Órgãos sociais da Agência Regional de Promoção Turística Centro de Portugal reeleitos para mais três anos
17 Dezembro, 2018 795 visualizações

Órgãos sociais da Agência Regional de Promoção Turística Centro de Portugal reeleitos para mais três anos

image_pdfimage_print

Foram eleitos, na passada sexta-feira, os órgãos sociais da Agência Regional de Promoção Turística Centro de Portugal (ARPTC)  para o triénio 2019-21.

Recorde-se que a ARPTC é uma entidade público-privada, sem fins lucrativos, que se destina à promoção externa do território do Centro de Portugal. As eleições decorreram no Viseu Welcome Center, tendo concorrido apenas uma lista, liderada pelo anterior presidente, Pedro Machado, que foi assim reeleito no cargo para mais três anos. Como vice-presidente continua igualmente Jorge Loureiro. Paulo Fernandes foi reconduzido como presidente da Assembleia-Geral.

“É com renovado sentido de missão que esta lista recebe o voto de confiança dos nossos parceiros na Assembleia Geral da ARPTC para mais um triénio. Vão ser três anos de trabalho intenso, em que queremos dar a conhecer o Centro de Portugal a cada vez mais viajantes, em todos os cantos do mundo”, considerou Pedro Machado, após a tomada de posse.

“O Centro de Portugal, como o país, enfrenta novos desafios, provocados pela conjuntura internacional. Encaramo-los como um estímulo e uma oportunidade para fazer crescer a notoriedade da região. Estamos certos de que os bons resultados vão continuar e agradecemos a quem confia em nós para essa tarefa”, acrescentou Pedro Machado que, recorde-se, é igualmente presidente do Turismo Centro de Portugal.

A estratégia para 2019-2021 apresentada pela lista candidata foi validada pelo universo eleitoral, constituído pelos membros da assembleia geral da ARPCT. Os princípios em que assenta a estratégia têm como eixo fundamental impulsionar a região Centro de Portugal como um território em afirmação turística. Nesse sentido, um dos objetivos expressos consiste em “alavancar o desenvolvimento turístico da região, de forma a aumentar o número de hóspedes e a estada média”.

A ARPCT sublinha que a procura turística da região Centro de Portugal “está, em grande medida, relacionada com o mar, o touring e as atividades relacionadas com o bem-estar e a natureza”. Na oferta associada ao touring, a ARPCT considera ser de particular relevância a melhoria da experiência turística no património edificado, em particular dos quatro sítios/monumentos Património Mundial, bem como a valorização do património associado a contextos paisagísticos. “A oferta de surf é muito relevante e agrega valor a toda a região, pelo que se justifica que seja uma âncora”, sustenta também a ARPCT.

São três as principais Linhas de Orientação Estratégicas e Operacionais apresentadas pela candidatura. A primeira incide no “desenvolvimento de produto relacionado com as atividades de natureza, como walking, cycling e atividades náuticas, designadamente as que se realizam em albufeiras e rios, que têm uma grande procura internacional e que permitem disseminar fluxos turísticos para o interior da região”. A segunda Linha de Orientação destaca o Turismo Religioso, com “a consolidação dos eixos Fátima e Caminhos de Santiago, bem como a valorização e promoção do património judaico”. A terceira pretende “propiciar a inclusão de ações de captação de turismo M&I (reuniões, conferências e grandes eventos internacionais) para a região. Neste âmbito a constituição de um Convention Bureau com uma participação ativa da ARPCT é determinante”.

É a seguinte a composição dos órgãos sociais da Agência Regional de Promoção Turística Centro de Portugal para o triénio 2019-21.

Direção
Presidente
Pedro Manuel Monteiro Machado – Entidade Regional de Turismo Centro de Portugal
Vice-presidente
Jorge Manuel da Silva Almeida “Loureiro” – Associação da Hotelaria, Restauração e Similares de Portugal
Vogais
José Eduardo Arimateia Antunes – Empreendimentos Turísticos Montebelo – Sociedade de Turismo e Recreio SA
António Luís Vaz da Veiga Camões – NATURA IMB HOTELS
Alexandre Marto Pereira – Fátima Hotels Group
Cristina Maria de Jesus Durães – Hotel Moliceiro
João Manuel Pinto Pereira Tomás – Casas da Senhora da Estrela – Turismo Rural Lda.
Luís Miguel Rodrigo Sousinha – Hotel Maré – António Carepa Sousinha & Filhos Lda.
Maria Salomé dos Santos Costa – Aveiro City Lodge / The Bohemian Place – Sonetos d’Avenida – Actividades Hoteleiras, Lda
Vítor Jorge Paiva Leal – Termalistur – Termas de S. Pedro do Sul
Vítor Manuel Osório Gonçalves – Associação Portuguesa das Agências de Viagem e Turismo

Suplentes
Nuno Manuel Gouveia Alegre – Alegre Hotel – Alegre Hotel Bussaco – Nuno Manuel Alegre
Rui Fernando Anastácio Henriques – Letras e Borboletas – Ecoturismo Lda.

Mesa da Assembleia-Geral
Presidente
Paulo Alexandre de Faria Fernandes – Grupo NOV Turismo, E.H. Hotéis e Turismo SGPS, S.A.
Secretário
João Paulo Romão de Faria e Sampaio – Marialvamed Turismo Histórico e Lazer Lda – Casas do Coro TER
Vogal
Alexandre Pereira de Almeida – Hotéis Alexandre d’ Almeida, Lda

Conselho Fiscal
Presidente
Margarida Ferreira dos Santos – Hotel Grão Vasco
1.º Vogal
Victor Fernando Oliveira Claro – Sociedade Marialvotel, Lda.
2.º Vogal
Hélder Edgar Almeida – Restaurante Muralha da Sé – Hélder Edgar Almeida, Unipessoal Lda.
Suplente
Pedro José de Sousa Brilhante Pedrosa – Y Travel Lda. – Empresa de Animação Turística e Agência de Viagens e Turismo

Anterior Secretário de Estado da Energia visitou o Município de Nelas e perspetivou futuro das Minas da Urgeiriça
Seguinte Coimbra entre os distritos sob aviso amarelo devido à agitação marítima e vento forte

Notícias Relacionadas

Informação

CIM Região de Coimbra congratula-se com o início das obras de requalificação do IP3

O Conselho Intermunicipal da CIM Região de Coimbra congratula-se com o lançamento dos concursos para as empreitadas de requalificação do troço entre Penacova e Lagoa Azul, no passado dia 2

Informação

Confira os resultados desportivos do fim-de-semana

Uma derrota e um empate foram os resultados alcançados, este fim-de-semana, pelas equipas do concelho de Oliveira do Hospital que disputaram a 4ª jornada da Divisão de Honra da Associação

Última Hora

Dois detidos por tráfico de estupefacientes em Condeixa-a-Nova e Coimbra

O Comando Territorial de Coimbra, através do Posto Territorial de Soure e Souselas deteve, no domingo, dia 5, em situações distintas, dois homens, de 47 e 31 anos, pelo crime

Informação

Tribunal de Seia vai ter serviços e competências reforçadas

O Presidente da Câmara Municipal anunciou hoje, após ter reunido em Seia com a Secretária de Estado Adjunta e da Justiça, Helena Ribeiro, no âmbito de uma visita à Comarca

Cultura

Turismo Centro de Portugal congratula-se com escolha de Coimbra como Região Europeia de Gastronomia

O Turismo Centro de Portugal congratula-se com a distinção atribuída, ontem, à Região de Coimbra, que será Região Europeia da Gastronomia em 2021. 

Última Hora

Espíritos Club quer reabrir em nova casa. Prejuízos após o fogo são de 400 mil Euros.

O Espíritos Club, em Oliveira do Hospital, uma referência da animação noturna na região Centro, perdeu 400 mil euros no incêndio de outubro de 2017, …

Última Hora

Mulher fica sem as pernas ao sair do comboio em Santa Comba Dão

Uma mulher de 51 anos ficou com as duas pernas amputadas, quando descia do Intercidades em que viajava com a neta de dois anos, na estação de Vimieiro, …

Nacional

Temperaturas vão subir até aos 32 graus no domingo

De acordo com o Instituto Português do Mar e da Atmosfera, e apesar de esta semana  ainda ser de céu nublado e chuviscos, no fim de semana o cenário muda

Região

GAL da Região de Coimbra disponibilizam mais de 1,5 milhões de Euros para apoio aos circuitos curtos e mercados locais

Os Grupos de Ação Local (GAL) da Região de Coimbra reuniram esta tarde com o objetivo de dar sequência ao trabalho de parceria que desenvolvem no quadro da implementação das

Última Hora

Acusados de tentativa de homicídio em Arganil condenados a mais de 6 anos

Quatro arguidos, três homens e uma mulher, com idades entre 29 e 46 anos, foram hoje condenados pelo Tribunal de Coimbra a cumprir mais de seis anos…

Informação

Calendário desportivo de fim-de-semana

Num fim-de-semana marcado pela festividade da Páscoa, as equipas a competir no Campeonato da Divisão de Honra da Associação de Futebol de Coimbra, Futebol Clube de Oliveira do Hospital e…

Informação

FCOH recebe o Praiense. Treinador antevê jogo difícil mas garante que a sua equipa “está preparada”

O Futebol Clube de Oliveira do Hospital (FCOH) recebe, no próximo domingo, 25 de agosto, o Praiense.