Personalidades e alunos distinguidos nas comemorações do Feriado Municipal de Seia
4 Julho, 2019 1435 visualizações

Personalidades e alunos distinguidos nas comemorações do Feriado Municipal de Seia

image_pdfimage_print

A Câmara Municipal de Seia distinguiu ontem, no Feriado Municipal, alunos e pessoas e entidades que se notabilizaram…

… pelo trabalho, dedicação e mérito, nas mais diversas áreas, em prol do desenvolvimento e afirmação do concelho de Seia.

O programa das comemorações do Feriado Municipal teve início com o desfile das Bandas Filarmónicas do concelho pela Cidade, a que se seguiu a atuação destas no CISE – Centro de Interpretação da Serra da Estrela, a antecipar a cerimónia da entrega do Mérito Escolar e das Campânulas de Mérito Municipal.

Este ano a Câmara homenageou com a Campânula de Mérito e Dedicação, Manuel Sousa (a título póstumo) e António Garcia, pelo mérito empresarial, a Climaserra, António Justino Ribeiro, Chão do Rio – turismo de aldeia e Altice Portugal, pelo mérito cultural, Ricardo Cardoso, e com a Campânula de Mérito Desportivo, o atleta Hélio Leonel Vaz.

 

Nesta data foram igualmente entregues os Prémios de Mérito Escolar a 9 alunos, galardão anualmente atribuído aos melhores alunos de cada ciclo de ensino das escolas do concelho, referente ao ano letivo 2017/2018.

 

O prémio é constituído por um diploma e um cheque no valor de 300 euros e pretende valorizar o mérito e valorização do esforço e do desempenho individual, procurando criar estímulos e referências, para que os jovens sintam que vale a pena estudar, naquela que também é uma homenagem às escolas e ao seu trabalho.

Assim, do Agrupamento Dr. Guilherme Correia Carvalho foram distinguidos Rodrigo Abrantes Oliveira, pelo 2º ciclo, e Gabriel Costa Batista, pelo 3º ciclo. Do Agrupamento de Escolas de Seia foram premiados, pelo 2º ciclo, José Carlos Ferreira Almeida, Guilherme André Saraiva, aluno do 3º ciclo, e Maria Ferreira Monteiro, pelo ensino secundário. Pela Escola Evaristo Nogueira foi gratificada a aluna do 3º ciclo, Mariana Figueiredo Martins. João Tiago Menezes Ferreira recebeu o prémio referente ao ensino artístico especializado em música, pelo Conservatório de Música de Seia. Nuno Manuel Borges Baptista foi distinguido pela Escola Profissional da Serra da Estrela e Beatriz Sanches Lopes pela Escola Superior de Turismo e Hotelaria – IPG.

 

Esta é também a ocasião anual para evidenciar pessoas, empresas e instituições que, através do seu esforço, trabalho, dedicação e mérito, deram um contributo relevante, nas mais diversas áreas, para o desenvolvimento e afirmação do concelho de Seia.

Assim, pela atividade empresarial desenvolvida, a autarquia atribuiu quatro Campânulas de Mérito Empresarial. A primeira distinção referiu-se à Altice Portugal, pelo seu contributo para a construção da sociedade da informação e acesso às tecnologias de informação e comunicação, nomeadamente o investimento na criação de infraestruturas de fibra ótica de nova geração na região da serra da Estrela. Este projeto de conetividade assume especial importância no turismo, na cultura e na promoção da inclusão social, na medida em que favorece as condições de competitividade e desempenho das empresas, com reflexos na melhoria da qualidade de vida dos cidadãos.

No mérito empresarial, a autarquia distinguiu ainda a Climaserra, uma empresa cuja prestação tem vindo a ser revelada pelo IAPMEI, com os galardões de PME Líder e, mais recentemente, PME Excelência, destacando-se a qualidade do seu desempenho económico-financeiro. A Climaserra tem vindo a destacar-se de forma gradual e eficiente nos projetos de internacionalização, constituindo-se como uma referência no mercado nacional.

Pela sua diferenciação e sucesso, o Município também agraciou o Chão do Rio – turismo de aldeia, um projeto turístico de sucesso desenvolvido por Catarina Vieira em Travancinha. Distinguido recentemente na categoria de Sustentabilidade Ambiental pela AHRESP – Associação da Hotelaria, Restauração e Similares de Portugal, o projeto, pela sua qualidade, constitui mais um fator de atração do concelho.

O último galardão em torno do Mérito Empresarial foi concedido a António Justino Ribeiro. Homem de causas, investigador, historiador, gestor e empresário, que nunca perdeu a ligação à terra que o viu nascer, aos 73 anos está a desenvolver um importante projeto de investimento no concelho, através da Sociedade Agrícola da Quinta do Castelão (em Pinhanços).

 

A Câmara Municipal homenageou ainda, com a Campânula de Mérito e Dedicação, Manuel de Almeida Sousa (a título póstumo), ilustre cidadão que dedicou parte da sua vida a Seia e ao concelho, nas áreas social, educativa, cultural e política; e António José Abrantes Garcia, alfaiate de coração, atividade à qual sempre se dedicou, mantendo viva a tradição dos trajes de pastores da serra da Estrela.

 

Por sua vez, evidenciando a aposta do Município na cultura, como fator de desenvolvimento e na valorização, em particular, do trabalho dos criadores locais, a Câmara Municipal distinguiu Ricardo Cardoso, artista plástico e atual presidente da Associação de Artes e Imagem de Seia, com a Campânula de Mérito Cultural.

 

No domínio desportivo, o Município condecorou Hélio Leonel Correia Vaz, atleta do Sport Lisboa e Benfica e campeão nacional em 2017 e 2018, nos 110 metros barreiras, foi terceiro classificado na Taça da Europa de Nações em 2017 e, entre outras marcas, ocupa o sétimo lugar português no ranking de sempre nos 60 metros barreiras.

 

No âmbito da cerimónia das Comemorações do Feriado Municipal, decorreu igualmente a tomada de posse do Provedor do Munícipe, Luciano Amaral Dias, a que se seguiu o anúncio público dos 10 vencedores da 4ª edição do Orçamento Participativo.

Anterior Presidente da CCDRC adianta que 90 por cento das casas ardidas em outubro estão recuperadas
Seguinte Militar da GNR encontrado sem vida no Destacamento de Trânsito de Coimbra

Notícias Relacionadas

Informação

GNR deteve 74 pessoas em flagrante delito no fim de semana

A Guarda Nacional Republicana deteve 74 pessoas em flagrante delito no fim de semana e apreendeu 941 doses de cocaína, informou hoje a GNR.

Informação

Novas empresas em Alvaiázere travam desertificação do concelho

A plataforma empresarial Alvaiázere+ apresenta no dia 13 de junho o segundo pólo da sua incubadora de negócios, o qual já contém uma empresa que, pelo rápido crescimento que registou

Última Hora

Homem foi detido em flagrante delito a assaltar café em Coimbra

Um homem de 36 anos foi, ontem, detido pelo Comando Territorial de Coimbra, através do Posto Territorial de Taveiro, por tentativa de furto em estabelecimento comercial, no concelho de Coimbra.

Região

CIM Região de Coimbra suspende presença na BTL

A Comunidade Intermunicipal (CIM) da Região da Coimbra não vai marcar presença na Bolsa de Turismo de Lisboa com data de realização entre os dias 11 e 15 de março.

Desporto

Sampaense Basket perde em casa com o Galitos

No último jogo do ano, o Sampaense perde em casa com o Galitos do Barreiro por 77-77. Uma partida com muito equilíbrio nos três primeiros períodos, com a diferença maior, no

Informação

Góis acolhe exposição de Obras – Memorial às Vítimas dos Incêndios de Pedrogão Grande

As galerias da Casa do Artista, em Góis, vão acolher, de 14 de maio a 10 de junho, a exposição de Obras- Memorial às Vítimas dos Incêndios de Pedrogão Grande – Fundação

Região

Município de Arganil celebra protocolo para reabilitação e limpeza de linhas de água

A Câmara Municipal de Arganil assinou um Protocolo de Colaboração com a Agência Portuguesa do Ambiente (APA), que vai permitir a limpeza e a reabilitação de linhas de águas nas

Última Hora

IPMA estende aviso vermelho em cinco distritos até às 3h00 desta sexta. Segue-se a depressão Fabien

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) estendeu o aviso vermelho emitido para os distritos de Viseu, Guarda, Castelo Branco, Coimbra e Aveiro até às 3h00 de sexta-feira

Informação

Tuna Recreativa Penalvense realizou X Sarau Musical da Primavera

O salão da Sociedade Recreativa Penalvense recebeu, no passado dia 21, o X Sarau Musical da Primavera, em Penalva de Alva, no concelho de Oliveira do Hospital.

Última Hora

Guarda: Detido por tentar sufocar a ex-mulher

O Comando Territorial da GNR deteve, este domingo, um homem de 64 anos na localidade de Vila Fernando, concelho da Guarda, por crime de posse ilegal de uma arma.

Informação

AEOH lança 3ª e última newsletter do ano letivo dedicada aos cursos profissionais

O Agrupamento de Escolas de Oliveira do Hospital (AEOH) lança 3.ª e última edição da Newsletter dedicada aos cursos profissionais.

Última Hora

Biblioteca promove sessão “À conversa com…”

Ana Paula Sançana é a convida da próxima sessão “À conversa com…” promovida pela Biblioteca Municipal de Oliveira do Hospital, no âmbito do Ciclo de Conversas “Da literatura à Ciência”.