Pastores de Seia sobem à Serra da Estrela e convidam turistas a serem pastores por um dia
2 Julho, 2019 539 visualizações

Pastores de Seia sobem à Serra da Estrela e convidam turistas a serem pastores por um dia

image_pdfimage_print

Depois da bênção dos rebanhos na romaria do São João, que decorreu no passado dia 23 de junho na aldeia da Folgosa da Madalena, …

… os pastores e os rebanhos sobem à serra da Estrela para as pastagens de verão, a tradicional Transumância. Esta prática, que nada tem de recriação, é mais uma vez aberta à participação dos turistas.

A atividade vai ter lugar no dia 6 de julho e resulta de uma organização conjunta dos pastores, da Câmara Municipal de Seia e da Associação de Desenvolvimento Integrado da Rede de Aldeias de Montanha, consubstanciando o Plano de Animação da Rede de Aldeias de Montanha.

Desafiar os turistas a serem guardadores de rebanhos por um dia é o convite dos pastores de Seia. Os rebanhos (aproximadamente 800 a 1000 cabeças) provenientes das terras chãs da montanha concentrar-se-ão no largo da câmara, às 07h30, atravessando a cidade em direção à serra, local onde vão permanecer até ao final do verão.

Neste dia tão especial para os pastores, as ovelhas ostentam os maiores e melhores chocalhos e são enfeitadas com “peras e cabeçadas” coloridas.

E, porque a vida do pastor é no campo, também será em ambiente campestre que se fará a merenda do alforge e o almoço com os pastores, os verdadeiros, e os que farão deste dia apenas uma experiência de vida.

Para os pastores esta também é uma forma de sensibilizar os portugueses, para a importância da pastorícia no contexto do desenvolvimento económico e social da serra da Estrela e de todo o interior do país.

Anterior Oliveira do Hospital deu exemplo de mobilização e solidariedade com projeto “Dou Mais Tempo à Vida” (com vídeo)
Seguinte Dois feridos em colisão frontal entre Ponte de Sor e Gavião

Notícias Relacionadas

Última Hora

CIM Região de Coimbra constitui grupo de trabalho para monitorização da Vespa Velutina

A Comunidade Intermunicipal (CIM) da Região de Coimbra constituiu um grupo de trabalho “para a implementação de uma estratégia intermunicipal …

Última Hora

Subiu para 85 por cento o apoio às empresas afetadas pelos incêndios de outubro

O governo aumentou para 85 por cento o apoio à recuperação das empresas afetadas pelos incêndios de 15 e 16 de outubro. Para a Associação de Vítimas do Maior Incêndio

Sociedade

Temperaturas sobem e podem ultrapassar 30 graus

As temperaturas vão subir hoje entre 05 a 07 graus Celsius em relação aos últimos dias, prevendo-se na quinta-feira máximas acima dos 30 graus…

Informação

Autarca de Oliveira do Hospital contra medida do governo que obriga à limpeza da floresta em três meses (com áudio)

O presidente da Câmara Municipal de Oliveira do Hospital manifestou-se contra a proposta do governo, que obriga as autarquias à limpeza da floresta até final do mês de março, …

Região

Seia recebe 5º Festival Internacional da Canção da Serra da Estrela

Começa hoje o 5º Festival Internacional da Canção da Serra da Estrela. Ao longo de quatro dias 49 crianças e jovens sobem ao palco da Casa Municipal da Cultura, no

Informação

Operação Baco: GNR registou 1 194 excessos de álcool

A Guarda Nacional Republicana (GNR), entre os dias 15 e 28 de maio, intensificou a fiscalização da condução sob influência de álcool, com o objetivo de prevenir a sinistralidade rodoviária

Programas

“A Escola e o Meio”na Rádio Boa Nova

Este sábado, dia 3 de março, entre as 19h00 e as 20h00, é emitido o 19.º programa “A Escola e o Meio”, uma produção do Clube de Rádio do AEOH.

Informação

Instrução do processo de reconstrução de casas em Pedrógrão Grande já arrancou

A instrução do processo de reconstrução de casas ardidas no incêndio de Pedrógão Grande, em 2017, começou hoje no Tribunal de Leiria,…

Desporto

Nogueirense apresenta plantel para a próxima época desportiva

A Associação Desportiva Nogueirense apresenta na próxima sexta feira, 22 de julho, pelas 19h30, a equipa com que vai contar na próxima época desportiva, sob o comando de Rui Vale.

Informação

Região: Homem de 22 anos foi detido por tráfico de droga

O Comando Territorial de Coimbra, através do Núcleo de Investigação Criminal de Montemor-o-Velho, deteve ontem, dia 13,  um homem, de 22 anos, …

Educação

Eptoliva comemora 25 anos

O ensino profissional está de parabéns no concelho de Oliveira do Hospital e na região. A Eptoliva comemora hoje, dia 11 de novembro, 25 anos desde a sua fundação.

Informação

Município oliveirense assinou Contrato do Fundo Ambiental com o objetivo de “mudar comportamentos”

O Município de Oliveira do Hospital assinou um Contrato do Fundo Ambiental, designado “Educação Ambiental + Sustentável”, a fim de promover uma nova cultura cívica territorial.