“Os Verbos dos Arguinas”: “Temos aqui uma grande missão, como oliveirenses, de ajudar a que possamos chegar à fase seguinte” (com vídeo)
6 Julho, 2020 786 visualizações

“Os Verbos dos Arguinas”: “Temos aqui uma grande missão, como oliveirenses, de ajudar a que possamos chegar à fase seguinte” (com vídeo)

image_pdfimage_print

A vereadora da Cultura do Município de Oliveira do Hospital, Graça Silva, em direto na Rádio Boa Nova, apelou esta tarde ao voto dos oliveirenses residentes no concelho, na região, no país e no mundo,…

… na candidatura dos “Verbos dos Arguinas” no concurso das 7 Maravilhas da Cultura Popular, através do número 760 207 791.

“Se olharmos para os sete candidatos da fase regional, estamos ao lado do Fado de Coimbra. É preciso ver que o júri elevou o patamar da importância que têm “Os Verbos dos Arguinas”. “Estarmos equiparados ao Fado de Coimbra que diz tanto a todos Acho que temos aqui uma grande missão como oliveirenses de  ajudar a que possamos chegar à fase seguinte”, afirmou Graça Silva.

Até ao dia 22 de julho, data em que vai  decorrer em Góis a sessão de selecção distrital, a vereadora da Cultura, apela ao voto, notando que é “mesmo muito importante que todos sintamos esta candidatura”. “Votem até dia 22 de julho incessantemente, sem se cansarem: 760 207 791”, desafiou.

Na Rádio Boa Nova, Graça Silva, explicou que “Os Verbos dos Arguinas” eram um “dialeto” usado pelas pessoas que trabalhavam a pedra no concelho, de forma “árdua e difícil”, para que pudessem conversar entre eles, sem que o patrão ou outras pessoas que passavam, percebessem o que falavam. “O verbo dos arguinas era uma forma de criar bom ambiente e alegria entre os arguinas.”, referiu Graça Silva.


Os restantes finalistas no distrito de Coimbra ao concurso das 7 Maravilhas da Cultura Popular são a Arte em Pedra de Ançã (Cantanhede), Colheres de Pau (Arganil), Corrida do Entrudo das Aldeias do Xisto de Góis (Góis), Fado de Coimbra (Coimbra), Procissão Festas da Rainha Santa Isabel (Coimbra) e Tecelagem de Almalaguês (Coimbra).

Nesta 9.ª edição das Maravilhas de Portugal, os candidatos vão ser votados por cada um dos 18 distritos e das duas regiões autónomas, numa fase em que haverá sete candidatos por cada distrito e região autónoma.

Em cada programa na RTP, num total de 20 programas a realizar nos meses de julho e agosto, será apurado um pré-finalista que passa às semifinais.

Na fase seguinte haverá um programa de repescagem, no qual os 20 segundos classificados das eliminatórias distritais/regionais serão submetidos a uma nova votação, com o objetivo de eleger os oito patrimónios mais votados.

Estes irão juntar-se aos outros 20 pré-finalistas já apurados.

Os 28 pré-finalistas vão ser divididos por sorteio pelas duas semifinais e em cada uma delas vão ser apurados as sete candidaturas que tenham mais votos contabilizados.

Na gala final, que decorrerá no dia 05 de setembro, vão ser eleitas as 7 Maravilhas da Cultura Popular.

Anterior PJ deteve estudante suspeito de abusar sexualmente de criança em IPSS da Guarda
Seguinte Mais de 30 concelhos em risco máximo de incêndio. Proteção Civil emitiu aviso à população para o perigo de incêndio rural

Notícias Relacionadas

Informação

Após 28 dias, ‘Piloto’ diz que se entregou para não ser morto

O suspeito de dois homicídios em Aguiar da Beira, Pedro Dias, entregou-se ontem à Polícia Judiciária. Desde a fatídica madrugada de 11 de outubro até à noite de ontem, …

Cultura

1400 figurantes dão vida ao desfile de Carnaval do Agrupamento de Escolas de Oliveira do Hospital (com áudio)

O Agrupamento de Escolas de Oliveira do Hospital irá realizar, no próximo dia 9 de fevereiro, o Desfile de Carnaval 2018, participado pelos alunos de todas as escolas do concelho.

Destaque

Bispo de Coimbra abençoou capela de Nª Srª da Visitação em Galizes

A capela de Nossa Senhora da Visitação da Santa Casa da Misericórdia de Galizes recebeu esta tarde a visita de D. Virgílio Antunes, Bispo de Coimbra, …

Informação

Região: Homem detido por posse ilegal de seis armas de fogo

O Comando Territorial da Guarda, através do Núcleo de Investigação Criminal (NIC) de Pinhel, deteve ontem, dia 11 de maio, um homem, de 60 anos, por posse ilegal de armas

Última Hora

“Farei tudo para representar bem a CIM e prestigiar o concelho de Oliveira do Hospital”

O presidente da Câmara Municipal de Oliveira do Hospital, que ontem foi eleito como presidente da Comunidade Intermunicipal (CIM) da Região de Coimbra,…

Última Hora

Amanhã é “Dia de Limpar Portugal” em Oliveira do Hospital

Oliveira do Hospital volta a aderir à iniciativa “Limpar Portugal”. Amanhã, dia 3, promove uma ação de limpeza na Bobadela, em Moledos.

Informação

Dia de nuvens, aguaceiros e descida das temperaturas

O IPMA prevê para hoje no Continente períodos de céu muito nublado, tornando-se pouco nublado na região Sul a partir do fim da manhã e aguaceiros fracos …

Última Hora

Ca$h Resto Z€ro com olhar sobre “uma das maiores desgraças de sempre”

No habitual Ca$h Resto Z€ro na Rádio Boa Nova, Vítor Neves olha esta sexta-feira para “uma das maiores desgraças de sempre” que se abateu sobre o país.

Informação

Loriga promove Marchas Populares

As tradicionais Marchas Populares voltam, este ano, a animar a vila de Loriga. O desfile acontece dia 16 de junho, pelas 21h30.

Região

Pároco de Oliveira do Hospital é o Arcipreste do Nordeste da Diocese de Coimbra

António Loureiro, pároco de Oliveira do Hospital é o novo Arcipreste do Nordeste da Diocese de Coimbra. A informação foi confirmada pelo próprio…

Informação

Câmara de Viseu removeu das ruas 90% dos carros abandonados

A Câmara de Viseu anunciou hoje ter removido mais de 90% dos carros abandonados que se encontravam nas ruas da cidade, no âmbito de uma operação lançada em abril.

Última Hora

Alexandrino satisfeito com nomeação de João Ataíde para secretário de Estado do Ambiente: “Vamos ter um homem da nossa confiança”

Esta manhã, José Carlos Alexandrino, já substitui João Ataíde na representação da Comunidade Intermunicipal (CIM) da Região de Coimbra …