Penacova disponibiliza 82 tablets e 52 hotspots a alunos
5 Maio, 2020 434 visualizações

Penacova disponibiliza 82 tablets e 52 hotspots a alunos

image_pdfimage_print

A Câmara Municipal de Penacova investiu cerca de 30 mil euros na aquisição de meios informáticos, decidindo disponibilizá-los, a título de empréstimo, até ao final do presente ano lectivo.

“ São 82 tablets e 52 hotspots de acesso à internet que serão entregues a alunos do 1º, 2º e 3º ciclo e secundário que não dispunham destes recursos tecnológicos”, informa a autarquia. 

Humberto Oliveira, presidente da Câmara Municipal de Penacova salienta que “investir na educação é investir no futuro, porque quer nos contextos educativos tradicionais, quer nos espaços de formação profissional, é recorrente o uso de ferramentas e ambientes virtuais de aprendizagem, novas interações e plataformas digitais que, de uma forma consistente e globalizada, adotam novas dinâmicas e metodologias de ensino e, neste momento, estamos todos a viver isso mesmo”.

Atenta à cada vez maior necessidade de utilização das novas tecnologias em contexto escolar, à promoção da inclusão e ao combate e prevenção do abandono escolar, a Câmara Municipal de Penacova abraçou desde o primeiro momento o Projeto da Comunidade Intermunicipal da Região de Coimbra. Este projeto gerou o Plano Inovador de Combate ao Insucesso Escolar, que tem sido colocado em prática, ao longo do presente ano letivo, através do Programa Operacional da Região Centro no âmbito da Tipologia de Operação denominada “Medidas educativas orientadas para a promoção da inclusão, do sucesso educativo e para a prevenção do abandono escolar”, integrante da Prioridade de Investimento 10.i do Domínio do Capital Humano.

No momento em que os professores e a direção do Agrupamento de Escolas de Penacova fizeram a identificação e levantamento de necessidades de recursos tecnológicos, por parte dos alunos que comprovadamente não dispunham de meios informáticos que lhes permitissem continuar o seu percurso escolar com sucesso, De salientar que, 22 dos 52 hotspots foram oferecidos à autarquia pela empresa Águas do Centro Litoral.

“Este projeto, que abraçámos desde o primeiro momento, permitiu, às escolas do primeiro ciclo adotar novas metodologias e utilizar novas abordagens de ensino”, refere Sandra Ralha, vereadora da Educação, “mas hoje, estes equipamentos, são uma ferramenta determinante para o sucesso de alguns alunos do nosso concelho e seria, para nós, impensável não utilizar os recursos que possuímos e colocá-los ao dispor de quem mais precisa deles neste momento. E, foi por isso, que agilizámos em parceria com a Direção do Agrupamento de Escolas esta ação.”

Ana Clara Almeida, diretora do Agrupamento de Escolas de Penacova, e Manuel Branco, membro da direção, deixaram uma palavra de agradecimento e de reconhecimento da boa parceria existente entre o Agrupamento de Escolas de Penacova e o Município, no sentido de proporcionar melhores condições aos alunos e respetivas famílias, salientando que “para o Agrupamento foi uma mais valia contar mais uma vez com a colaboração da autarquia. Não conseguiríamos chegar a todos os alunos e assim vai ser possível assegurar quase a 100% a ligação da escola aos alunos. É muito importante que eles não percam esta ligação e que não se esqueçam que a Educação é o que deve mover e deve continuar a ser o foco dos jovens e crianças do Concelho”.

Anterior COVID-19: GNR descontaminou cerca de 2400 ambulâncias e 70 instalações
Seguinte Covid-19 causou 1074 mortes e 25 702 infetados

Notícias Relacionadas

Informação

Estão abertas as inscrições para o “Soltem Talentos 2017”

Encontram-se a decorrer as inscrições para o concurso “Soltem Talentos 2017” promovido pela Câmara Municipal de Oliveira do Hospital através do Pelouro da Cultura.

Última Hora

Mais 812 mortes em Espanha, número mais baixo do que o registado ontem. Supera os 7 mil mortos

O Ministério da Saúde espanhol avança agora com os novos números sobre o surto de Covid-19 em Espanha. Registaram-se nas últimas 24 horas 812 mortes,…

Informação

Rádio Boa Nova em simultâneo com Antena 3 em programa de Ana Galvão e Joana Marques

A Rádio Boa Nova vai amanhã, dia 28 de outubro, emitir em simultâneo com a “Antena 3” no programa “Donas de Casa”.

Sociedade

Todas as crianças terão médico de família logo após o nascimento

Todas as crianças têm, a partir desta quinta-feira, 1 de setembro, médico de família logo após o seu nascimento, no âmbito do projeto “Nascer Utente”…

Região

ADI prepara nova campanha de Natal em Tábua e Oliveira do Hospital

A ADI – Agência para o Desenvolvimento Integrado de Tábua e Oliveira do Hospital está a preparar a nova campanha de Natal, a desenvolver durante o mês de dezembro até

Informação

Maratona Clube da Vila Chã disputou campeonato em Vila Nova de Famalicão

No passado dia 27 de fevereiro, realizou-se o Campeonato Nacional de Corta-Mato Curto em Vila Nova de Famalicão. O Maratona foi representado por duas equipas, seniores e veteranos, que coletivamente

Região

Mais 24 detenções por crime de desobediência

O Ministério da Administração Interna (MAI) informou que, desde domingo, até às 17 horas de ontem, foram detidas 24 pessoas por crime de desobediência.

Região

Abertas as candidaturas para o Orçamento Participativo de Seia

Depois do sucesso das edições anteriores, o Orçamento Participativo de Seia está de regresso, sendo a verba alocada para o efeito a mesma do ano passado, 125 mil euros. 

Informação

Penacova recebeu reunião da Plataforma Supra Concelhia do Baixo Mondego e do Pinhal Interior Norte

 O Município de Penacova foi o anfitrião da reunião da Plataforma Supra Concelhia do Baixo Mondego e do Pinhal do Interior, presidida pelo diretor do Centro Distrital de Coimbra, Ramiro

Destaque

ESTGOH capta 56 alunos na 1ª fase de acesso ao ensino superior

A Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Oliveira do Hospital (ESTGOH) viu preenchida a totalidade das 37 vagas do curso da licenciatura em “Contabilidade e Administração” …

Informação

Estão abertos os concursos ao Programa de Desenvolvimento Rural PDR2020

A ADIBER, entidade gestora do GAL ADIBER/Beira Serra 14-20 promoveu em Oliveira do Hospital uma sessão de divulgação…

Última Hora

Região: Apreendidos  805 quilos de longueirão por não possuíam medidas regulamentares

A Unidade de Controlo Costeiro, através do Subdestacamento de Controlo Costeiro de Aveiro, apreendeu, no passado dia 26 de junho, na localidade de Estarreja, 805 quilos de longueirão-direito (Ensis síliqua).