Penacova intensifica apoio a pessoas mais frágeis
24 Março, 2020 396 visualizações

Penacova intensifica apoio a pessoas mais frágeis

image_pdfimage_print

A população mais frágil ou de maior risco vai receber apoio personalizado do Município de Penacova, que se articulou com vários parceiros a fim de serem prestados serviços essenciais,…

… como a compra de alimentos, a confeção e distribuição de refeições, a aquisição de medicamentos e outros bens de primeira necessidade.

Em comunicado enviado à Rádio Boa Nova, a autarquia presidida por Humberto Oliveira refere que “estas são apenas algumas das medidas de apoio social que, conjuntamente com  toda a Rede Social e em colaboração com as juntas de freguesia do Concelho, estão a ser operacionalizadas a quem apresentar uma situação de carência ou necessidade”.

De acordo com o autarca, “identificar os casos de risco e as pessoas que possam passar por mais dificuldades numa altura destas torna-se imperativo, e todo o Executivo Municipal, bem como o das juntas de freguesia, querem combater e atenuar essas mesmas fragilidades a fim de salvaguardar os cuidados primários a estes grupos de risco, nomeadamente idosos e pessoas com doenças crónicas, que não devem sair de suas casas”.

Na última reunião do Executivo Municipal, Humberto Oliveira anunciou que está criada uma equipa de apoio, constituída por técnicos que, numa primeira fase, fazem o atendimento telefónico e análise das situações, apoiados pelos parceiros da comunidade, tendo como orientação a prestação de um apoio personalizado. O autarca apelou a que toda a comunidade, através da rede de proximidade, dê a conhecer estas medidas e possa reportar aos serviços informação casos que carecem de intervenção. Para tal, a linha telefónica de Apoio Social é o 239470318/19, a funcionar das 09h00 às 23h00 e os endereços de email são: dase@cm-penacova.pt e psicologia@cm-penacova.pt, e a da Comissão de Proteção de Crianças e Jovens é o 912010444 e o endereço eletrónico cpcj.penacova@cnpdpcj.pt .

Humberto Oliveira salienta ainda que, neste contexto de restrições a propósito do  Covid -19, “o Município está apto a dar resposta, sobretudo por conhecer bem os casos sociais de maior fragilidade, fruto de um trabalho acompanhado de perto pelos técnicos, e alerta que é necessário que cada organização ative o seu plano de contingência, identifique cenários e se prepare para cada uma das situações”.

Deixando ainda no ar possíveis medidas que estão a ser devidamente estruturadas, Humberto Oliveira revela que “sabemos das dificuldades que toda esta pandemia está a causar aos vários agentes locais e às famílias, e estamos atentos e a analisar possíveis situações para que este futuro próximo seja menos dispendioso para quem vive no nosso território”.

A autarquia de Penacova tem utilizado o seu portal e a rede social Facebook para lançar várias informações e medidas relacionadas com o delicado momento que todos enfrentamos. Por outro lado, têm sido constantes as reuniões em videoconferência, com o objetivo de intensificar o trabalho de apoio comunitário e operacionalizar respostas no terreno, consciencializar, informar e proteger os cidadãos do Concelho.

Anterior Covid-19: Acionado o Plano Distrital de Emergência de Proteção Civil
Seguinte COVID-19: Hospitais de Coimbra já confecionaram 450 botas e 700 cogulas

Notícias Relacionadas

Região

Último documentário de Jorge Pelicano no Cinema de Seia

O realizador português Jorge Pelicano vai voltar ao cinema de Seia, no próximo dia 9 de maio, desta vez com o filme “Até que o Porno nos separe”.

Informação

14 detenções, 639 infrações e 56 acidentes no distrito de Coimbra

O Comando Territorial de Coimbra procedeu, de 8 a 14 de maio, a várias operações, no distrito de Coimbra, como a prevenção e o combate à criminalidade violenta e a

Informação

Portugal não arrecadou prémios na edição 2019 do RegioStars em Bruxelas

Apesar de ser o segundo país que mais distinções conseguiu arrecadar nas 12 edições dos prémios da Comissão Europeia, este ano, não se gritou vitória em português.

Destaque

Crianças plantaram árvores oferecidas pela Worten e ERP Portugal ao Município de Oliveira do Hospital

Decorreu, esta manhã, mais uma ação de reflorestação no concelho de Oliveira do Hospital. Cerca de 60 crianças plantaram árvores oferecidas pela Worten e ERP Portugal, na freguesia de Aldeia

Informação

Aqua Village já proporciona massagens com mel em gotas suspensas

As massagens com mel em gotas suspensas nas árvores, a dois metros de altura, já são uma realidade no Aqua Village Health Resort & Spa, no concelho de Oliveira do

Última Hora

ASAE: 175 inspetores fiscalizam veículos por todo o país

Está a decorrer em todo o território nacional uma operação de fiscalização da  Autoridades de Segurança Alimentar e Económica (ASAE),…

Informação

Confirmada primeira morte em Albergaria-a-Velha. É uma mulher de 89 anos

Uma mulher de 89 anos é a primeira vítima mortal por covid-19 em Albergaria-a-Velha, no distrito de Aveiro, onde se situa também o concelho de Ovar que se encontra sob

Última Hora

Saúde: João Brito defendeu moção de protesto ao governo. PS acusou o deputado de “hipocrisia política”

João Brito, deputado do PSD, insistiu na reabertura do SAP no centro de Saúde de Oliveira do Hospital e desafiou a Assembleia Municipal a avançar com uma “moção de protesto”…

Informação

Incêndios: CNA diz que agricultura ficou mais fragilizada e floresta com mais riscos

A Confederação Nacional de Agricultura (CNA) alertou ontem que a agricultura ficou ainda mais fragilizada e a floresta comporta mais riscos nos territórios afetados pelos grandes fogos de outubro de

Região

Viseu: Incêndio numa habitação provoca uma vítima mortal

Um incêndio numa casa em Moselos, no concelho de Viseu, provocou no final do dia de ontem a morte a uma mulher de cerca de 80 anos.

Sociedade

” Encontro Distrital de Boas Práticas de Cidadania, Igualdade e Não Discriminação” realiza-se em Oliveira do Hospital

Oliveira do Hospital vai ser palco do III Encontro Distrital de Boas Práticas de Cidadania, Igualdade e Não Discriminação, …

Desporto

Diversidade desportiva “é uma riqueza que ninguém nos tira”

Oliveira do Hospital realizou no sábado a já habitual “Gala do Desporto”, distinguindo os agentes que mais se destacaram na última época desportiva.