Percurso pedestre de Alvoco das Várzeas até à Vide “vai ser uma realidade” e um “elemento valorizador da oferta turística”
3 Julho, 2020 1446 visualizações

Percurso pedestre de Alvoco das Várzeas até à Vide “vai ser uma realidade” e um “elemento valorizador da oferta turística”

image_pdfimage_print

Um percurso pedestre que ligue Alvoco das Várzeas a Vide “vai ser uma realidade” e deverá estar concluído antes do final do ano, com um investimento “na ordem dos 400 mil Euros”.

A informação foi avançada por José Francisco Rolo, vice-presidente do Município de Oliveira do Hospital e responsável pelo Pelouro do Ambiente, na cerimónia do hastear das bandeiras Qualidade de Ouro e Praia Acessível na praia fluvial de Alvoco das Várzeas, no passado dia 1 de julho, no arranque da época balnear no concelho.

Na ocasião, sobre o “futuro e novos projectos”, José Francisco Rolo anunciou o percurso pedestre “ao longo das levadas, no âmbito dos caminhos de montanha já aprovados”. “Foi feito um investimento na ordem dos 400 mil Euros para recuperar sete quilómetros de levadas para aproveitamento agrícola”, explicou, realçando que o desafio “foi lançado pela Junta de Freguesia”.

“Isto vai gerar uma nova polaridade e um novo posicionamento da aldeia de Alvoco das Várzeas na Serra da Estrela que tem elevada procura e atratividade em termos turísticos. É um elemento valorizador da própria oferta turística da aldeia”, afirmou.

Neste momento, está em “apreciação do Turismo de Portugal uma candidatura, ao programa Valorizar, no âmbito da Rota das Levadas para a colocação de uma estrutura mais vistosa ao longo da levada”, referiu, crente de que o projeto estará concluído “até outubro ou novembro”.

“O percurso vai permitir percorrer este vale na Serra da Estrela. De um lado, a levada, e do outro, o rio Alvoco no seu estado puro e natural. Este é um rio de montanha. É dos rios menos poluídos da Europa e tem uma qualidade de água excelente”, disse, garantindo que “será uma boa experiência, na medida em que “esta oferta turística proporciona bem-estar e estilos de vida saudáveis”. “É um espaço de saúde”, rematou.

Alvoco das Várzeas: aldeia pioneira no interior do país a ter um espaço de cowork

A aldeia de Alvoco das Várzeas continua a surpreender pela positiva. Vai ser aldeia pioneira no interior do país a ter um espaço de cowork, “um espaço para acolhimento de nómadas digitais, pessoas que trabalham ligadas às indústrias criativas”.

“A expectativa é que em setembro ou outubro, possamos abrir o cowork das aldeias de montanha aqui em Alvoco das Várzeas”, disse o responsável, reforçando que “é um esforço da parceria entre Junta de Freguesia, Município de Oliveira do Hospital e PROVERE iNature/Aldeias de Montanha, com o apoio do fundo ambiental” para “criar uma estratégia de desenvolvimento”.

“O cowork vai dar uma centralidade a Alvoco das Várzeas. Dar à aldeia a dignidade que a sua comunidade merece. Somos daqueles que acredita na regeneração e revitalização do interior, que é possível voltar a dar vida e intensidade económica a estes territórios”, concluiu o vice-presidente.

Anterior Assembleia Geral da ANCOSE realiza-se a 31 de julho  
Seguinte AEOH lança 3ª e última newsletter do ano letivo dedicada aos cursos profissionais

Notícias Relacionadas

Informação

Luís Lagos, deputado do CDS na Assembleia Municipal de Oliveira do Hospital, denunciou hoje uma “inversão” do clima democrático no concelho

Luís Lagos, deputado do CDS na Assembleia Municipal de Oliveira do Hospital, denunciou hoje uma “inversão” do clima democrático no concelho, conseguido há 8 anos com a eleição de José

Última Hora

Associação de Vítimas pondera avançar com ação coletiva contra o Estado

Luís Lagos, presidente da Associação de Vítimas do Maior Incêndio de Sempre em Portugal (AVMISP), anunciou, ontem, a “intenção de colocar uma ação coletiva contra o Estado”…

Informação

Aqua Village Health Resort & Spa vence mais um prémio internacional pela World Luxury Hotel Awards

O Aqua Village Health Resort & Spa soma e segue com mais um prémio internacional, desta vez como o melhor resort de luxo com águas termais da Europa, pela World

Informação

Homem de 90 anos morre em acidente de trator no concelho de Coimbra

Um homem de 90 anos morreu hoje vítima de um acidente com trator agrícola em Souselas, no concelho de Coimbra, disse à agência Lusa fonte dos Bombeiros Sapadores da cidade.

Informação

Estátua de S. João Paulo II, o futuro padroeiro de Oliveira do Hospital, está “quase pronta” (com vídeo)

 Pela mão de Zeferino Paulo Monteiro, mestre na arte de trabalhar a pedra, a estátua vai atingir dois metros meio de altura e cerca de três toneladas.

Sociedade

Jovem oliveirense, André Salgado, venceu segunda temporada do programa “Os Extraordinários”

O jovem André Salgado, com 24 anos, foi o grande vencedor da segunda temporada d´Os Extraordinários. Durante a sua participação, a “mente mais extraordinária do país” …

Destaque

“Queijaria dos Lameiras” continua a apostar na certificação do Queijo Serra da Estrela

A Queijaria do Lameiras, em Vila Franca da Beira, no concelho de Oliveira do Hospital é um nome de referência no que à produção do Queijo Serra da Estrela DOP

Região

Filme gravado nas Aldeias Históricas de Portugal premiado em festival de cinema internacional (com vídeo)

O filme “Inside_”, gravado nas Aldeias Históricas de Piódão, Sortelha e Belmonte, no âmbito da competição do Festival Internacional de Cinema de Turismo ART&TUR, …

Informação

Região: PJ deteve suspeito de atear fogo a ecopontos e viaturas

A Polícia Judiciária, através do Departamento de Investigação Criminal de Leiria, anunciou a detenção do presumível…

Última Hora

Benfiquistas preparam festa do tetra na “rotunda do cavaleiro”

A “rotunda do cavaleiro”, em Oliveira do Hospital, está desde o início da semana reservada pelos benfiquistas para a eventual festa do “tetra” que, este ano, pode acontecer amanhã, dia

Última Hora

Rally Vinho do Dão: dupla Carlos Fernandes e Bruno Abreu sagrou-se campeã

O Rally Vinho do Dão, que decorreu nos dias 26 e 27 de maio no concelho de Nelas, contou com 27 participantes em prova, e onde a dupla Carlos Fernandes/

Última Hora

RELVAPARQUE vence 2ª edição do Orçamento Participativo Escolar

O projeto RELVAPARQUE – RECR(E)IAR ESPAÇOS LÚDICOS, apresentado por professores e alunos do Centro Escolar de Seia, e que prevê reabilitar o espaço de recreio da escola,…