertas ao trânsito, depois de terem estado encerradas, de manhã, devido à queda de neve.

Informação

Seia: Cancelada construção da barragem de Girabolhos

O Governo decidiu cancelar a construção da barragem de Girabolhos no concelho de Seia e do Alvito e suspender por três anos a barragem do Fridão e manter a construção

Sociedade

Câmara de Oliveira do Hospital aumenta para 50 mil euros o apoio a cada uma das corporações de bombeiros

O Município de Oliveira do Hospital aumentou em 12.500 Euros o subsídio anual a cada uma das duas corporações de bombeiros do concelho, que passam a contar com um apoio

Informação

Rally de Portugal regressa a Arganil 18 anos depois

O Município de  Arganil volta a receber o Rally de Portugal pela primeira vez desde 2001. O anúncio oficial foi feito esta segunda-feira, 28 de janeiro, durante a sessão de

Sociedade

País: Proteção Civil adianta que todos os incêndios “estão dominados”

Na primeira atualização desta quarta-feira sobre o combate aos incêndios, a Autoridade Nacional de Proteção Civil acaba de dar como controlados todos os 14 incêndios que estão nesta altura ativos

Última Hora

GNR da Guarda apreende roupa contrafeita em dois concelhos

O Comando Territorial da GNR da Guarda anunciou hoje que apreendeu 600 peças de vestuário contrafeito, com um valor total presumível de 15.195 euros, e que identificou nove vendedores ambulantes.

Última Hora

Mau tempo destrói Tenda do Pai Natal e adia programa natalício em Oliveira do Hospital

O mau tempo que se abateu no concelho de Oliveira do Hospital, devido à tempestade “Ana”, destruiu na última noite…

Opinião

Ca$h Resto Z€ro: “Chegou o momento para a nova ministra, Ana Abrunhosa, retribuir ao interior aquilo que o interior sempre lhe ofereceu”

No habitual espaço de opinião Ca$h Resto Z€ro, Vítor Neves centra-se, esta sexta-feira, na constituição do novo governo, mais concretamente a nomeação de Ana Abrunhosa para o cargo de Ministra

Informação

Município de Oliveira do Hospital lança concurso para o “Postal de Natal Digital”

A Câmara Municipal de Oliveira do Hospital desafia, uma vez mais, os alunos do concelho de Oliveira do Hospital a elaborarem o “Postal de Natal Digital”, sendo que a proposta

Informação

Petit deixa o Tondela contra a vontade do presidente

Petit deixa o comando técnico do Tondela, decisão tomada após a derrotada caseira (1-2) frente ao Arouca. O treinador decidiu deixar a equipa, …

Região

Quatro vítimas dos incêndios de outubro continuam internadas

Quatro vítimas dos incêndios de outubro continuam internadas, entre elas, uma criança de 12 anos.

Região

Filme do Turismo Centro de Portugal candidato a melhor filme de turismo do ano

O mais recente filme de promoção do Turismo Centro de Portugal é um dos candidatos a melhor filme de turismo do ano, numa votação online que decorre a nível mundial.