Penacova identificou 650 situações para apoio durante o Estado de Emergência
13 Maio, 2020 256 visualizações

Penacova identificou 650 situações para apoio durante o Estado de Emergência

image_pdfimage_print

O Município de Penacova intensificou, durante o período de vigência do estado de emergência, o apoio e o acompanhamento à população através da Divisão de Ação Social e Educação da Câmara Municipal de Penacova,…

… em articulação com o Serviço Municipal de Proteção Civil e com as Juntas/Uniões de Freguesia do Concelho.

Durante este período foram sinalizadas e identificadas cerca de 650 situações que levaram à intervenção dos serviços do município, destacando-se o apoio e acompanhamento aos utentes do serviço de Teleassistência. “Neste caso concreto”, sublinha Sandra Ralha, vereadora da Ação Social da autarquia, “para além de pretendermos saber exatamente quais as dificuldades e as necessidades sentidas, pretendemos, igualmente, criar um sentimento de proteção e de conforto, já que os utentes deste serviço são idosos que, em circunstâncias ditas normais, vivem já em isolamento social e geográfico.”

Sandra Ralha refere ainda que “durante o estado de emergência a nossa principal preocupação foi suprir as necessidades mais prementes dos que nos solicitaram ajuda. Analisámos caso a caso e contámos com o auxílio dos agentes locais. Identificámos e resolvemos, durante este período, diversos problemas na área da ação social escolar e no apoio à natalidade, mas o que foi determinante para o bem-estar das famílias que nos procuraram foi a entrega e atribuição de bens alimentares, a atribuição de apoio financeiro para aquisição de bens de primeira necessidade e de apoio financeiro para pagamento de renda ou para pagamento de medicamentos durante três meses. No caso dos medicamentos articulámos, com as Farmácias locais, a sua entrega, aos mais idosos, tendo o município colocado o seu serviço de transportes a realizar esse serviço. Com as IPSS’s articulámos respostas de apoio domiciliário a idosos que nalguns casos inclui serviço de refeições.”

A Linha de Apoio Psicológico da autarquia, que dava os seus primeiros passos, rececionou durante este período novos pedidos de apoio e aconselhamento, encontrando-se em curso o acompanhamento à distância de utentes. Sandra Ralha salienta que “este serviço da autarquia tem também prestado apoio e aconselhamento psicológico aos Bombeiros Voluntários que, aqui, em Penacova, estão na primeira linha de intervenção e têm conseguido criar uma forma de comunicação muito consistente com a população de forma a que consigamos fazer chegar a diferentes públicos orientações, sugestões e estratégias específicas que não podem ser iguais para os pais de um bebé de meses ou para os pais de um adolescente,  ou para um idoso, ou para alguém que trabalha no atendimento, por exemplo.”

Humberto Oliveira, conclui salientando que “não é por o Estado de Emergência ter terminado que vamos levantar a guarda, este é um período crucial para que possamos vir a retomar a normalidade. Todos os cuidados e apoios prestados serão poucos, temos que estar cem por cento alerta e temos sobretudo que olhar por aqueles que não conseguem pedir ajuda, pelos que para além de isolados, estão sós. Para além de alerta, temos mesmo que estar muito atentos, é essa agora a nossa maior missão”.

Anterior Regras para creches não garantem "risco zero mas minimizam”, garante a Diretora Geral de Saúde
Seguinte Município de Oliveira do Hospital disponibiliza computadores e internet a alunos do concelho

Notícias Relacionadas

Região

Comboio de mercadorias descarrilou na Linha do Norte

Um comboio de mercadorias que circulava na Linha do Norte descarrilou, ontem à tarde, em Souselas, arredores de Coimbra, mas não há registo de vítimas.

Informação

Conselho de Ministros aprova medidas que concretizam estado de emergência

O Governo reúne-se hoje em Conselho de Ministros para aprovar as medidas que concretizem a execução do decreto do Presidente da República que institui o estado de emergência, aprovado…

Última Hora

Tábua é município “Amigo do Desporto”

O Município de Tábua foi distinguido, no dia 17 de novembro, com o galardão “Município amigo do Desporto 2016” na Gala do XVII Congresso da …

Informação

Membro de Assembleia de Freguesia denuncia “abate selvagem” de plátanos entre Ervedal da Beira e Ponte da Atalhada

João Dinis, membro da Assembleia de Freguesia da União de Freguesias de Ervedal e Vila Franca da Beira, pediu explicações ao Município de Oliveira do Hospital e  Assembleia e Junta

Última Hora

Aniversário: Intermarché privilegia “relação próxima com os clientes”

O Intermarché comemorou, no passado sábado, 22 anos de atividade na cidade de Oliveira do Hospital, numa festa que juntou clientes, gerência e colaboradores e onde não faltou bolo de

Sociedade

“Oliveira do Hospital é um bom exemplo com uma dezena de casas em recuperação”

O ministro do Planeamento e das Infraestruturas considerou hoje em Oliveira do Hospital que o concelho “é um bom exemplo” …

Última Hora

Hospital Pediátrico de Coimbra inaugura espaço lúdico para crianças

O Hospital Pediátrico de Coimbra (HPC) inaugura, esta sexta-feira, dia 10 de janeiro, um novo espaço de cultura e lazer destinado às crianças e jovens internados nesta unidade de saúde.

Informação

19 detenções, 712 infrações e 60 acidentes no distrito de Coimbra

O Comando Territorial de Coimbra procedeu, 21 a 27 de agosto, a várias operações, no distrito de Coimbra, como a prevenção e o combate à criminalidade violenta e a fiscalização

Região

Ex treinador do FCOH despedido do Cesarense

Bruno Conceição, sobrinho de Sérgio Conceição, que na última época desportiva se sagrou campeão distrital da Associação de Futebol de Coimbra (AFC)…

Destaque

Incêndios: Mais seis habitações entregues no concelho de Tábua

Ontem foi um dia de emoção para seis famílias do concelho de Tábua, a quem lhes foram entregues as chaves da nova habitação, no âmbito do PARHP- Programa de Apoio

Última Hora

Incêndio destruiu anexo de habitação em Coimbra

Um incêndio destruiu ontem à tarde um anexo de uma habitação na Rua da Baldeira, na Póvoa de S. Martinho do Bispo, em Coimbra.

Última Hora

GNR deteve seis pessoas em Castelo Branco, Guarda e Viseu por crime de incêndio florestal

A GNR anunciou ter detido seis pessoas pelo crime de incêndio florestal, na quarta e quinta feira, nos distritos de Castelo Branco, Guarda e Viseu.