Penacova preparada para receber 108 crianças do pré- escolar
1 Junho, 2020 258 visualizações

Penacova preparada para receber 108 crianças do pré- escolar

image_pdfimage_print

O Município de Penacova preparou os centros de educação pré-escolar do concelho para que possam receber, já esta segunda-feira, 1 de junho, em segurança,…

… as crianças e todos os colaboradores dos respetivos centros, após o encerramento iniciado no passado dia 16 de março.

Ao todo, são 108 crianças, correspondendo a cerca de metade das inscritas nos nove estabelecimentos. Destes, abrirão todos à exceção do estabelecimento do Seixo.

De acordo com Humberto Oliveira, presidente da autarquia, “houve uma concentração de esforços para que tudo estivese preparado e acautelado ao máximo, no sentido de receber novamente as crianças numa nova fase de recuperação e de esperança para todos”.

A ação alargou-se a várias áreas, tendo sido tomadas medidas de higienização, limpeza, formação, organização e preparação dos diversos espaços. Como realça o autarca, “estes preparativos pretendem garantir que todo o serviço prestado assegura o máximo de condições de higiene e segurança”, tendo contado com o envolvimento do Agrupamento de Escolas de Penacova, Proteção Civil, Bombeiros Voluntários de Penacova e Juntas de Freguesia. Humberto Oliveira destaca a cooperação e agradece “o trabalho de todas as entidades envolvidas”.

Nesta fase de reabertura, a preocupação da autarquia centrou-se em acautelar também uma resposta mais adequada às necessidades e horários de trabalho dos pais que levam as crianças aos estabelecimentos de educação pré-escolar, cumprindo as orientações do Ministério da Educação e da Direção Geral de Saúde.

Não foi esquecida a formação, tendo 23 assistentes operacionais dos centros de educação pré-escolar, que abrem portas neste dia da criança, frequentado o ações apropriadas, no quartel dos Bombeiros. As assistentes operacionais foram submetidas a testes rastreio no centro de saúde e, no sentido de acautelar todas as situações, vigora o plano de contingência do Agrupamento de Escolas de Penacova.

As refeições, garante Sandra Ralha, vereadora da Educação do Município de Penacova, “serão fornecidas, como habitualmente, pelas IPSS´s, com a qualidade e as precauções que todos reconhecemos a estas instituições, e que estão devidamente contratadas para o efeito”. O Município também garante a disponibilização do transporte escolar, como até aqui, para este nível de educação.

Humberto Oliveira realça que esta reabertura “demonstra a capacidade do Município de Penacova em fazer face a situações desta natureza e o seu empenho para que todos consigamos retomar a normalidade”.

Anterior Queda de helicóptero em Góis causou um ferido leve
Seguinte Incêndios 2017: Município de Seia abre período de candidaturas para atribuição de donativos da Conta Solidária

Notícias Relacionadas

Última Hora

Pastor de Vila Pouca da Beira encontrado morto num poço

Um homem com 40 anos, pastor, foi encontrado esta manhã sem vida num poço localizado na quinta de Santa Apolónia, Avô. António Catarino, …

Sociedade

Chuva deixa todos os distritos sob aviso amarelo

Todos os distritos de Portugal continental estão hoje sob ‘Aviso Amarelo’ devido à previsão de aguaceiros por vezes fortes, granizo e trovoadas,…

Informação

Gosto por Oliveira do Hospital leva Lucinda Maria a escrever “Terra do Meu Coração”

“Terra do Meu Coração” é o título do novo livro da oliveirense Lucinda Maria. O novo trabalho dedicado ao concelho, em jeito de prosa e poesia,…

Última Hora

BLC3 conquista selo “RegioStars” com projeto Centro Bio (com vídeos)

O projeto Centro Bio da BLC3, o Campus de Tecnologia e Inovação de Oliveira do Hospital venceu, esta tarde, o prémio “RegioStars” na categoria de “Desenvolvimento Sustentável”.

Última Hora

Governo atribui 6,35 milhões a projetos de regadio, um deles em Oliveira do Hospital

O governo vai atribuir 6,35 milhões de euros a 59 projetos de regadio que abrangem uma área superior a 1 800 hectares e 32 concelhos do norte e centro, verba

Programas

Especial “Cá se Fazem, Cá se Tocam” no 31º aniversário da Rádio Boa Nova

Em dia de aniversário da Rádio Boa Nova, no dia 19 de março, Pedro Oliveira apresenta uma emissão especial do programa “Cá se Fazem, Cá se Tocam”.

Informação

Fogos de outubro revelaram dificuldades dos municípios no socorro

Os grandes fogos de outubro revelaram as dificuldades que os municípios têm para liderar procedimentos relacionados com a emergência e o socorro, designadamente em resultado dos incêndios rurais.

Informação

Coimbra: Três homens detidos por posse de estupefacientes

O Comando Territorial de Coimbra, através do Núcleo de Investigação Criminal de Coimbra, deteve ontem, dia 27 de novembro, três homens, com idades entre os 34 e 47 anos, pelo crime de tráfico de estupefacientes, na localidade de

Informação

Mulher encontrada morta após incêndio na Guarda

Uma mulher, cuja idade ainda não foi possível apurar, foi encontrada morta, esta quinta-feira numa habitação localizada no Sabugal, na Guarda.

Última Hora

Figueira da Foz: PJ deteve autores de roubo com sequestro

A Polícia Judiciária (PJ), através da Diretoria do Centro, identificou e deteve dois homens pela presumível autoria da prática de um crime de roubo com sequestro de um homem de

Região

“Histórias que DÃO para Ver” chega ao Município de Nelas

A Câmara Municipal de Nelas recebe, em casa, a peça de Teatro “Histórias que DÃO par ver”, no Palco do Mercado Municipal, já no próximo dia 9 de novembro, a

Destaque

Empresas afetadas pelos incêndios podem concorrer a apoios já a partir de hoje

As empresas que foram afetadas pelos incêndios podem concorrer, a partir de hoje, ao programa que o executivo de António Costa criou para que estas estruturas possam adquirir novos equipamentos.