Petição quer retirar nome de Salazar das ruas
31 Julho, 2020 276 visualizações

Petição quer retirar nome de Salazar das ruas

image_pdfimage_print

Há uma petição online que tem como objetivo a retirada do nome de Salazar das ruas portuguesas. De acordo com o autor desta, há “fortes indícios da situação” em 22 concelhos nacionais, …

o que o levou a dirigir o documento aos presidentes de Câmara e Assembleia Municipal destes. Já reuniu mais de 200 assinaturas.

Ansião, Armamar, Cadaval, Campo Maior, Castelo Branco, Carregal do Sal, Coimbra, Lages do Pico, Leiria, Lisboa, Melgaço, Odemira, Paredes, Penedono, Peniche, Santa Comba Dão, Santarém, Santo Tirso, Tomar, Vila Flor, Vila Nova de Gaia e Viseu são os concelhos onde existiram ruas, praças, largos ou bairros em que o nome do ditador.

No texto da petição, é considerada uma “homenagem muito estranha no contexto de uma Democracia, construída no contraste profundo com a ditadura protagonizada pelo homenageado”.

Neste seguimento, pretende-se que os responsáveis “confirmem publicamente a existência, ou não, de tal topónimo e divulguem os documentos em que se baseou a decisão administrativa de atribuir ou manter tal designação num arruamento do Concelho”, bem como que “promovam o debate público junto da população e dos órgãos autárquicos, tendo em vista a remoção urgente de tal designação da via pública”.

“Sem estender a argumentação, que nos parece óbvia no contexto de um regime democrático, é muito estranha e deve ser afastada como indigna de ‘nome de rua’, a consagração da memória positiva de Salazar, um ditador, opressor da liberdade do povo português, cuja ação política belicista e colonialista mutilou e roubou tantos jovens à vida e às suas famílias”, é ainda defendido.

“Tal pessoa, cuja existência histórica precisa de ser estudada, e não exaltada, não deve receber, por desleixo ou intenção, uma das homenagens cívicas mais elevadas que um concelho português pode fazer no seu espaço público”, conclui a petição.

com: noticiasaominuto.com

Anterior Tondela: Ministra da Coesão Territoral inaugura laboratório que melhora testes à Covid-19 apoiado por fundos comunitário
Seguinte Tábua é um “concelho seguro”, mas “é preciso continuar a evitar comportamentos de risco”

Notícias Relacionadas

Informação

PGR confirma investigação a ex-autarca de Castelo Branco

A Procuradoria-Geral da República confirmou à agência Lusa a abertura de uma investigação sobre alegadas irregularidades praticadas…

Última Hora

“Já resistimos ao pior dia das nossas vidas. Se ficarmos em casa também conseguiremos salvar vidas e sairemos juntos desta pandemia”

É com uma mensagem de esperança que o presidente do Município de Oliveira do Hospital se dirige aos oliveirenses na semana Santa,…

Região

Criatividade da Estrutura Residencial Divino Salvador distinguida em concurso do Município de Arganil

A Estrutura Residencial Divino Salvador, equipamento da Cáritas Diocesana de Coimbra localizado em Arganil, venceu o primeiro prémio da 5ª edição do Concurso de Ovos de Páscoa Gigantes,…

Informação

Alexandrino analisa “prós e contras”  para o concelho antes de avançar com candidatura à CIM da região de Coimbra

O presidente da Câmara Municipal de Oliveira do Hospital, que exerce funções de presidente interino da Comunidade Intermunicipal (CIM) da Região de Coimbra …

Última Hora

EPTOLIVA apela à campanha solidária de recolha de sangue “Ajuda-nos a Ajudar a Isabel”

A EPTOLIVA – Escola Profissional de Oliveira do Hospital, Tábua e Arganil, em parceria com o Instituto Português do Sangue e Transplantação (IPST), está a promover uma campanha de solidariedade

Última Hora

Seia promove Semana da Atividade Física e do Desporto

O Município de Seia promove, ao longo desta semana (de 11 a 15 de junho), um conjunto de atividades desportivas, relacionadas com os programas municipais …

Informação

Empreitada de requalificação do IP3 lançada na próxima semana

A Empreitada de Requalificação do Troço do Itinerário Principal (IP) 3 vai ser lançada na próxima segunda-feira, dia 2 de julho, pelas 10h20.

Informação

Região: ASAE fiscaliza explorações pecuárias que usavam água oxigenada no leite

Várias ações de fiscalização a explorações pecuárias na região Centro, levadas a cabo pela Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE), resultaram na apreensão de 830 litros de leite cru

Informação

Detido por caça ilegal em Miranda do Corvo

O Comando Territorial de Coimbra, através do Núcleo de Proteção Ambiental da Lousã, deteve ontem, na localidade de Cervajota, Lamas, …

Cultura

Irmandade de Loriga lança livro no dia 3 de agosto

A Irmandade do Santíssimo Sacramento e das Almas de Loriga vai proceder ao lançamento do livro que tem…

Região

Serra da Estrela: Estância produz neve artificial para prolongar época

A Estância de Esqui da Serra da Estrela está a produzir neve artificial para tentar prolongar a época pelo menos até dia 22 de abril, com várias pistas abertas.

Região

Piódão distinguido com prémio “Portugal Cinco Estrelas 2018”

A Aldeia Histórica do Piódão foi uma das grandes protagonistas dos prémios Portugal Cinco Estrelas, ao conquistar o galardão na categoria de Aldeias e Vilas.