Penacova e UF de Coimbra aprovam Plano de Contingência para enfrentar Covid 19
9 Março, 2020 1050 visualizações

Penacova e UF de Coimbra aprovam Plano de Contingência para enfrentar Covid 19

image_pdfimage_print

Humberto Oliveira, Presidente da Câmara Municipal de Penacova, aprovou o Plano de Contingência da autarquia que estabelece os procedimentos a adotar perante um trabalhador com sintomas de infeção pelo novo Coronavírus SARS-COV-2, agente causal da COVID-19.

“Com a definição deste conjunto de procedimentos”, refere Humberto Oliveira, “pretendemos antecipar uma resposta eficaz perante uma situação de eventual contágio, de forma a que, caso a mesma exista, possamos assegurar a continuidade da prestação de serviços, mesmo que nos encontremos no pior cenário”.

O edil refere ainda que, “num primeiro momento, estão a divulgar o Plano junto de colaboradores e outras entidades com ligação à Câmara, bem como as medidas de autoproteção aconselhadas pela Direção Geral de Saúde de forma a evitar eventuais contágios e a identificar as possíveis áreas de isolamento”.

De acordo com as diretivas da Direção Geral de Saúde, o Plano de Contingência da Câmara Municipal de Penacova prevê três fases de intervenção, cabendo a Humberto Oliveira, responsável pelo Grupo Coordenador do Plano de Contingência, ativar cada uma delas em função da evolução da situação, encontrando-se previstas no mesmo a definição de áreas prioritárias de funcionamento da autarquia e as tarefas que poderão, eventualmente, face ao agravar da situação, ser temporariamente suspensas.

Também a União das Freguesias de Coimbra informa que já está pronto a ser aplicado o Plano de Contingência da União das Freguesias de Coimbra.

O plano foi aprovado no passado dia 6 de março e irá manter-se em vigor até que se justifique.

Este plano visa preparar a União das Freguesias de Coimbra de meios e procedimentos para gerir o risco de infeção e enfrentar eventuais casos de doenças, minimizando a sua transmissão e o seu impacto na área das União das Freguesias de Coimbra.

Este plano foi preparado com base nas orientações da Direcção-Geral da Saúde.

A partir de agora, o plano poderá ser ativado a qualquer momento, caso as circunstâncias o exijam e por determinação do Presidente da União das Freguesias de Coimbra sempre em coordenação com as demais entidades competentes na matéria.

O presidente da União das Freguesias de Coimbra, João Francisco Campos, apela para que todos se mantenham informados, atentos aos sintomas da doença e acima de tudo que adotem comportamentos preventivos especialmente um reforço na higienização das mãos.

A União das Freguesias de Coimbra está atenta, colaborante com todos e disponível para que o impacto deste surto seja minimizado na medida do possível.

Anterior Viseu: PJ deteve suspeitos da autoria do crime de rapto e roubo
Seguinte Resultados desportivos do fim-de-semana

Notícias Relacionadas

Informação

Concelhos de Arganil e Pampilhosa da Serra em risco máximo de incêndio

Os concelhos de Pampilhosa e Arganil, no distrito de Coimbra, apresentam hoje risco ‘Máximo’ de incêndio, segundo informação do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

Última Hora

Mês de setembro voltou a ser positivo para a atividade turística no Centro de Portugal

O mês de setembro voltou a ser positivo para a atividade turística no Centro de Portugal. Os resultados preliminares, …

Informação

Violência doméstica: Maioria das 49 queixas diárias feita por jovens

A Associação Portuguesa de Apoio à Vítimas recebeu uma média de 49 queixas de violência doméstica por dia, entre 2013 e 2015,…

Região

Região: Dois homens identificados por furtos a residências

A GNR identificou dois homens por suspeita de furto em residências nos concelhos de Leiria, Batalha e Pombal, informou hoje o Comando Territorial de Leiria.

Última Hora

Gouveia: Homem detido por violência doméstica

O Comando Territorial da Guarda, através do Núcleo de Investigação e Apoio a Vítimas Específicas, deteve ontem, dia 20 de janeiro, um homem com 45 anos, por violência doméstica, no

Última Hora

Coimbra: Traficante de droga apanhado com navalhas e um bastão

A PSP deteve, na segunda-feira, no Largo das Ameias, em Coimbra, um homem de 48 anos suspeito dos crimes de tráfico de droga e posse de armas proibidas.

Nacional

Interior lidera lista dos concelhos com melhor qualidade de vida

Castelo de Vide lidera a lista dos concelhos com melhor qualidade de vida com 16.9, numa escala de 1 a 20, segundo o rating concelhio da Marktest. Rating da Marktests

Última Hora

O frio veio para ficar. Previsões apontam para baixas temperaturas ao longo dos próximos dez dias

O ano arrancou com temperaturas a fazer jus ao inverno. No que à meteorologia diz respeito, o cenário dos primeiros dias de 2019 vai manter-se: apesar do sol radioso, pode

Última Hora

Acompanhe os trabalhos da Assembleia Municipal de Oliveira do Hospital

Rádio Boa Nova em reportagem na reunião da Assembleia Municipal de Oliveira do Hospital: Dulce Pássaro, presidente da Assembleia Municipal de Oliveira do Hospital, anunciou o valor da comparticipação dos deputados

Última Hora

Região: Mulher de 30 anos morre em despiste e queda de carro ao rio Mondego

Uma mulher de 30 anos morreu após o veículo ligeiro de passageiros onde seguia se ter despistado e caído ao rio Mondego, ao início da noite desta quinta-feira, junto à

Nacional

Ott Tänak em Toyota Yaris WRC  lidera classificação geral do Rally de Portugal com 1:03:26.7

Segunda passagem pelos troços de Lousã, Góis e Arganil deixam  Ott Tänak em Toyota Yaris WRC  em primeiro na classificação geral com 1:00:50.1 Em Lousada, a tendência manteve-se com Tänak

Região

Agricultores afetados pelo incêndio reúnem domingo em Ervedal da Beira

A Associação Distrital dos Agricultores de Coimbra (ADACO) vai promover uma reunião de agricultores e produtores florestais,…