Ovinicultores queixam-se de excesso de burocracia e falta de valorização a grupo de trabalho do setor do leite
20 Fevereiro, 2017 4084 visualizações

Ovinicultores queixam-se de excesso de burocracia e falta de valorização a grupo de trabalho do setor do leite

image_pdfimage_print

O excesso de burocracia e falta de valorização da fileira do leite dominaram as queixas dos ovinicultores que, hoje, contaram com …

… a visita dos deputados que integram o grupo de trabalho do setor do leite na Assembleia da República.
ovelhas3No concelho de Oliveira do Hospital, o grupo de deputados e responsáveis pela Ancose – Associação Nacional de Criadores de Ovinos da Serra da Estrela, visitou a exploração de João Lameiras, em Vila Franca da Beira. Ali, tal como em outras explorações, António Ventura, deputado coordenador do grupo de trabalho do setor do leite verificou que as principais dificuldades se prendem com a “burocracia crescente” e a “necessidade de valorização do leite” que está diretamente associada ao rendimento do produtor e continuidade da atividade.


Também a integrar o grupo de trabalho, Maurício Marques mostrou-se sobretudo preocupado pelo facto de estar em causa um “um produto de inegável qualidade” que é o Queijo Serra da Estrela que “deve ser protegido”, por viada “diferenciação do preço”. Medidas como a “rotulagem” do queijo para que “o consumidor saiba o que está a comprar”  é uma das medidas que o grupo vai propor à Assembleia da República, tal como a eliminação da burocracia em torno da ovinicultura.

ovelhas4

Em causa estão preocupações que não são novidade para a Ancose que, diariamente, sente junto dos cerca de 4000 associados o peso da “carga burocrática” e o “baixo preço do leite”. Constrangimentos que, na última década, levaram a uma redução de 30 por cento do efetivo animal, passando de 120 mil para 80 mil animais. “Constatamos que não há gente nova a ingressar nesta atividade”, refere Rui Dinis, técnico da Ancose, que nos últimos anos assiste ao definhar da atividade, porque “independentemente dos vários quadros comunitários, os apoios são para ir mantendo”.

Dificuldades sentidas por João Lameiras, com ovil certificado em Vila Franca da Beira e que conta com um rebanho de 100 ovelhas. Por dia, a esposa Paula Lameiras, produz uma dezena de queijos Serra da Estrela. A Feira do queijo “é uma boa oportunidade de negócio” para escoar o produto cujo preço não acompanha os custos de produção. O preço do leite, por exemplo, a “1,20 ou 1,30 Euros” é “muito barato”. Há 20 ou 30 anos já se pagava a 230 Escudos”, contou à Rádio Boa Nova o ovinicultor, que aos 48 anos conta com toda uma vida dedicada ao setor.

ovelhas2Foi do avô e do pai, António Lameiras, que o empresário herdou a apetência para a ovinicultura. Ao 75 anos, António lameiras, é o pastor que diariamente conduz as cerca de 100 ovelhas pelo pasto. “Saí da escola com 11 anos e andei sempre com ovelhas com os meus pais e continuei. Agora o meu filho também tem ovelhas e eu é que as guardo ainda”, refere com satisfação.

Anterior  ASAE apreende cerca 1 900 litros de azeite falsificado em Penacova
Seguinte Inscrições abertas para Festival de Artes de Seia

Notícias Relacionadas

Última Hora

CCDRC vence Prémio Europeu de Promoção Empresarial com Empresas Gazela  

A iniciativa de promoção das empresas Gazela da região Centro, promovida pela Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro (CCDRC), foi distinguida…

Última Hora

Região: PJ deteve suspeitos da prática de crimes de rapto, casamento forçado e violação

A Polícia Judiciária (PJ), através da Diretoria do Norte, procedeu à realização de uma operação policial, tendo identificado e detido seis pessoas, no âmbito de inquérito que tem como objeto

Última Hora

FCOH desloca-se a Castelo Branco para disputar a 1ª jornada do campeonato

O Futebol Clube de Oliveira do Hospital (FCOH) desloca-se, no domingo, 18 de agosto, a Castelo Branco para disputar a 1ª jornada da Série C do Campeonato Nacional.

Região

Seia comemora Dia Municipal do Bombeiro

O Município de Seia presta homenagem aos bombeiros do concelho no próximo sábado, 19 de maio. O Dia do Municipal do Bombeiro, institucionalizado no ano passado, …

Sociedade

Oliveira do Hospital comemora 25 anos de elevação a cidade

Oliveira do Hospital comemora, hoje, os 25 anos de elevação a cidade. A data vai ser assinalada esta tarde, pelas 17h30, com o descerramento de uma placa nos Paços do

Última Hora

Município de Oliveira do Hospital entrega 120 mil árvores autóctones para ações de reflorestação

O Município de Oliveira do Hospital anunciou que vai entregar, no próximo mês de novembro, cerca de 120 mil árvores, de espécies autóctones, …

Informação

Município de Oliveira do Hospital promove o I Colóquio “Terras de Ulvária”

O Município de Oliveira do Hospital promove no próximo dia 18 de abril, o I Colóquio “Terras de Ulvária”, no âmbito do Dia Internacional dos Monumentos e Sítios.

Última Hora

Coimbra: Tribunal condena líder de grupo de tráfico de ‘crack’ a 15 anos de prisão

O Tribunal de Coimbra condenou, ontem, a 15 anos de prisão o líder de um grupo que controlava o tráfico de ‘crack’ na Baixa da cidade, aplicando penas efetivas a

Última Hora

Tribunal absolveu antiga presidente da Câmara de Nelas

O Tribunal de Nelas absolveu hoje a ex-presidente da Câmara de Nelas, Isaura Pedro, num processo relacionado com a instalação de um posto de combustível, …

Desporto

Quim Machado é o novo treinador da Académica

Quim Machado é o novo treinador da Académica, substituindo Ricardo Soares, que abandonou o seu cargo após derrota frente ao Oliveirense, no passado sábado, que pode ter comprometido as aspirações

Informação

Despiste no IP3 sentido Viseu- Tondela. Há uma vítima encarcerada

Um veículo despistou-se ao início da tarde desta terça-feira no IP3, na zona de Fail, no sentido Viseu-Tondela.

Destaque

Sinistralidade: 21 detenções, 894 infrações e 60 acidentes no distrito de Coimbra

O Comando Territorial de Coimbra procedeu, de 26 de fevereiro a 4 de março, a várias operações, no distrito de Coimbra, como a prevenção e o combate à criminalidade violenta