Origens: O festival que já é “marca” realiza-se no fim de semana em Travanca de Lagos
11 Maio, 2016 1706 visualizações

Origens: O festival que já é “marca” realiza-se no fim de semana em Travanca de Lagos

image_pdfimage_print

É já no próximo fim de semana, 13,14 e 15 de maio, que se realiza em Travanca de Lagos, no concelho de Oliveira do Hospital, o Origens. Na quarta edição, o Festival Cultural que celebra o viver rural através das artes afirma-se como “marca” no concelho e na região.

Começou com uma simples tarde de jogos tradicionais, mas naturalmente evoluiu para aquilo que é hoje, um Festival Cultural. Assim é o Origens, uma iniciativa promovida pela Liga de Travanca de Lagos que, sob orientação de um grupo de jovens da freguesia, tem valorizado o modo de vida das suas populações, transportando os visitantes para tempos idos e memórias quase perdidas. Tesouros que em cada ano são revisitados pelos jovens da Liga, que pretendem fazer do festival uma “marca” não só da freguesia, mas também do concelho e da região.

E é já no próximo fim de semana que acontece a 4ª edição do festival com fotografia, pintura, música, teatro, gastronomia, artesanato e instalações, mostra animal e de alfaias agrícolas. A realização de uma tertúlia na  sexta feira (dia 13) sobre a “Viver Rural” e de uma caminhada, no domingo (dia 15), constituem as novidades do Origens, que reserva para noite de sábado a participação dos grupos “Os Quatro e Meia” e “Charanga”. Na tarde de domingo, reservada aos jogos tradicionais, no recinto junto à escola primária da localidade, é ainda esperada a participação de “Fernando Meireles”, entre outras iniciativas.

Na antecipação ao certame, Pedro Marques, presidente da direção da Liga considera que este será o ano de “afirmação” do Origens, fruto de um trabalho levado cabo pelo grupo de jovens de promoção do evento em todo o tipo de iniciativas promovidas na localidade. O objetivo é “passar além fronteiras” para que as pessoas se lembrem que “Travanca de Lagos existe”.

Em mais um Origens, a Liga conta com a colaboração da Câmara Municipal de Oliveira do Hospital. Graça Silva, vereadora da cultura, considera “peculiar” a forma como o evento “vai beber às tradições, não se envergonhando daquilo que são as origens, gentes e tradições”. Graça Silva não tem dúvida de que o Origens “já é uma marca de Travanca”, reunindo requisitos para ser “uma marca crescente, que orgulha não só as gentes de Travanca, mas também do concelho”.

Pelo terceiro ano consecutivo, a OHs21, Associação Cultural de Oliveira do Hospital associa-se à organização do Origens, contribuindo com “sentido crítico, forma de estar e Know How”. Nuno Santos, presidente da OHs 21 conta que, este ano, a parceria não se esgota na sugestão dos grupos musicais, estando a associação envolvida na organização da tertúlia sobre o viver rural.

Na organização do Origens, a Liga conta ainda com o envolvimento da ADI e Junta de Freguesia de Travanca de Lagos.

Anterior Oliveira do Hospital adere ao Dia Europeu Sem Elevadores
Seguinte PJ fez quatro detenções por sequestro e escravidão em Gouveia

Notícias Relacionadas

Educação

Pomares inaugurou novas instalações da Escola Básica e Jardim de Infância

As novas instalações da Escola Básica do 1.º Ciclo e Jardim de Infância de Pomares foram inauguradas no passado domingo, 15 de abril, pelo Presidente da Câmara Municipal de Arganil,

Região

Jovem detido por tráfico de estupefacientes na Covilhã

O Comando Territorial de Castelo Branco, através do Posto Territorial de Belmonte, no dia 18 de agosto, deteve um indivíduo de 18 anos, por tráfico de estupefacientes, na localidade de

Última Hora

Trabalhos na Estrada Nacional/ER 342 – Arganil-Côja estão suspensos

O Município de Arganil anunciou, em comunicado enviado à Rádio Boa Nova, a suspensão dos trabalhos da empreitada de beneficiação da ER 342, entre Arganil e Côja, …

Informação

Abastecimento de água reposto em Lousã e Tábua

O abastecimento de água aos concelhos de Lousã e Tábua já se encontra normalizado, disse hoje o comandante operacional distrital de Coimbra (CODIS), Carlos Luís Tavares, à agência Lusa.

Região

Governo apoia criação de emprego no interior com incentivos financeiros

O primeiro-ministro, António Costa, apresentou dois novos programas de apoio à criação de emprego e atração de pessoas…

Informação

Explosão em habitação faz três feridos em Castelo Branco

Dois adultos e um bebé de um ano foram assistidos depois de uma explosão que ocorreu numa habitação, ao final da manhã desta quarta-feira, em Castelo Branco.

Educação

Eptoliva vence Concursos de Ação Ambiental

Os trabalhos elaborados com materiais reciclados na EPTOLIVA – Escola Profissional de Oliveira do Hospital, Tábua e Arganil,…

Última Hora

IP3 com novo condicionamento. Associação de Utentes e Sobreviventes do IP3 pede audiência com a IP

O IP3 vai sofrer, a partir do próximo dia 6 de fevereiro, um novo condicionamento de trânsito na zona de Mortágua, por causa da realização das obras de requalificação da

Informação

Última hora: António Guterres aclamado como secretário-geral da ONU

Actualização:  António Guterres foi esta tarde indicado por aclamação, como secretário-geral das Nações Unidas, após a votação do Conselho de Segurança da ONU. Agora só falta a votação final da Assembleia-Geral da

Região

Região: Mulher morreu em incêndio numa habitação

Uma mulher de 94 anos morreu, ontem à tarde, na freguesia de Salvador, Penamacor, na sequência de um incêndio que consumiu parcialmente a habitação onde residia.

Destaque

Motociclista ficou gravemente ferido em colisão na Estrada da Beira

Um homem de 45 anos ficou ontem, ao final da tarde, ferido com gravidade na sequência de uma colisão entre a moto em que seguia e um automóvel.

Última Hora

Retomadas as operações na pedreira de Borba. GNR confirma três desaparecidos e PJ investiga causas

As operações na pedreira atingida pelo deslizamento de terras e pelo colapso do troço da estrada que liga Borba a Vila Viçosa estão a ser retomadas hoje de manhã depois