Pastores de Seia sobem à Serra da Estrela e convidam turistas a serem pastores por um dia
2 Julho, 2019 547 visualizações

Pastores de Seia sobem à Serra da Estrela e convidam turistas a serem pastores por um dia

image_pdfimage_print

Depois da bênção dos rebanhos na romaria do São João, que decorreu no passado dia 23 de junho na aldeia da Folgosa da Madalena, …

… os pastores e os rebanhos sobem à serra da Estrela para as pastagens de verão, a tradicional Transumância. Esta prática, que nada tem de recriação, é mais uma vez aberta à participação dos turistas.

A atividade vai ter lugar no dia 6 de julho e resulta de uma organização conjunta dos pastores, da Câmara Municipal de Seia e da Associação de Desenvolvimento Integrado da Rede de Aldeias de Montanha, consubstanciando o Plano de Animação da Rede de Aldeias de Montanha.

Desafiar os turistas a serem guardadores de rebanhos por um dia é o convite dos pastores de Seia. Os rebanhos (aproximadamente 800 a 1000 cabeças) provenientes das terras chãs da montanha concentrar-se-ão no largo da câmara, às 07h30, atravessando a cidade em direção à serra, local onde vão permanecer até ao final do verão.

Neste dia tão especial para os pastores, as ovelhas ostentam os maiores e melhores chocalhos e são enfeitadas com “peras e cabeçadas” coloridas.

E, porque a vida do pastor é no campo, também será em ambiente campestre que se fará a merenda do alforge e o almoço com os pastores, os verdadeiros, e os que farão deste dia apenas uma experiência de vida.

Para os pastores esta também é uma forma de sensibilizar os portugueses, para a importância da pastorícia no contexto do desenvolvimento económico e social da serra da Estrela e de todo o interior do país.

Anterior Oliveira do Hospital deu exemplo de mobilização e solidariedade com projeto “Dou Mais Tempo à Vida” (com vídeo)
Seguinte Dois feridos em colisão frontal entre Ponte de Sor e Gavião

Notícias Relacionadas

Última Hora

Situação dos pastores preocupa presidente da ANCOSE. “O Estado e o Governo têm de se preocupar com o setor primário do nosso país”, defende Manuel Marques

Manuel Marques, presidente da direção da Ancose- Associação Nacional de Criadores de Ovinos da Serra da Estrela, informou que as instalações da Associação estão encerradas “como forma preventiva” para que

Última Hora

Oliveira do Hospital recebe 40ª reunião de Outono da Sociedade Portuguesa de Pastagens e Forragens

O Município de Oliveira do Hospital recebe, na próxima quinta-feira, dia 8 de novembro, a partir das 9h00, no auditório do Crédito Agrícola, a 40ª Reunião de Outono da Sociedade

Informação

Fim-de-semana com sol e muito frio. Mínimas vão descer

Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) continua a sublinhar o “acentuado arrefecimento noturno” para os próximos dias. A previsão aponta para uma descida das temperaturas mínimas e sol

Informação

Mostra “Da Nossa Terra” realiza-se este sábado no Mercado Municipal de Oliveira do Hospital

A Mostra de Produtos Biológicos e Agrícolas em Modo de Produção Tradicional de Oliveira do Hospital – “Da Nossa Terra” realiza-se no próximo sábado, dia 13 de maio, …

Última Hora

Regiões Centro e Norte merecem mais atenção na prevenção aos incêndios

O presidente da Agência de Gestão Integrada dos Fogos Rurais (AGIF) disse ontem, em Coimbra, que as regiões Centro e Norte merecem mais atenção nas questões dos incêndios devido ao

Última Hora

Incêndios: Arganil procede a levantamento de prejuízos nas habitações

Na sequência dos incêndios que fustigaram o concelho de Arganil nos dias 15 e 16 de outubro, estão no terreno, desde o passado dia 31 de outubro, …

Região

ADIBER aposta em site mais apelativo e funcional

A ADIBER – Associação de Desenvolvimento Integrado da Beira Serra tem disponível um novo site na internet, no endereço www.adiber.pt, o qual se apresenta com uma imagem mais moderna, apelativa e

Sociedade

Subida da temperatura coloca vários concelhos em aviso amarelo e com risco máximo de incêndio

Os distritos de Lisboa, Setúbal, Braga e Leiria vão estar sob aviso amarelo até às 17h00 de sábado devido ao tempo quente, segundo o Instituto Português do Mar e da

Última Hora

Turismo Centro de Portugal destaca importância económica do Rally de Portugal para a região

O regresso do WRC Vodafone Rally de Portugal ao território da região Centro do país, em 2019, gerou retornos muito positivos, …

Última Hora

Praia Fluvial de Avô eleita como “Praia + Acessível” de Portugal

A praia fluvial de Avô, no concelho de Oliveira do Hospital, acaba de ser classificada como a  “Praia + Acessível 2016” de Portugal pelo Instituto Nacional para a Reabilitação.

Sociedade

Executivo municipal reuniu com autarcas na EXPOH 2016

O presidente da Câmara Municipal de Oliveira do Hospital, José Carlos Alexandrino, promoveu uma reunião com as Juntas de Freguesia do concelho…

Informação

Pedrógão: Concluídas 189 das 259 casas a reabilitar através do Revita

O Fundo Revita revelou hoje que está já concluída a reconstrução de 189 das 259 casas de primeira habitação afetadas pelos incêndios de junho de 2017, pelo que se encontram