Pedro Marques em Seia: “o país está a fazer um esforço gigantesco” na prevenção aos incêndios
23 Maio, 2018 1202 visualizações

Pedro Marques em Seia: “o país está a fazer um esforço gigantesco” na prevenção aos incêndios

image_pdfimage_print

O ministro do Planeamento e das Infraestruturas, Pedro Marques, disse hoje que o país está a fazer um “esforço gigantesco” na prevenção e no combate aos incêndios florestais,…

…a propósito de uma deslocação a Seia, que incluiu uma visita aos trabalhos de limpeza das faixas de gestão de combustível na variante Estrada Nacional 231 e às obras em curso em duas habitações afetadas pelos incêndios de outubro de 2017, na localidade de Travancinha.

“Como tem dito o nosso primeiro-ministro, incêndios haverá de certeza absoluta. Chegaremos a este verão com todo o trabalho que podíamos fazer, com a consciência de que estamos a fazer todo o trabalho que podemos fazer, para prevenir e para preparar o melhor possível esse verão. E é isso que os portugueses nos exigem, e é isso que está a acontecer todos os dias nas nossas estradas”, garantiu Pedro Marques.

Segundo o presidente da Infraestruturas de Portugal (IP), António Laranjo, a IP tem 14 mil quilómetros de estradas sob a sua gestão e 6.400 quilómetros estão localizados nas faixas de gestão de combustível que incluem o corte total de três metros após a plataforma rodoviária e um corte seletivo que vai até aos 10 metros.

No distrito da Guarda, estão previstas intervenções em cerca de 350 quilómetros de vias localizadas em área florestal e estão em curso intervenções em 173 hectares.

O ministro Pedro Marques observou que todo o trabalho que está a ser feito na prevenção na limpeza de faixas de gestão de combustível “é um trabalho absolutamente essencial”.

Explicou ainda que o esforço que está a ser realizado a nível nacional é “brutal” e “sem paralelo noutros momentos”, e que foram criados mecanismos de apoio financeiro para essas intervenções por parte das entidades públicas.

Ainda na visita a Seia, Pedro Marques afirmou que cerca de mil casas destruídas pelos incêndios de 2017 estão em processo de reconstrução ou com obras já concluídas. “A reconstrução de habitações tem um valor de quase 90 milhões de euros em todo o território. Neste momento, estão praticamente mil, das cerca de 1.400 casas de primeira habitação que foram afetadas o ano passado. Cerca de quase mil dessas casas estão já em processo de obra, em obra ou concluídas”, disse o governante.

O ministro disse que as entidades envolvidas, incluindo as autarquias e a Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro, fizeram “um esforço muito grande” para que neste momento estejam “praticamente mil casas em reconstrução”.

No concelho de Seia “estão em causa 62 habitações, estando 17 na parte concursal, 11 em reavaliação, cinco terminadas e 29 na situação de trabalhos”, segundo o presidente da autarquia, Carlos Filipe Camelo.

Durante a visita às duas habitações em reconstrução, foi referido que a intervenção total que está prevista para os concelhos de Seia, Gouveia e Nelas é de cerca de 4,4 milhões de euros.

Anterior Oliveira do Hospital participa "com orgulho" na caminhada "O que nos Liga"
Seguinte CODIS Coimbra promove simulacro na empresa Aquinos em Tábua

Notícias Relacionadas

Última Hora

Saúde: Alexandrino rejeita que acordo com a FAAD seja “famigerado”. “Abençoado acordo”, contrapõe

O presidente do Município de Oliveira do Hospital considerou ontem “lamentável” que Maria Emília Moreira, elemento do PSD…

Região

Sinistralidade: 12 detenções, 374 infrações e 77 acidentes no distrito de Coimbra

O Comando Territorial de Coimbra procedeu, 4 a 10 de dezembro, a várias operações, no distrito de Coimbra, como a prevenção e o combate à criminalidade violenta e a fiscalização

Informação

Município de Penacova constrói nova EB1 em Figueira de Lorvão

A sede da Junta de Freguesia de Figueira de Lorvão foi palco da assinatura do Auto de Consignação da Empreitada “C.C.E.F.L./Centro Educativo de Figueira de Lorvão” entre o Município de

Sociedade

Músico desaparecido tem ligações familiares a Oliveira do Hospital (com vídeo)

O baixista da banda Sean Riley & The Slowriders, Bruno Simões, continua desaparecido desde a madrugada de quinta-feira passada….

Última Hora

Região: Acidente de viação provocou um morto

Um homem de 36 anos morreu, ontem, na sequência de um despiste de um veículo ligeiro na Estrada Nacional 18, em Vila Velha de Ródão, informou o Comando Distrital de

Região

IMT recorre de decisão que declara ilegal fecho de centros de inspeção

O Instituto de Mobilidade e Transportes (IMT), anunciou que vai recorrer das decisões judiciais que declaram “ilegal” o encerramento, em 2016, de três centros de inspeção automóvel em Ponte de

Informação

PJ detém 17 suspeitos da prática de crimes de associação criminosa

A Polícia Judiciária (PJ) anunciou hoje a detenção de 17 suspeitos da prática dos crimes de associação criminosa, usura, coação, extorsão, incêndio, sequestro, roubo,…

Informação

Operação “Taxa Zero”: 32 mil condutores testados, dos quais 671 com excesso de álcool

No período de 5 a  13 de agosto, Guarda Nacional Republicana (GNR) realizou uma operação de fiscalização intensiva da condução sob efeito do álcool, que teve como objetivo promover comportamentos

Destaque

13 detenções, 573 infrações e 69 acidentes no distrito de Coimbra

O Comando Territorial de Coimbra procedeu, de 11 a 17 de setembro, a várias operações, no distrito de Coimbra, como a prevenção e o combate à criminalidade violenta e a

Última Hora

Turismo do Centro congratula-se com sucesso da região no programa 7 Maravilhas à Mesa

O Turismo Centro de Portugal congratula-se com o facto de duas Mesas representantes da região – a Mesa da Bairrada ao Mondego e a Mesa Terras da Chanfana – terem

Última Hora

Vento forte causou estragos em S. Paio, Gouveia

Um episódio de vento forte registado ao final da tarde de ontem, na aldeia de S. Paio, no concelho de Gouveia , provocou quedas de árvores e de muros e

Última Hora

Mais de duas centenas de participantes na 3ª edição do Trail do Colcurinho

Mais de duas centenas de participantes oriundos dos mais diversos pontos do país marcaram presença ontem, dia 21 de outubro, na 3.ª edição do Trail Colcurinho,…