Perigo de incêndio nas próximas 72 horas no Sul, interior Centro e Norte
22 Junho, 2020 411 visualizações

Perigo de incêndio nas próximas 72 horas no Sul, interior Centro e Norte

image_pdfimage_print

A Autoridade Nacional de Emergência de Proteção e Civil (ANEPC) alertou, esta segunda-feira, para o perigo de incêndio, nas próximas 72 horas, com maior incidência na região Sul, interior Centro e Norte.

Em comunicado enviado à Rádio Boa Nova,  a ANEPC refere que o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) prevê “uma intensificação gradual do vento e uma subida da temperatura máxima” até à próxima quarta-feira, dia 24 de junho, levando este cenário meteorológico ao aumento do índice de risco de incêndio. Como tal esperam-se condições favoráveis à eventual ocorrência e propagação de incêndios rurais em especial nas regiões do Sul e do interior centro e norte.

A ANEPC recorda assim que, para os locais onde o índice de risco temporal de incêndio seja muito elevado ou máximo, não é permitido: a queima de matos cortados e amontoados e qualquer tipo de sobrantes de exploração, está sujeita a autorização da autarquia local, devendo esta definir o acompanhamento necessário para a sua concretização, tendo em conta o risco do período e zona em causa; o uso de fogareiros e grelhadores em todo o espaço rural, exceto se usados fora das zonas críticas e nos locais devidamente autorizados para o efeito; o lançamento de balões com mecha acesa e de foguetes. O uso de fogo-de-artifício só é permitido com autorização da respetiva Câmara Municipal; fumigar ou desinfetar apiários exceto se os fumigadores tiverem dispositivos de retenção de faúlhas.

Já nos locais onde o índice de risco temporal de incêndio seja máximo, não é permitido a realização de trabalhos nos espaços florestais com recurso a motorroçadoras de cabeça de corte de disco, corta-matos e destroçadores.

A ANEPC recomenda ainda a adequação dos comportamentos e atitudes face à situação de perigo de incêndio rural, nomeadamente através da adoção das necessárias medidas de prevenção e precaução, na utilização do fogo em espaços rurais.

Anterior Portugal registou 4 mortes e 259 infetados por Covid-19 em 24 horas
Seguinte Grande Lisboa continua em estado de calamidade. Só são permitidos ajuntamentos de 10 pessoas. Estabelecimentos encerram às 20h00

Notícias Relacionadas

Última Hora

Tondela: Jovem morre picado por vespa

Um jovem de 38 anos morreu, na manhã desta quinta-feira, na sequência de duas picadas de vespa, na Serra do Caramulo, em Tondela.

Sociedade

Equipa “Trevo 4 folhas” promove caminhada brilhante na luta contra o cancro

Chama-se “Glow Walk” e consiste numa caminhada urbana noturna que vai acontecer, no próximo dia 31 de maio, pelas 21h00, na cidade de Oliveira do Hospital, …

Última Hora

ASAE apreende 200 queijos e 18 mil rótulos por usurpação da Denominação Serra da Estrela

A Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE), através da sua Unidade Nacional de Informações e Investigação Criminal, desencadeou uma investigação sobre usurpação de denominação de origem protegida em queijos

Informação

Guarda: PJ detém suspeito de abuso sexual a pessoa incapaz de resistência

A Polícia Judiciária (PJ) deteve, na Guarda, um homem de 40 anos, com a profissão de calceteiro, pela alegada prática de um crime de abuso sexual de pessoa incapaz de

Última Hora

Lançamento do livro “Memórias” revelou-se num momento de “amor” (com vídeo)

A emoção e o sentimento tomaram, ontem à tarde, conta do lançamento do livro “Memórias – Música, Prosa e Poesia” da Rádio Boa Nova .

Região

Dois detidos por tráfico de estupefacientes em Vilar Formoso

O Comando Territorial da GNR da Guarda, através do Núcleo de Investigação Criminal do Destacamento Territorial de Vilar Formoso, deteve, no dia 10 de março, em Vilar Formoso, dois homens

Região

Góis em festa com as Marchas Populares

A Câmara Municipal de Góis organiza, uma vez mais, as Marchas Populares que, no sábado, dia 16 de junho, prometem animar a vila.

Opinião

Ca$h Resto Z€ro: “ Não é possível que as pessoas do interior não gritem. Falta energia ao interior e não há gerador!”

 No primeiro Ca$h Resto Z€ro do novo ano, Vítor Neves centra-se, esta sexta-feira, na inexistência de gerador no Centro de Saúde de Oliveira do Hospital, situação que se voltou a

Informação

Condutor acusado de homicídio por negligência no caso da morte de peregrinos

O Ministério Público (MP) acusou o condutor envolvido no acidente que matou cinco peregrinos em Coimbra, em 2015, de cinco crimes de homicídio por negligência …

Região

Ana Abrunhosa garante que Linha da Beira Alta retoma ligações do Intercidades “em breve”

A ministra da Coesão Territorial assegurou que a Linha de Beira Alta vai voltar a funcionar em pleno “muito em breve”. A garantia foi dada após a notícia de que

Última Hora

CIM Região de Coimbra promove ações de formação à distância

A Comunidade Intermunicipal (CIM) da Região de Coimbra, enquanto entidade formadora acreditada, irá iniciar, a partir da próxima semana, uma conjunto de ações de formação em regime de formação à

Informação

IEFP e Segurança Social apoiam empresas afetadas pelo fogo

O Instituto de Emprego e Formação Profissional (IEFP) avança com um incentivo financeiro extraordinário e temporário das empresas afetadas pelo fogo.