Ordem associa-se a cordão humano em defesa do Hospital dos Covões
8 Junho, 2020 519 visualizações

Ordem associa-se a cordão humano em defesa do Hospital dos Covões

image_pdfimage_print

A Ordem dos Médicos associou-se hoje ao movimento que promove, na terça-feira, um cordão humano em defesa do Hospital dos Covões,…

… em Coimbra, em protesto contra o alegado encerramento ou “esvaziamento” do serviço de urgência.

“Depois de nos últimos meses o Hospital dos Covões, em Coimbra, ter sido uma referência no combate à pandemia, a dedicação e a qualidade dos médicos e restantes profissionais parece estar já a ser esquecida pela tutela”, lamenta a Ordem, em comunicado divulgado hoje.

A Ordem lembra que o Conselho de Administração do Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra (CHUC) avançou que pretende fechar esta urgência hospitalar, o que provocou diversos protestos, nomeadamente de um grupo independente de cidadãos, que marcou um cordão humano para terça-feira, nos Covões.

“A Administração Regional de Saúde do Centro, em vez de afastar totalmente a ideia, promovendo uma visão integrada de melhoria dos serviços da região, indicou que a urgência não vai fechar, mas transformar-se antes numa urgência básica, que também não serve o melhor interesse dos doentes”, lamenta a entidade que regula a prática médica em Portugal.

Miguel Guimarães, bastonário da Ordem dos Médicos, refere que pandemia veio demonstrar “a importância e necessidade imperiosa” de serviços de saúde públicos de qualidade, reforçando essa perceção entre os cidadãos.

“Infelizmente, parece que essa mesma perceção está, uma vez mais, a passar ao lado tanto do conselho de administração do CHUC como da ARS do Centro”, lamenta o bastonário da Ordem dos Médicos.

Miguel Guimarães avança que “a Ordem dos Médicos não podia deixar de estar solidária e de se associar ao movimento que vai promover na terça-feira um cordão humano em defesa dos Covões”.

O bastonário assegura que “o combate à covid-19 ainda não acabou, mais do que nunca o Serviço Nacional de Saúde vai enfrentar um período de retoma muito difícil, com milhares de doentes a verem os seus problemas de saúde por diagnosticar ou a agravar perante os exames, consultas e cirurgias desmarcados”.

Neste contexto, acrescenta, “é “impensável que o Hospital dos Covões perca diferenciação, vendo a sua urgência transformada numa urgência básica, com menos valências e menos especialidades e com uma resposta que fica muito aquém das necessidades”.

O presidente do CHUC (Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra), Fernando regateiro, realçou, no dia 24 de maio, a importância dos Covões para acolher “funções assistenciais relevantes” e negou o seu alegado esvaziamento.

“Não há qualquer intenção” de deixar de utilizar o Hospital dos Covões para nele “localizar funções assistenciais relevantes, à luz da resposta global que o CHUC tem o dever de organizar para a procura atualmente registada e que preveja para o futuro”, assegurou então Fernando Regateiro, reagindo a um comunicado do PS de Coimbra, que apelava ao Governo a uma tomada de posição pública sobre o futuro dos Covões e a evitar o “desmantelamento silencioso” deste hospital.

No domingo, a ministra da Saúde afirmou não ter conhecimento oficial da intenção do Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra (CHUC) vir a encerrar a Urgência do Hospital dos Covões e disse que qualquer decisão tem de ser técnica.

“Não tivemos ainda nenhuma abordagem formal quanto a esse tema, nem pela Administração Regional de Saúde do Centro, nem pelo conselho de administração do Centro Hospitalar Universitário de Coimbra”, respondeu Marta Temido, na conferência de imprensa diária sobre a situação epidemiológica da covid-19 em Portugal.

Questionada sobre a reestruturação do Serviço de Urgência para o nível básico a partir de julho, e a possibilidade de mais tarde vir a encerrar, Marta Temido disse ter tido conhecimento do assunto “pela leitura das notícias” e prometeu que qualquer decisão tem de ser técnica.

lusa.pt

Anterior Eptoliva: Eletrónica, Mecatrónica e Desporto inauguram eptofuturos na web com milhares de visualizações
Seguinte Covid-19: Portugal contabiliza mais 6 mortes e 192 infetados

Notícias Relacionadas

Informação

Identificados quatro suspeitos de incêndio em Viseu

A GNR anunciou hoje ter identificado quatro pessoas em Lordosa, no concelho de Viseu, na sequência de incêndios florestais que terão sido originados…

Última Hora

“Da Nossa Terra” antecipa compras da Páscoa este sábado

Este sábado, 13 de abril, é dia “Da Nossa Terra” – Mostra de Produtos Biológicos e Agrícolas em Modo de Produção Tradicional de Oliveira do Hospital que vai funcionar, no

Última Hora

Detido assistente hospitalar por abuso sexual de várias pessoas internadas

A Polícia Judiciária (PJ) anunciou a detenção de um homem sobre o qual recaem fortes suspeitas da autoria de vários crimes de abuso sexual de pessoas internadas, …

Região

Incêndio deflagrou na Câmara de Mortágua devido a caldeira de aquecimento

Um incêndio deflagrou, na tarde de quarta-feira, na Câmara Municipal de Mortágua.

Educação

Escola da Ponte das Três Entradas fechada devido à greve de Função Pública

A greve da Função Pública marcada para hoje levou, esta manhã, ao encerramento da Escola Básica da Ponte das Três Entradas, no concelho de Oliveira do Hospital,…

Informação

Homem morreu após ter sido encontrado inconsciente em terreno agrícola de Fiais da Beira

Um homem foi, ontem ao final da tarde, encontrado inconsciente num terreno agrícola em Fiais da Beira, acabando por ser confirmado o óbito no Centro de Saúde de Oliveira do

Informação

Quase 500 ocorrências no país devido ao mau tempo

A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) registou, pelas 16h20 de domingo, 485 ocorrências no país devido ao mau tempo que se fez sentir.

Região

Fim de semana com sol, chuva regressa na próxima semana

O fim de semana vai ser marcado pelo bom tempo com temperaturas máximas a chegar aos 26 graus Celsius, mas a chuva regressa na próxima semana, disse à agência Lusa

Região

PJ deteve suspeito de atear dois fogos em Gouveia

A Polícia Judiciária, através do Departamento de Investigação Criminal da Guarda, com a colaboração da GNR – Destacamento de Gouveia – deteve um homem, sem profissão definida, presumível autor de

Informação

Próximos dias serão de pouco calor e com chuva

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) prevê para os próximos dias céu nublado, mas com o sol à espreita.

Região

Um caso de COVID-19 em Unidade de Cuidados Continuados em Tábua (Com áudio)

A Unidade de Cuidados Continuados da Santa Casa da Misericórdia de Tábua confirmou um caso de infeção por Covid-19. De acordo com o provedor da instituição, Ferreira Marques,…

Região

Thierry Neuville foi o mais rápido no Shakdown

No Shakedown desta manhã, Thierry Neuville foi o mais rápido. O 2º  foi Kris Meeke em Toyota e o 3º Teemu Suninen . Ott Tanak foi 4º e Loeb o 5º. Apenas