PCP exige remoção de amianto do telhado do Centro de Saúde de Oliveira do Hospital
2 Maio, 2017 934 visualizações

PCP exige remoção de amianto do telhado do Centro de Saúde de Oliveira do Hospital

image_pdfimage_print

O PCP reclamou a substituição parcial do telhado do Centro de Saúde de Oliveira do Hospital, por conter amianto, após o grupo parlamentar comunista ter questionado também o Governo sobre o assunto.

Em comunicado, a Comissão Concelhia do PCP reclama “a urgente substituição da maior parte” da cobertura com telhas “Lusalite” do Centro de Saúde de Oliveira do Hospital, no distrito de Coimbra, que “contém elevado teor de amianto” na sua composição.

“De toda a cobertura superior” do edifício, “apenas a parte por cima” do Serviço de Atendimento Permanente (SAP) “já está feita com outro material”, sem amianto, adianta.

“Algumas das trabalhadoras diárias deste Centro de Saúde sofreram e sofrem de doenças cancerígenas, circunstância que também se exige que seja bem esclarecida, até por razões humanitárias e também de respeito” pelos seus direitos, acrescenta.

No dia 19, através da deputada Ana Mesquita, o PCP questionou o Governo, na Assembleia da República, dirigindo uma interpelação escrita ao ministro da Saúde, pretendendo saber se Adalberto Campos Fernandes tem conhecimento “deste grave problema e que medidas urgentes” estão previstas.

“Além de mais médicos, de mais enfermeiros e de outros recursos humanos, o Centro de Saúde de Oliveira do Hospital precisa de um telhado novo, feito com materiais saudáveis e não suscetíveis de provocar doenças graves a quem lá trabalha”, sublinha João Dinis.

Por outro lado, o dirigente afirma que a substituição das coberturas da sede do Agrupamento Escolar do concelho, feita do mesmo material com amianto, “patinou na secretaria”, mas que já foi anunciada a aprovação pela Câmara Municipal e pelo Ministério da Educação de “um projeto que prevê um investimento total superior a um milhão de euros” para a sua substituição.

Esta obra “também corresponde à luta persistente” dos estudantes, trabalhadores, professores, pais e encarregados de educação e responsáveis do Agrupamento escolar, salienta.

“Uma luta em que o PCP participou, pública e institucionalmente, com destaque até para a intervenção do Grupo Parlamentar (…), sem esquecer a solidariedade sempre manifestada por ativistas locais da CDU”, segundo João Dinis.

 

Anterior Funcionária da Conservatória de Oliveira do Hospital confessou recebimento de montantes indevidos na primeira sessão de julgamento
Seguinte Colisão entre carro e camião provoca um morto em Aveiro

Notícias Relacionadas

Região

Sinistralidade: 253 infrações, 90 acidentes e um morto no distrito de Coimbra

Na semana de 29 de outubro a 4 de novembro, o Comando Territorial de Coimbra da GNR registou 253 infracções, e 90 acidentes, de que resultou um morto.

Sociedade

Escolinhas de Bombeiros do distrito encontram-se em Oliveira do Hospital

A Escolinha dos Bombeiros Voluntários de Oliveira do Hospital realiza, no próximo dia 11 de junho, o I Encontro de Escolinhas/ Jornadas Técnicas do Distrito de Coimbra.

Região

Coimbra: Atropelamento na Linha do Norte faz um ferido grave

Um atropelamento ferroviário, esta manhã, na Linha do Norte, junto ao apeadeiro de Vilela, em Coimbra, fez um ferido grave.

Desporto

Município de Nelas aposta no Turismo de Natureza através da implementação de Percursos Pedestres e de um Centro de BTT

No âmbito da candidatura efetuada pelo Município de Nelas, através da CIMVDL – Comunidade Intermunicipal Viseu Dão Lafões, referente à Sinalização Turística – Produtos Turísticos Integrados e Património Natural e

Região

PSD: Membros da secção de Arganil tomaram posse na Comissão Política Distrital do PSD

Os novos Órgãos da Comissão Política Distrital do PSD tomaram posse no passado dia 16 de abril, na Casa da Cultura de Coimbra,…

Região

Região: Idoso encontrado depois de 15 horas desaparecido

Um homem de 88 anos  foi encontrado na terça-feira à noite depois de ter estado desaparecido cerca de 15 horas em Sever do Vouga. O homem  encontra-se em observação no

Região

Carlos Maia (PS) disse hoje na Assembleia Municipal que o candidato do PSD à Câmara Municipal, João Paulo Albuquerque, é um “candidato virtual”

Carlos Maia (PS) disse hoje na Assembleia Municipal que o candidato do PSD à Câmara Municipal, João Paulo Albuquerque, é um “candidato virtual”. “Bem sabemos quem está por trás. Não

Região

29 detenções, 759 infrações e 77 acidentes no distrito de Coimbra

O Comando Territorial de Coimbra procedeu, de 28 de agosto a 3 de setembro, a várias operações, no distrito de Coimbra, como a prevenção e o combate à criminalidade violenta

Última Hora

38ª FICABEIRA e Feira do Mont’Alto 2019 arranca amanhã em Arganil

A 38ª FICABEIRA e Feira do Mont’Alto 2019 arranca já amanhã, 5 de setembro, em Arganil, levando ao Parque Verde do Sub-Paço grandes momentos de animação, que prometem fazer o

Última Hora

Prémio Portugal é Nobre: Associação dos Amigos da Lageosa recebe 70,9 quilos de produtos alimentares

A Associação dos Amigos da Lageosa vai receber 70,9 quilos de produtos alimentares correspondentes ao peso do vencedor da 3ª etapa da Volta a Portugal em Bicicleta na cidade de

Informação

Cáritas inicia hoje peditório de quatro dias em todo o país

A Cáritas Portuguesa inicia hoje o seu Peditório Público Nacional de quatro dias, que visa angariar fundos para apoiar milhares de famílias carenciadas.

Informação

FCOH continua líder. AD Lagares derrotada. ADN empatou em casa. Sampaense com derrota

O Futebol Clube de Oliveira do Hospital (FCOH) mantém-se líder da Divisão de Honra do Campeonato Distrital da Associação de Futebol de Coimbra…