Pastagens estão na base da “alimentação animal” e no “ordenamento do território”
14 Novembro, 2018 902 visualizações

Pastagens estão na base da “alimentação animal” e no “ordenamento do território”

image_pdfimage_print

Oliveira do Hospital foi palco da 40.ª Reunião de Outono da Sociedade Portuguesa de Pastagens e Forragens (SPPF), subordinada ao tema “Pastagens e Forragens na Alimentação Animal e no Ordenamento do Território da Região Demarcada da Serra da Estrela”.

No encontro, que visou contribuir para a promoção da difusão das pastagens e forragens, tendo em vista o progresso da agricultura e o benefício público, José Carlos Alexandrino, presidente do Município oliveirense, salientou a importância das pastagens para “a agricultura e para a produção daquele que é considerado um dos melhores queijos do mundo, o queijo Serra da Estrela”. “Felizmente, a natureza encarregou-se de pintar novamente os prados de verde”, começou por dizer.

Na ocasião, o presidente voltou a lembrar a importância das “superfícies ocupadas por prados e pastagens” que, para além “da sua função associada à alimentação, constituem cada vez mais um importante contributo para a mitigação das alterações climáticas”.

“Se não fosse a agricultura de subsistência, na noite de 15 de outubro de 2017, não teriam havido 12 mortes. Teriam havido centenas de mortes. O país deve muito a estas pessoas que tinham estas pastagens junto às suas localidades. Foram um verdadeiro tampão para o fogo não chegar mais rápido”, afirmou José Carlos Alexandrino.

Por sua vez, Manuel Patanita, presidente da SPPF, deu conta da finalidade e dos objetivos da Sociedade organizadora do encontro. “É uma associação sem fins lucrativos que agrupa um conjunto de pessoas que se interessa pelo estudo desta temática”, afirmou. Segundo o responsável, os objetivos passam por “intensificar o desenvolvimento e difusão da ciência e técnicas no processo agrícola e pelo apoio aos investigadores, técnicos e agricultores”. Para Manuel Patanita, as pastagens e forragens assumem extrema importância “na alimentação dos animais e na conservação e preservação dos solos, assim como no ordenamento do território”.

 

Também Paulo Dias, diretor regional adjunto da Agricultura e Pescas do Centro, alertou para a necessidade da “adoção de sistemas” para o “aproveitamento das potencialidades naturais da região”.

Para o diretor, é preocupante a escassez do Queijo Serra da Estrela nos mercados. “Existem espécies autóctones que interessa preservar. Existe conhecimento, novas queijarias, novos queijeiros, mas a verdade é que as dificuldades subsistem em volta do produto há vários anos. Os produtores nem sempre são devidamente remunerados pelo facto de produzirem um produto de qualidade”, afirmou.

 

Beatriz Cruz (jornalista estagiária)

Anterior Idosa desaparecida em Penacova. Buscas decorrem em terra e no rio
Seguinte Subida Épica Ponte das Três Entradas – Colcurinho realiza-se no próximo domingo

Notícias Relacionadas

Última Hora

Viseu: Dominado incêndio em Penedono

O incêndio que deflagrou no domingo em Penedono, no distrito de Viseu, foi dado hoje como dominado às 2h45.

Última Hora

Sinistralidade: 25 detenções, 598 infrações e 85 acidentes no distrito de Coimbra

O Comando Territorial de Coimbra procedeu, de 30 de julho a 5 de agosto, a várias operações, no distrito de Coimbra, como a prevenção e o combate à criminalidade violenta

Região

Primeiro Ministro visita Góis no próximo dia 27 de maio

O Primeiro Ministro António Costa visita, no próximo sábado, dia 27 de maio, o vizinho município de Góis, adianta A Comarca de Arganil na sua edição online. De acordo com

Última Hora

Apresentação do livro “O meu sonho” em Arganil

No próximo dia 17 de janeiro, pelas 21h00m, vai ser apresentado, na Biblioteca Municipal Miguel Torga, em Arganil, o livro O meu sonho, de Maria de Jesus Santos.

Região

Acidentes com tratores agrícolas fizeram um morto e um ferido grave em Viseu

Dois acidentes com tratores fizeram ontem um morto, em São Pedro do Sul, e dois feridos, um deles grave, em Viseu, disse a Proteção Civil de Viseu.

Desporto

Rally de Tábua vai para a estrada nos dias 29 e 30 de setembro

A edição Rally de Tábua 2018 vai para a estrada nos dias 29 e 30 de setembro. A prova, que faz parte do Campeonato Centro de Ralis, é organizada numa

Informação

Região: Homem morreu em lagar de vinho enquanto pisava uvas

Um homem de 28 anos morreu, ontem, num lagar de vinho na freguesia de Prova e Casteição, no concelho de Mêda, distrito da Guarda,…

Última Hora

Município de Arganil promove 1º Concurso de Marchas do Concelho

O Município de Arganil organiza, pela primeira vez, o Concurso de Marchas Populares do Concelho de Arganil, que pretende homenagear as culturas e tradições portuguesas.

Educação

Entrevista com Carlos Veiga: “A ESTGOH só pode crescer”

A formar quadros desde 2001, a Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Oliveira do Hospital (ESTGOH) é cada vez mais uma referência no concelho, na região e no mundo.

Informação

Oliveira do Hospital acolhe exposição e debate sobre Violência Doméstica

Até ao final do mês de junho encontra-se patente, em Oliveira do Hospital, a exposição “Aqui morreu uma Mulher” que reúne um conjunto de fotografias recolhidas…

Informação

Homem matou irmão a tiro em Coimbra

Um homem com cerca de 59 anos atingiu a tiro o irmão, de 49, que acabou por não resistir aos ferimentos. O crime ocorreu ontem, ao final da tarde, em

Destaque

Emigrantes solidários deixam 45 toneladas de bens no concelho de Oliveira do Hospital

João Pereira e Manuel Antunes, portugueses emigrantes na Alemanha, uniram-se para ajudar a população de Oliveira do Hospital e “fazer chegar às pessoas tudo o que elas precisam”.