Penacova intensifica apoio a pessoas mais frágeis
24 Março, 2020 483 visualizações

Penacova intensifica apoio a pessoas mais frágeis

image_pdfimage_print

A população mais frágil ou de maior risco vai receber apoio personalizado do Município de Penacova, que se articulou com vários parceiros a fim de serem prestados serviços essenciais,…

… como a compra de alimentos, a confeção e distribuição de refeições, a aquisição de medicamentos e outros bens de primeira necessidade.

Em comunicado enviado à Rádio Boa Nova, a autarquia presidida por Humberto Oliveira refere que “estas são apenas algumas das medidas de apoio social que, conjuntamente com  toda a Rede Social e em colaboração com as juntas de freguesia do Concelho, estão a ser operacionalizadas a quem apresentar uma situação de carência ou necessidade”.

De acordo com o autarca, “identificar os casos de risco e as pessoas que possam passar por mais dificuldades numa altura destas torna-se imperativo, e todo o Executivo Municipal, bem como o das juntas de freguesia, querem combater e atenuar essas mesmas fragilidades a fim de salvaguardar os cuidados primários a estes grupos de risco, nomeadamente idosos e pessoas com doenças crónicas, que não devem sair de suas casas”.

Na última reunião do Executivo Municipal, Humberto Oliveira anunciou que está criada uma equipa de apoio, constituída por técnicos que, numa primeira fase, fazem o atendimento telefónico e análise das situações, apoiados pelos parceiros da comunidade, tendo como orientação a prestação de um apoio personalizado. O autarca apelou a que toda a comunidade, através da rede de proximidade, dê a conhecer estas medidas e possa reportar aos serviços informação casos que carecem de intervenção. Para tal, a linha telefónica de Apoio Social é o 239470318/19, a funcionar das 09h00 às 23h00 e os endereços de email são: dase@cm-penacova.pt e psicologia@cm-penacova.pt, e a da Comissão de Proteção de Crianças e Jovens é o 912010444 e o endereço eletrónico cpcj.penacova@cnpdpcj.pt .

Humberto Oliveira salienta ainda que, neste contexto de restrições a propósito do  Covid -19, “o Município está apto a dar resposta, sobretudo por conhecer bem os casos sociais de maior fragilidade, fruto de um trabalho acompanhado de perto pelos técnicos, e alerta que é necessário que cada organização ative o seu plano de contingência, identifique cenários e se prepare para cada uma das situações”.

Deixando ainda no ar possíveis medidas que estão a ser devidamente estruturadas, Humberto Oliveira revela que “sabemos das dificuldades que toda esta pandemia está a causar aos vários agentes locais e às famílias, e estamos atentos e a analisar possíveis situações para que este futuro próximo seja menos dispendioso para quem vive no nosso território”.

A autarquia de Penacova tem utilizado o seu portal e a rede social Facebook para lançar várias informações e medidas relacionadas com o delicado momento que todos enfrentamos. Por outro lado, têm sido constantes as reuniões em videoconferência, com o objetivo de intensificar o trabalho de apoio comunitário e operacionalizar respostas no terreno, consciencializar, informar e proteger os cidadãos do Concelho.

Anterior Covid-19: Acionado o Plano Distrital de Emergência de Proteção Civil
Seguinte COVID-19: Hospitais de Coimbra já confecionaram 450 botas e 700 cogulas

Notícias Relacionadas

Informação

PJ identificou cinco suspeitos de roubo e sequestro em Viseu

A Polícia Judiciária (PJ) anunciou hoje ter identificado cinco homens suspeitos de um crime de roubo ocorrido em março de 2014, numa localidade…

Última Hora

AD Nogueirense parte para nova época com o objetivo da “manutenção”

A Associação Desportiva Nogueirense apresentou, esta semana, a equipa com que vai disputar a próxima época desportiva no Campeonato de Portugal Prio.

Informação

FCOH continua firme ao vencer o Marialvas. AD Lagares empata em Pampilhosa. ADN empata em casa frente ao Águeda

  O Futebol Clube de Oliveira do Hospital (FCOH) continua a somar pontos ao vencer em casa por 2-0…

Informação

Cidadãos de Pedrógão Grande manifestam-se hoje em Lisboa e no Porto

Um grupo de cidadãos de Pedrógão Grande manifesta-se, esta tarde, contra as alegadas irregularidades na reconstrução de casas atingidas pelo fogo.

Última Hora

Nevoeiro, aguaceiros e trovoada em algumas regiões. Dois concelhos do distrito de Faro apresentam risco de incêndio

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera prevê, para esta terça-feira, no continente, céu geralmente pouco nublado,…

Informação

Chuva marca o início da semana, mas as temperaturas vão subir

O início da semana em Portugal continental vai ser ainda marcado por períodos de chuva ou aguaceiros, mas as temperaturas máximas vão subir podendo atingir os 23 graus Celsius.

Última Hora

Hoje assinala-se o dia de luto nacional pelas vítimas de violência doméstica

Portugal está, esta quinta-feira, 7 de março, de luto pelas vítimas de violência doméstica. Número de mulheres assassinadas neste contexto voltou a subir.

Região

Empregada de limpeza detida ao tentar introduzir haxixe na prisão de Coimbra

Uma mulher de 41 anos, empregada de limpeza, foi detida por tentar introduzir haxixe no Estabelecimento Prisional de Coimbra.

Última Hora

Seis distritos do continente sob aviso laranja devido à agitação marítima

Seis distritos de Portugal continental estão hoje sob aviso laranja devido à previsão de agitação marítima forte, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

Região

Sessão de esclarecimento em Coimbra debateu oportunidades de financiamento das empresas turísticas

O Turismo Centro de Portugal e o Turismo de Portugal organizaram, ontem, a sessão de esclarecimento “Financiamento das Empresas Turísticas – Novas Oportunidades”.

Última Hora

Homem ficou em estado grave após ser atropelado por empilhadora

Um homem sofreu ferimentos considerados graves ao ser atropelado numa empresa em Lameiras, em Santa Comba Dão, esta sexta-feira.

Região

“Mesa da Beira Serra” é pré-finalista das 7 Maravilhas de Portugal

A candidatura da “Mesa da Beira Serra” ao Concurso 7 Maravilhas à Mesa, promovida pela ADIBER foi eleita pelo júri como uma das 49 pré-finalistas desta iniciativa que, agora, entrará